Biblioteca Brasileira de Mangás

My Hero Academia #10 e outros mangás da JBC são adiados para junho

Anúncios

Imprevistos…

Durante a semana, a editora JBC enviou a seus assinantes um informe de que o volume 10 de My Hero Academia sofreu um atraso devido a um pequeno imprevisto (não especificado pela editora) e, por isso, sua publicação foi adiada para a primeira quinzena de junho. A editora ainda pediu desculpas pelo atraso no lançamento.

Não é apenas My Hero Academia que foi adiado. Por meio de suas redes sociais, a editora também comentou que To LOVE-Ru #17, penúltimo da série, agora está previsto para ser lançado em junho. Outro título que a JBC informou que só sairá em junho é Battle Angel Alita #04. Todos eles estavam no checklist de maio da editora.

Em seu site, o checklist da editora contempla apenas Blade #15, Cdz Kanzenban #09 e BTOOOM! #23, todos já publicados. Além disso, o checklist enviado pela empresa aos sites e blogs (atualmente a JBC é a única editora de mangás a fazer isso) também só possui os 3 títulos.

De modo que Fullmetal Alchemist #21, Ultraman #10 e Magi #33 devem sair apenas em junho também. A editora, porém, ainda não confirma explicitamente esses adiamentos e, em suas postagens, tem dito apenas que eles chegam em breve.

O motivo da maioria desses adiamentos é o problema de distribuição em bancas. Perguntada por um leitor acerca da diminuição do checklist de 9 para 3 títulos, a página da Henshin comentou justamente que a causa era a questão da distribuição:

A distribuição em bancas de revistas de forma nacional é feita por uma única empresa, pertencente ao grupo Abril,  e essa distribuição, com o passar dos anos, tem piorado. Em razão disso, muitos mangás não têm chegado às bancas de diversos pontos do país e a editora JBC optou por retirar alguns de seus mangás das bancas de revistas.

Já estão confirmados Cdz Next DimensionSaintia ShôBTOOOM!, Fairy TailMagi, To LOVE-Ru Ultraman (Este confirmado hoje pela editora em suas redes sociais). Os títulos que estão em igualdade com o Japão (Gangsta e Hunter x Hunter, por exemplo) também devem deixar de ir para as bancas.

Os problemas ocasionados pela distribuidora são antigos e outras editoras já tinham tomado providências. Em 2016, a NewPOP decidiu encerrar a distribuição em bancas de revistas e agora só vende em livrarias e lojas especializadas. Em 2017, a Panini começou a contactar diretamente as distribuidoras regionais e rompeu com a empresa do grupo Abril. Agora a JBC está retirando alguns de seus produtos das bancas.

***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

Sair da versão mobile