Biblioteca Brasileira de Mangás

Leituras da Semana: “Saturn Apartments #03”, “Um Homem e Seu Gato #02” e outras obras

Comentando minhas leituras

A ideia desta coluna de resenhas é falar das minhas leituras semanais. Não falarei sobre lançamentos (volumes #01 e volumes únicos) e sim apenas obras regulares que estou acompanhando ou alguma releitura eventual que aconteça.

Assim eu posso falar com vocês um pouco mais sobre algumas obras, re-indicar elas, dentre outras coisas. Por fim, esta matéria não será aprofundada e sim apenas comentários gerais sobre as obras, o que estou gostando, imaginando e assim por diante. Dito isso, vamos à postagem, a décima segunda desta coluna^^:

Saturn Apartments #03: a cada volume Saturn Apartments se mostra melhor. Ele é um mangá slice of life, mas que se passa em uma realidade futurista em que a terra ficou impossível de ser habitada a e as pessoas tiveram que passar a morar em uma grande estação muitos metros acima da superfície. No local, todas as circunstâncias da vida na terra se mantém, como separação de classes sociais (e problemas advindos disso), dramas pessoais e familiares, etc.

Na obra, a gente acompanha um jovem limpador de janelas chamado Mitsu e um grupo de pessoas em volta do rapaz. A gente vê suas vidas, algumas discussões, problemas que aconteceram com conhecidos (como um homem que era dono de uma empresa e acabou falindo), tudo de uma maneira muito divertida e interessante.

É difícil explicar em palavras o porquê de ele ser bom, visto que ele não é daquelas obras de “aquecer o coração”, mas também não deixa de ser isso. Em outras palavras, ele não é um mangá em que a gente acompanha o momento para relaxar, mas a gente relaxa da mesma forma, ao ver os acontecimentos e os pequenos dramas dos personagens aqui e ali.

O que mais me interessou neste volume é a ideia de que pode haver uma viagem para a terra. Não dá para saber se isso irá se concretizar ou não, mas seria interessante por estar bem interligado com a premissa inicial da história, do sumiço do pai do Mitsu. No aguardo dos próximos volumes.

“Saturn Apartments” foi concluído no Japão em 7 volumes. No Brasil, saíram 3 até o momento

Neon Genesis Evangelion Collector’s Edition #05: já passamos da metade de Neon Genesis Evangelion e avançamos para a conclusão da história em breve. O ritmo e a atmosfera continuam a mesma, com vários dramas pessoais se sobressaindo (mais detalhes sobre a Asuka e seu passado) e algumas verdades sendo reveladas, como a verdadeira origem da Ayanami.

O que eu acho mais interessante a respeito dessa leitura (e que eu tenho sentido desde o primeiro volume) é que parece que é o meu primeiro contato com a obra. Eu já conhecia os personagens, já tinha visto o anime todo, mas mesmo assim a leitura do mangá é diferente e única, quase uma novidade.

Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é a mídia evidentemente, com o mangá a gente tem uma outra experiência de acompanhar a obra, e o segundo é que diversos acontecimentos acabaram se apagando da minha memória, então é como se eu estivesse vivenciando tudo pela primeira vez.

Eu sei como acaba a trama, mas mesmo assim eu não tenho muito ideia do que vai se desenrolar nos volumes finais. Estou no aguardo :).

“Neon Genesis Evangelion Collector’s Edition” é um relançamento do mangá Neon Genesis Evangelion que ocorreu no Japão recentemente e compila os 14 volumes originais em apenas 7. No Brasil, saíram 5 até o momento.

Tokyo Revengers #06 a #09: continuando a minha atrasada leitura de Tokyo Revengers, nesta semana eu li quatro novos volumes (#06 a #09) e vi o fim de um arco e o início de outro, novamente com Takemichi fazendo um monte de coisas, mas não mudando o resultado final.

Existem vários comentários que eu gostaria de fazer. O primeiro é que é realmente um mangá emocionante, daqueles que a gente lê voando de tanta adrenalina. O segundo é que toda vez que ocorre uma volta no tempo, a gente percebe mais que a dinâmica é bem esquisita e diferente do normal que estamos acostumados em outras obras que utilizam esse estratagema de viagem temporal.

O fato de as mudanças serem perceptíveis para mais de uma pessoa acaba sendo bem conveniente para o roteiro nesse sentido e meio que isso mostra que a viagem em si não é tão importante para a trama como é em outras obras.

Claro, as viagens no tempo são importantes para poder alterar o futuro, mas o que eu quis dizer é que elas não são importantes para o todo da narrativa, sendo apenas uma ferramenta da trama, sem uma implicação nos momentos específicos. Pelo menos até agora.

“Tokyo Revengers” foi concluído no Japão em 31 volumes. No Brasil, saíram 22 até o momento e o 23º está em pré-venda atualmente.

InuYasha Widenban #07 e #08: eu havia parado de comprar a nova edição de InuYasha assim que acabou a minha assinatura no volume #06. Voltei a comprar apenas e agora e, por conseguinte, também só voltei a ler nesse momento e o que eu posso dizer é como InuYasha é um mangá bom!!!

Eu havia esquecido como as aventuras, as lutas, as tramas principais e paralelas são todas excelentes, bem como o humor característico de Rumiko Takahashi.

Nesses dois volumes vemos mais tramoias de Naraku, com ele descobrindo a força de Kagome e buscando mais meios de acabar com seus inimigos. Além disso, temos histórias paralelas envolvendo outros personagens, como o irmão de InuYasha.

A leitura dos volumes é muito prazerosa e a gente não se cansa, com as mais de 300 páginas passando voando. É realmente um mangá que gosto muito, um dos meus preferidos dentre esses títulos “””antigos”””.

Para terminar, uma coisa interessante para comentar é que ele é igual a Tokyo Revengers no quesito viagem no tempo, sendo um acessório com características específicas. Em Tokyo Revengers, o protagonista não consegue voltar mais de uma vez para o mesmo lugar no tempo e em InuYasha ocorre a mesma coisa. Kagome vive indo entre o passado e o futuro, mas o tempo em que ela passa em um mundo corre no outro mundo também, então se ela fica dez dias no presente, se passarão dez dias no passado.

Essa é uma similaridade bem interessante entre essas duas obras publicadas pela JBC. A diferença, evidentemente, é que as coisas que acontecem no passado de InuYasha não refletem no presente, pois é como se fossem dois mundos diferentes mesmo e não “tempos”.

“InuYasha – Wideban” compila os 56 volumes originais em 30 no total no Japão. No Brasil, saíram 11 volumes até o momento.

Vou me Apaixonar por Você Mesmo Assim #02: realmente fazia falta um shoujo de romance tradicional pela Panini e Vou me Apaixonar por Você Mesmo Assim veio para cobrir essa lacuna e se mostrando um títulão daqueles.

Aqui nós vemos a nossa protagonista tentando entender seus sentimentos, ao mesmo tempo em que vemos os garotos à sua volta demonstrando mais do que amizade por ela. No primeiro volume já tínhamos visto isso com Kizuki, mas aqui mais um parece querer disputar o coração da garota.

Para além disso, o mangá continua com seu objetivo principal em dia, de mostrar aos adolescentes que viveram a época da pandemia que, mesmo com todos os problemas, foram dias divertidos, como deveriam ser os dias dos jovens.

“Vou me Apaixonar por Você Mesmo Assim” ainda está em andamento no Japão, atualmente com 9 volumes publicados. No Brasil, saíram 3 números até o momento.

Um Homem e Seu Gato #02: e o segundo volume de Um Homem e Seu Gato continuou com o mesmo clima agradável do primeiro, com algumas lembranças acerca do passado e muitos momentos fofos do protagonista ao lado de seu gato.

Aqui ainda temos capítulos curtinhos (2 a 4 páginas), mas também tivemos alguns maiores, contando mais detalhes de algumas coisas, mas em todos conseguimos sentir humor, ternura e tudo mais. Um Homem e Seu Gato é mais um mangá de conforto que vem alegrar nossos corações e faz isso muito bem.

A obra tem um certo quê de drama, mas mesmo assim faz parecer que é tudo um mar de rosas, apenas e tão somente pela união do ser humano com seu felino. Continuo recomendando a obra.

“Um Homem e Seu Gato” ainda está em andamento no Japão, atualmente com 13 volumes publicados. No Brasil, saíram 2 até o momento.

Mabataki Yori Hayaku!! #05: neste volume terminou o amistoso entre escolas e logo em seguida veio um grande golpe para o clube de karatê com a notícia de um adiantamento do seu possível fim, então as garotas terão que se virar para ganhar o próximo torneio para poderem manter o grupo em atividade.

Esse volume não foi tão bom quanto o anterior, mas continuo gostando bastante desse mangá, com as personagens, seus estilos e suas personalidades. Ele continua chamando a atenção e fazendo com que eu queira continuar a ler o mangá.

Um detalhe que vale mencionar é que neste volume a “cara” do autor de mangás eróticos (Kazuki Funatsu é um autor de mangás eróticos) se viu presente, primeiro justamente pela cara de alguns personagens (lembrando firmemente personagens de hentais) e por um pouco de “insinuações” aqui e ali que não víamos tanto em outros volumes.

“Mabataki Yori Hayaku!!” ainda está em andamento no Japão, atualmente com 11 volumes publicados. No Brasil, saíram 7 até o momento e o oitavo encontra-se em pré-venda.

Jovens Sagrados #03: antes de falar da obra vale fazer um disclaimer de que eu não estou mais comprando obras da NewPOP com regularidade. Isso se deve a uma série de fatores como os constantes problemas de revisão de texto, o pouco caso que a empresa faz com os leitores, as desculpas sem sentido, etc.

Assim eu não vejo razão para ficar comprando os títulos, pois pode acontecer o mesmo que com Clockwork Planet, Shakugan no Shana (mangá), Shakugan no Shana (light novel), Zero no Tsukaima e várias outras obras que pararam de ser lançadas do nada ou saem com um espaçamento enorme. Então não adianta comprar os mangás no lançamento e eu vou deixando para lá.

Acerca de Jovens Sagrados, apesar de eu não comprar essa obra há muito tempo eu nem fiquei tão atrasado assim, pois esse é outro dos títulos que a NewPOP enrola. Em dois anos e três meses de publicação, só saíram 4 volumes, o mais recente deles em janeiro, nove meses atrás.

***

Comprei o terceiro volume de Jovens Sagrados recentemente em promoção da Amazon por R$ 10,00 e assim pude retomar a leitura da obra depois de um tempo. E o meu maior apreço, o meu maior apego a esse mangá é a autora Hikaru Nakamura. Eu sempre estou dando mais uma chance a esse mangá por conta de Arakawa Under The Bridge, a outra obra de Nakamura publicada no Brasil e que gostei bastante.

E eu não sei exatamente se estou gostando de Jovens Sagrados. Nesse volume em específico, eu demorei umas 30 páginas para dar a primeira risada e o mangá em teoria é um slice of life de humor.

Existe toda uma questão de que é preciso estar em sintonia com o mangá para algumas coisas funcionarem e a gente rir, porém nem com isso funciona. Assim é um misto de muito engraçado, com muito tédio ou sem sentido em boa parte do mangpa.

A veia cristã também acaba fazendo com que a gente olhe com estranheza o mangá mesmo passados vários volumes. Muitas referências nos faltam sobre o budismo, mas mesmo assim tá indo. Eu ainda não consigo dizer que estou gostando, mas eu gostaria de gostar, gostaria de continuar a ler.

No mais, é aquela coisa de obras da NewPOP. O texto continua meio ruim em alguns momento, com no mínimo dois problemas de revisão bem evidente.

“Jovens Sagrados” ainda está em andamento no Japão, atualmente com 21 volumes publicados. No Brasil, saíram apenas 4 até o momento.


Tradutores dos mangás:

Arnaldo Oka

Gabriela Takahashi

Luana Tucci

Luis Libaneo

Renata Leitão

Thiago Nojiri


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



Sair da versão mobile