Biblioteca Brasileira de Mangás

Editora Panini passará a distribuir seus produtos por conta própria.

Anúncios


Nos últimos dias vinha circulando na Internet um boato de que a Panini estaria deixando de lado a Total Express (antiga Dinap, pertence ao grupo Abril), empresa que distribuía suas revistas e mangás em bancas de todo o Brasil. As informações não eram muito claras, mas agora a notícia se confirma, a Panini passará a distribuir por conta própria.

Em entrevista exclusiva para o site Universo HQ, um dos mais conceituados sites de quadrinhos do país, o presidente da Panini Brasil, José Eduardo Severo Martins, falou sobre essa atitude. Segundo ele, a Panini precisava ter maior controle da distribuição de seus produtos e, por isso, passará a ter contato direto com os distribuidores regionais. A mudança surgiu do exemplo do que as filiais da Panini na Espanha e na Alemanha já fazem, distribuindo diretamente. Foram oito meses de trabalho até isso ser finalmente implementado.

A Panini esperava que a mudança não seja sentida pelos consumidores, mas podem ocorrer problemas pontuais de desabastecimento, mas Severo Martins garantiu que será algo temporário. Ele ainda frisou que a mudança permitirá um maior contato com a rede e a possibilidade de implementação de atividades promocionais específicas e dirigidas às diversas regiões do País. Confira a entrevista completa no site do Universo HQ, clicando aqui.

Entenda a situação

Há alguns anos a Dinap (atual Total Express), empresa do grupo Abril, obteve o monopólio de distribuição nacional em bancas de revistas, ao adquirir sua única concorrente. Desde então, toda editora que desejasse ter suas revistas distribuídas em todo o país deveria ter um contrato com a Dinap e aceitar os termos propostos por essa empresa. Sempre houve muita reclamação acerca do serviço tanto por parte da editora (caixas voltando lacradas, por exemplo), quanto por parte dos consumidores (números pulados, obras nunca dando as caras, etc), mas como existe esse monopólio nacional pouca coisa poderia ser feito.

Em 2016, a NewPOP tomou uma atitude drástica e deixou de distribuir em banca de revistas. Segundo seu diretor-presidente, Junior Fonseca, a decisão não poderia ter sido melhor. Agora, a Panini também abandona a empresa do grupo Abril e passa a distribuir por conta própria.

Nova distribuidora?

Ao contrário do que se possa pensar não existe apenas uma distribuidora de bancas no Brasil. Existem diversas distribuidoras regionais. A Total Express (Dinap) possui o monopólio de distribuição nacional por conseguir ter acordos com essas distribuidoras. Segundo a empresa: “Usando tecnologia avançada, a Dinap leva as publicações a mais de 30 mil pontos de venda em todo o Brasil, por meio de uma ampla rede de distribuidores regionais”.

A Panini não criou uma empresa de distribuição própria para concorrer com a Dinap. Ela apenas passará a ter contato direto com as diversas distribuidoras regionais. Embora seja bem mais trabalhoso, essa foi a alternativa mais viável que a Panini encontrou para sair das mãos do grupo Abril.

Outras editoras podem fazer o mesmo?

Não temos nem a mais remota ideia. A verdade é que a Panini é a maior editora de quadrinhos do país e provavelmente essa empreitada custou um dinheiro que a maioria das outras empresas decerto não têm. Então, ou elas continuaram com a Dinap ou não publicarão mais em bancas…

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Sair da versão mobile