Biblioteca Brasileira de Mangás

JBC explica alguns motivos que fazem certos mangás sumirem

Anúncios

Esgotado, esgotado e esgotado…

Durante o fim de semana foi realizado o evento Virada Nerd, promovido pela editora Devir em parceria com outras editoras e lojas especializadas. No sábado, a editora JBC teve um painel em que falou sobre suas publicações, relembrou os anúncios para 2018 e deu detalhes sobre a sua iniciativa de publicação de mangás digitais. O painel foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da editora Devir e você pode vê-lo abaixo:

Na sessão de perguntas questionou-se o porquê de certos números de certas obras estarem esgotados e não se encontrar em lugar nenhum e se isso seria reflexo de uma diminuição de tiragem, especificamente em relação ao volume 25 de Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas.

Além da fala habitual sobre o volume se esgotar e ser difícil reimprimir (visto que o custo é muito alto e não se pode reajustar o preço de capa, etc), Marcelo del Greco e Edi Carlos Rodrigues, representantes da JBC, comentaram sobre coisas que simplesmente fogem ao controle da editora, como distribuição.

Del Greco falou que títulos de sucesso como Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas dificilmente sofrem adequações de tiragens, sendo mais fácil a tiragem subir do que descer nesses casos, porém há vezes em que volumes com a mesma tiragem simplesmente desapareceram. Isso teria ocorrido com Inu-Yasha #05 e com Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas #25. Edi Carlos chegou a comentar o quanto era ruim o Inu-Yasha #05 ter desaparecido durante muito tempo, visto que se tratava de uma série longa.

A JBC disse que um dos motivos para certos volumes de mangás desaparecem é a má condição que eles vão adquirindo durante todo o processo de distribuição . Alguns acabam destruídos pela má exposição na banca e a deterioração deles com o passar do tempo. Em todos esses casos, não é possível recolocá-los à venda. Além disso, os mangás distribuídos nas regiões norte e nordeste e que não foram vendidos são destruídos pela distribuidora e a editora recebe apenas as capas como prova de que eles não venderam, visto que o frete da volta não compensa. Tudo isso faz com que certos volumes específicos acabem sumindo mesmo.

Nada disso chega a ser uma novidade. Já comentamos, por exemplo, sobre a destruição dos mangás em uma postagem anterior, mas essa é a primeira vez que vemos a explicação em vídeo e podemos mostrar a vocês^^.

A explicação encontra-se entre os minutos 26 e 36 do vídeo acima.

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Sair da versão mobile