JBC explica alguns motivos que fazem certos mangás sumirem

Esgotado, esgotado e esgotado…

Durante o fim de semana foi realizado o evento Virada Nerd, promovido pela editora Devir em parceria com outras editoras e lojas especializadas. No sábado, a editora JBC teve um painel em que falou sobre suas publicações, relembrou os anúncios para 2018 e deu detalhes sobre a sua iniciativa de publicação de mangás digitais. O painel foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da editora Devir e você pode vê-lo abaixo:

Na sessão de perguntas questionou-se o porquê de certos números de certas obras estarem esgotados e não se encontrar em lugar nenhum e se isso seria reflexo de uma diminuição de tiragem, especificamente em relação ao volume 25 de Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas.

Além da fala habitual sobre o volume se esgotar e ser difícil reimprimir (visto que o custo é muito alto e não se pode reajustar o preço de capa, etc), Marcelo del Greco e Edi Carlos Rodrigues, representantes da JBC, comentaram sobre coisas que simplesmente fogem ao controle da editora, como distribuição.

Del Greco falou que títulos de sucesso como Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas dificilmente sofrem adequações de tiragens, sendo mais fácil a tiragem subir do que descer nesses casos, porém há vezes em que volumes com a mesma tiragem simplesmente desapareceram. Isso teria ocorrido com Inu-Yasha #05 e com Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas #25. Edi Carlos chegou a comentar o quanto era ruim o Inu-Yasha #05 ter desaparecido durante muito tempo, visto que se tratava de uma série longa.

A JBC disse que um dos motivos para certos volumes de mangás desaparecem é a má condição que eles vão adquirindo durante todo o processo de distribuição . Alguns acabam destruídos pela má exposição na banca e a deterioração deles com o passar do tempo. Em todos esses casos, não é possível recolocá-los à venda. Além disso, os mangás distribuídos nas regiões norte e nordeste e que não foram vendidos são destruídos pela distribuidora e a editora recebe apenas as capas como prova de que eles não venderam, visto que o frete da volta não compensa. Tudo isso faz com que certos volumes específicos acabem sumindo mesmo.

Nada disso chega a ser uma novidade. Já comentamos, por exemplo, sobre a destruição dos mangás em uma postagem anterior, mas essa é a primeira vez que vemos a explicação em vídeo e podemos mostrar a vocês^^.

A explicação encontra-se entre os minutos 26 e 36 do vídeo acima.

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

11 comentários

    1. Roses, por mim eles podem vender os mangás na loja online que eles disseram há mais de 5 anos que iriam criar e até agora, nada. Eu já tenho mais de um ano que eu não compro nenhum mangá em banca. Eu compro tudo em loja online, já que as bancas daqui pararam de vender mangás.

      Curtir

  1. Mas parte disso é culpa da editora também que não se dá ao trabalho nem de colocar o mangá dentro da embalagem, deixando os mangás expostos a tudo nas bancas é claro que a facilidade de desgaste vai ser bem maior.

    Curtir

    1. Sem querer defender mas já defendendo, já comprei mangás embalados de ambas as editoras nas bancas e várias vezes tive problemas com mangás amassados, sujos, úmidos, etc. Pelo plástico tava tudo lindo, mas só deu pra ver o estrago depois que removi o plástico.

      O problema é que a distribuidora (e muitos vendedores) estão cagando pra qualidade física do material e no fim tomam cuidado zero na manutenção dos mesmos. =/

      Curtido por 1 pessoa

      1. Entendo o seu ponto de vista brother, mas querendo ou não a probabilidade de estragar quando esta sem nenhuma proteção é maior. E a editora em questão manda os mangás sem o plastico já pra pressionar as pessoas a fazer assinatura.

        Curtir

  2. Caramba, não sabia que destruíam os mangás encalhados do Norte e Nordeste! Dependendo do frete e do volume ai mais barato do que comprar no Mercado Livre! As vezes, o lote inteiro é mais barato que no Mercado Livre! kkkkk

    Curtir

  3. Então,quando falam que um título vai ser relançado em bancas,esses títulos são enviados de novo para as Regiões Norte e Nordeste,mesmo sabendo que vão destruir,pela segunda vez,o que não vai vender?

    Curtir

  4. Queria muito que a editora JBC fabricase mais mangas lost canvas volume 25 porque gosto muito do manga e é muito importante que eu complete a coleçao

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s