Negociação para trazer “Hokuto no Ken” durou 17 anos

Segundo fala de um dos editores da JBC

Durante muitos anos os fãs de Sailor Moon se perguntavam o porquê de o mangá de Naoko Takeuchi não ter sido publicado no Brasil e acusavam as editoras brasileiras de “não querer ganhar dinheiro” e de mentir sempre que que alguma empresa dizia que não existia licença aberta para o Brasil. Hoje sabe-se que tudo era verdade e que Sailor Moon era pretendido desde o ano 2000.

Neste fim de semana, durante o painel da editora JBC na Virada Nerd, ficamos sabendo de mais um possível caso icônico desses. Marcelo del Greco, um dos representantes da JBC no evento, afirmou que a negociação para trazer Hokuto no Ken durou 17 anos. Del Greco disse que não estava exagerando e que realmente demorou todo esse tempo para conseguir licenciar o mangá. Em outras palavras, acreditando na fala de Del Greco, assim como Sailor Moon, era para Hokuto no Ken ter sido um dos primeiros mangás a ser lançado pela JBC, mas isso não foi possível por motivos de: Japão.

Segundo Del Greco, apesar de Hokuto no Ken ter sido publicado pela Shueisha, já há muito tempo os autores  saíram da editora e criaram seu próprio estúdio, uma empresa que licencia a obra inclusive para as editoras do próprio Japão. Foi muito difícil conseguir a licença da série e a situação só começou a evoluir há quatro anos. Depois de muita insistência, a JBC teve que ir ao Japão e marcar reuniões diretas com os autores para a negociação. Foram feitas três ou quatro reuniões nesse período até que a empresa finalmente conseguisse a licença.

Hokuto no Ken chega em 2018, mas ainda não há nada definido sobre o mangá, nem a data, nem o formato em que ele virá. Del Greco frisou que apesar de terem usado a imagem da extreme edition na divulgação, não quer dizer que a edição brasileira virá como ela. A editora divulgará os detalhes em breve. Essas informações podem ser vistas nos primeiros quatro minutos do vídeo abaixo:

***

Curta nossa página no Facebook

 Nos siga no Twitter

BBM

Anúncios

7 comentários

    1. Não precisa imaginar, você pode VER… a edição italiana. Não de Hokuto no Ken propriamente dito (pois não achei imagem), mas sim de Soten no Ken, prequel do mangá original. À esquerda a reedição em formato BIG, À direita a versão em meio-tanko.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s