Biblioteca Brasileira de Mangás

A editora Animangá

Anúncios

animanga.png

Venha relembrar mais uma editora…

Mais um domingo, mais uma postagem nova para vocês. Hoje trazemos mais uma editora que publicou mangás no Brasil. Você conheceu a editora Animangá?

A Animangá era, originalmente, uma pequena loja no bairro da Liberdade em São Paulo. Ela se ocupava da venda de produtos de origem japonesa e no embalo do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco e de outras produções orientais  no fim dos anos noventa, seus donos resolveram se arriscar e começar a publicar um mangá.

A empreitada começou em 1998 e o mangá escolhido foi Ranma 1/2, de Rumiko Takahashi. Ranma era um dos títulos que vez ou outra apareciam na revista Herói e em outras similares que existiam na época, portanto não era uma aposta totalmente no escuro. O mangá foi lançado em formato americano, leitura ocidental e poucos capítulos por edição. No total foram publicados 29 volumes, compreendendo mais ou menos seis dos trinta e oito volumes originais.

Apesar de muitos erros recorrentes, Ranma parecia fazer sucesso, mas como comenta Guilherme Kroll, em uma matéria a respeito da editora, a entrada da Conrad – e posteriormente JBC – no mercado praticamente matou a publicação da obra de Rumiko Takahashi no Brasil.

A Animangá ainda persistiu com a publicação do título por algum tempo, mas Ranma acabou sendo cancelado em 2004. Hoje, tanto a editora, quanto a loja original não existem mais…

***


1998



***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

Sair da versão mobile