Biblioteca Brasileira de Mangás

Dividir mangás “por temporadas” é uma invenção da Nova Sampa?

Anúncios

hajimeNessa vida nada se cria…

Um dos legados da passagem de Marcelo del Greco pela editora Nova Sampa foi a divisão dos mangás “por temporadas”. Se você não sabe o que é isso explicamos: a editora em vez de manter uma sequência numérica como no original, resolveu dividir tal ou qual mangá em temporadas, assim um certo título teria a “1ª temporada” indo do volume 1 ao 6 e a “2ª temporada” indo também do 1 ao 6, em vez do número 7 ao 12.

Essa prática foi alvo de reclamação por parte de muitos fãs que achavam uma “deturpação da obra original” e muitos anunciaram que parariam de comprar por causa disso. “Só no Brasil que uma editora faz esse tipo de coisa”, muitos disseram.

Só que nessa vida nada se cria, tudo se copia. A prática da Nova Sampa (depois levada por MdG para a JBC) não é genuinamente brasileira e outros países ocidentais já a utilizavam antes para demarcar arcos de alguns mangás. O exemplo mais claro e genuíno desse tipo de uso vem da França com um mangá que um monte de gente quer no Brasil: Hajime no Ippo.

Hajime no Ippo é publicado por lá desde 2007 e foi dividido em temporadas, tal qual a Nova Sampa fez com seus mangás. A 1ª temporada teve 30 volumes. A 2ª teve 16, a 3ª 21, e a 4ª tem 21 até o momento. Em cada uma das temporadas, a contagem dos números começa do volume 1. Abaixo você confere a capa do volume 21 da 4ª temporada (o que seria a edição 88 original).

No Japão não há essa divisão numérica por temporadas. Ela é sequencial desde o volume 1, encontrando atualmente no 114. Se fosse para ter Hajime no Ippo no Brasil você se importaria de ele ser dividido por temporadas igual acontece na França?

Melhor ter um mangá em nossa língua dividido por temporadas do que nunca ter ele, não é mesmo? Realmente considero uma besteira reclamar desse tipo de prática de uma editora nacional. Se para termos mais e mais mangás no Brasil, as empresas precisem dividir por temporadas que assim seja…

***

BBM

Sair da versão mobile