Biblioteca Brasileira de Mangás

NewPOP: veja as principais informações da live da editora

Anúncios

Se não viu, veja o que de mais importante foi dito

Na noite desta segunda-feira, 25 de março de 2019, a editora NewPOP realizou uma live no Facebook onde comentou sobre diversas coisas envolvendo a empresa e os títulos lançados por ela. Aqui repassamos para vocês as principais informações comentadas na live.

Mais uma vez a editora falou sobre a importância de se comprar no lançamento ou pelo menos não esperar muito para comprar uma obra da empresa. Adquirir os produtos no momento em que sai ajuda demais a empresa.

Além disso, se as pessoas ficarem esperando (para saírem mais volumes ou por promoções, por exemplo), isso pode passar uma ideia errada para a editora, de que uma dada série não está vendendo bem, o que ocasionaria em uma diminuição da tiragem e consequente aumento de preço.

A empresa também comentou que não faz muita diferença comprar na loja da editora, na Amazon ou nos lojistas menores, o importante é comprar e não esperar muito para isso.

A editora tem muitos títulos para anunciar, mas a editora prefere deixar eles guardados até conseguir regularizar a publicação das obras já em lançamento e anunciadas anteriormente. Entretanto, a empresa realizou um anúncio na live, a série de livros Lodoss War (saiba mais).

Ainda em tradução e revisão (o artbook vem em um box com duas light novels para quem não sabe) e, portanto, sem uma data definida, mas deve entrar em pré-venda em breve. O lançamento, segundo a editora, ocorre ainda no primeiro semestre.

A empresa também respondeu sobre a possibilidade de lançar outros artbooks. Segundo ela há a intensão, mas ela pretende primeiro esperar um pouco para saber o resultado do de Re: Zero.

A empresa tem a pretensão de lançar, mas não serão boxes com descontos. A editora ou lançará boxes pelo preço de capa de cada mangá ou boxes bem diferentes com algum extra saindo mais caro que a compra dos volumes avulsos.

A NewPOP pensa dessa forma para não desfavorecer quem compra os mangás avulsos no momento do lançamento, para que os consumidores não se sintam “enganados”. Para a editora, a venda no lançamento é realmente algo muito importante.

Os três títulos estão aguardando aprovação de material, por isso estão demorando para retornarem. Segundo a editora, a empresa costuma enviar uma ou duas capas de vez e, na última leva, a aprovação está demorando mais do que o normal. No caso de Made In Abyss e Citrus, a editora lembrou que não é só a empresa japonesa que aprova os materiais, os autores também gostam de olhar e checar por eles mesmos as capas e tudo mais.

Assim que esse material chegar, elas voltam ao normal na grade de lançamentos da editora, continuando sua periodicidade bimestral. A NewPOP, inclusive, ainda está analisando a possibilidade Citrus e Happiness se tornarem mensais, visto que as séries já acabaram no Japão e a aceitação deles no Brasil está muito boa.

O novo mangá da franquia está totalmente  traduzido, mas não há previsão de lançamento. A editora está ainda revendo o cronograma, pois ela não tem a capacidade de publicar um monte de séries regulares e lançá-las todas ao mesmo tempo.

A editora não entrou em detalhes sobre a crise ocasionada pela recuperação judicial das livrarias Cultura e Saraiva, mas comentou que ninguém ficaria surpreso ao saber que deixar de receber cerca de 160 000 reais impacta o fluxo de caixa de uma empresa. Com um montante desses, a editora conseguiria imprimir muitos livros.

A NewPOP chegou a comentar que a editora está conversando novamente com a Saraiva e provavelmente deve voltar a enviar os produtos para a loja, mas de uma forma mais controlada. Sobre a Cultura… a editora não foi muito animada e des-recomendou a compra nessa loja.

Nenhuma dessas três séries foram canceladas. Tanto as novels de K e Number Six, quanto o mangá Loveless não tiveram o retorno que a editora esperava. Por isso e devido à crise do mercado editoral, a NewPOP teve que rever os seus lançamentos e priorizou as obras com boa vendagem, mas a empresa pretende encaixar essas obras na grade de publicações da empresa em algum momento.

A editora reafirmou que já tem até o volume 10 diagramado. Segundo a empresa, o não lançamento se deve aos problemas ocasionados pela Cultura e pela Saraiva e outras redes menores que faliram, por isso a empresa teve dar uma segurada nos lançamentos.

Ainda sem data para o retorno da publicação.

A editora acredita que não haverá aumento no momento. Os últimos lançamentos da editora já vieram a R$ 18,00, mas não deve passar disso. Por enquanto, então, não  deve mesmo ter reajustes nos valores praticados pela empresa.

A editora falou que voltar a trabalhar em bancas é difícil e repetiu mais uma vez o que ela sempre comenta, que se retirar das bancas em 2016 foi a melhor decisão para a empresa. A NewPOP comentou também que até hoje a Dinap (distribuidora de bancas de revistas) ainda deve dinheiro para ela.

Há planos, mas sem data ainda de quando a editora começará a investir nisso. Talvez comecem com mangás que a editora havia anunciado que seriam reimpressos como Dark Metrô e Vampire Kisses. Em paralelo lançariam alguns mangás mais recentes, pois os contratos novos já contemplam os mangás digitais.

A NewPOP tem pretensão de lançar mangás de luxo, sim. Segundo a empresa nem só de obras já publicadas pela editora e sim até mesmo de obras inéditas. Segundo Junior Fonseca, dono da editora: “uma das obras que a gente vai divulgar já será nesse formatinho de luxo, capa dura, entre outras coisinhas mais”.

A empresa deu previsão de lançamento dessas séries, os três saem em abril. Saiba mais, clicando aqui.

A light novel encontra-se em tradução. Ainda está sem uma data definida para ser lançado. O planejamento da editora, porém, é que ele saia ainda no primeiro semestre.

A editora comentou que os mangás de Osamu Tezuka costumam demorar muito para vender. Dororo, por exemplo, foi lançado há vários anos e só agora, provavelmente por causa do novo animê, os volumes iniciais esgotaram. Embora a empresa não tenha negado veementemente, ela comentou que por conta dessa demora, uma reimpressão desse mangá não deve acontecer por ora.

A prioridade de reimpressão da editora é No Game No Life – livro 1 e GTO #02. Outro volume esgotado, A voz do silêncio #03, também deve ter reimpressão, mas a editora comentou que ainda não sabe quando haverá.

A empresa não tem nenhum problema com a Shueisha. A editora não licencia obras dessa empresa porque ou os títulos que a NewPOP queria já tinham sido adquiridas por outras empresas ou não interessaram à empresa. Fora que a editora brasileira prefere títulos um pouco mais curtos e uma boa parte dos mangás da Shueisha são mais longuinhos.

Sem previsão. A empresa começou a trabalhar no mangá, mas a light novel ainda nem tem tradutor para o projeto.

Sair da versão mobile