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Confira as principais informações da live da editora NewPOP (11/06/2020)

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O que teve de novo?

Na noite desta quinta-feira, 11 de junho de 2020, a editora NewPOP realizou mais uma live, por meio de seu canal no Youtube, para passar informações e interagir mais com o público consumidor da empresa.

O tema da live foi “como escolhem as obras que a editora licencia” e contou com a presença apenas de Junior Fonseca, o dono da editora. A seguir relataremos o que consideramos mais importante.


COMO A NEWPOP ESCOLHE AS OBRAS?


Não existe uma fórmula única para a escolha de um título novo e vários são os fatores que a empresa leva em consideração:

-Recepção no Japão: Como foi a aceitação no país de origem, as críticas, se recebeu prêmio, etc. A editora tem até mesmo pessoas no oriente que informam quais séries estão bombando. Esse é um ponto importante na escolha das obras.

-Recepção Internacional: a editora também vai vendo se a obra está sendo bem aceita em outros países. MAS, a empresa deixou claro que não é porque a obra fez sucesso nos Estados Unidos que ela vai fazer sucesso aqui ou em outros países. Cada país é uma realidade. A editora citou o clássico exemplo de Cavaleiros do Zodíaco que fez sucesso no Brasil, França e outros países, mas nos Estados Unidos não tanto.

-Influenciadores: A editora fica de olho no que influenciadores falam, não necessariamente de animes e mangás. Às vezes aparece um título que agradou uma pessoa que não acompanha o mercado e falou dela, a editora começa a analisar para ver a viabilidade dele.

-Sugestões das editoras de outros países: Muitas vezes as editoras japonesas sugerem títulos que eles querem vender em uma janela de negociação. Muitos desses títulos costumam entrar em leilão com outras empresas, por isso nem sempre a NewPOP aceita essas indicações.

-Adaptações: As editoras recebem informações de quais mangás irão ganhar anime, séries live action, etc, BEM ANTES de sair na impressa. Isso é importante, pois um bom anime sempre dá um boom em algumas obras. A editora disse que tem coisas para anunciar que irão virar anime.

-Recepção do anime no Brasil?: O anime da obra que a editora quer licenciar está tendo recepção no Brasil? Está na Netflix, Crunchyroll, TV e as pessoas estão gostando? A editora falou que na primeira CCXP que a empresa participou, os mangás em geral não vendiam bem, mas Speed Racers e obras mais antigas que passaram no Brasil tinham uma boa saída, por ser um outro perfil de público.

-Cantinho de Sugestões: é o canal oficial de pedidos para a NewPOP. A editora recomenda que as pessoas peçam no Cantinho de Sugestões (clique aqui), pois é lá que a editora leva realmente em consideração. Uma vez por semana ou a cada quinze dias a editora faz um relatório do que as pessoas estão pedindo.

-Muitos Pedidos?: Não é porque mil pessoas estão pedindo um mangá que essas mil pessoas irão comprar. Então, a editora tem que ponderar bem sobre o que realmente pode funcionar no Brasil. A editora novamente lembrou o caso de Loveless, que teve muitos pedidos, mas foi um fracasso de vendas.

-Quantos volumes são? A editora ainda não tem estrutura para ter muitas séries longas, então a editora fica com um pé atrás com outras séries (inclusive algumas já licenciadas e não divulgadas). Por isso, a quantidade de volumes de um mangá é importante.

-Obra em hiato? Se estiver parada ou abandonada, a editora não pretende negociar.

-Previsão de Final? Algumas obras em andamento que a empresa licencia, ela já sabe com quantos volumes a obra irá terminar e isso é importante também na hora de escolher. A editora citou o caso de Shuzo Oshimi que indica sempre o quanto ele pretende escrever desde o início. Nem sempre é possível descobrir essa informação, porém, pois algumas vezes nem a editora japonesa sabe.

-Autor Popular? Ajuda bastante se o autor for popular e conhecido. A maioria das vezes, no entanto, a NewPOP não costuma pegar obras de artistas em que já são lançados por outras empresas. A editora citou o caso do CLAMP em que só pegou algumas obras porque a outra editora não estava interessada neles. Junior Fonseca frisou que busca respeitar a política de boa vizinhança, mas deixou no ar, sub-repticiamente, que pode lançar uma obra de algum autor já publicado por outra empresa.

-Estão licenciando para o Brasil? Nem sempre um título que a editora deseja trazer é possível, pois não está disponível para o Brasil. Algumas vezes os japoneses apenas não desejam licenciar, Outras vezes é um título muito antigo, etc. Algumas vezes, a série que a editora deseja costuma estar com vários empresas japonesas e não é possível chegar “em quem manda de verdade”.

-Mangás Cancelados por outras editoras é mais difícil de licenciar, por uma série de fatores (o próprio autor pode não querer mais) e exige um trabalho maior.

Para além disso, a empresa olha se a série está completa, se cabe no cronograma, se séries similares se saíram bem no Brasil, qual público que a obra iria conquistar, as exigências do autor e da editora japonesa, quanto custa a série, etc, etc. A NewPOP também leva em conta a qualidade do produto e a opinião de toda a equipe.


Nessa live, a editora comentou outras coisas que merecem uma citação. Vejam a seguir:

-Todas as assinaturas de Given já foram enviadas.

-O quadrinho Solo Leveling (ainda em pré-venda) está vendendo bem.

-Já a produção do livro Solo Leveling pode demorar um pouco mais.

-Até o final de semana deve sair a Carta do Editor de Junho (comentando o cenário do último mês e o que mudou desde a carta de maio).

-O mangá A besta será lançado em junho. Pré-venda deve iniciar logo, logo.

-Já Mulheres e seus segredos ficou para julho

Toradora #08 ficou para julho por conta da demora das aprovações. A empresa disse que a LN não é um grande sucesso, mas mesmo assim vai indo bem.

Re:Zero #13 deve ser lançado antes da estreia da nova temporada do anime, ou pelo menos é isso o que a empresa quer. A estreia da temporada, porém, está prevista para o dia 8 de julho. O título já está traduzido, mas ainda faltam aprovações e elas podem demorar mais por causa da pandemia.

-Dificilmente a negociação é com o autor direto. Em geral, é com a editora japonesa ou com os agentes.

-Mangá vende mais que light novel. E light novel só vende bem se a obra for popular.

A próxima live da editora será focada em detalhes da negociação de Given e terá a presença de outros funcionários da empresa, como o tradutor Thiago Nojiri.

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