Biblioteca Brasileira de Mangás

Problemas de distribuição: JBC comenta o caso mais uma vez

Anúncios

E diz que, por enquanto, não falará novidades de seus futuros lançamentos…

Na tarde desta sexta-feira, 10/08/2018, a editora JBC, por meio de seu canal no Youtube, voltou a falar dos problemas de distribuição que estão enfrentando.

Desta vez, a empresa adentrou um pouco mais no assunto e comentou que as adversidades não estão ocorrendo apenas com a distribuidora de bancas, mas também com as lojas e as livrarias. Segundo ela, muitas livrarias estão com graves problemas financeiros, ocasionando em transtornos dessas com as editoras.

Sem citar os nomes dessas livrarias, a JBC falou do comunicado emitido pela Editora Mythos durante a semana, no qual esta dizia aos seus leitores que não iria mais enviar seus produtos para algumas lojas até que a situação se normalizasse.

A JBC ainda comentou que, por conta de tudo o que está acontecendo, a empresa está realizando vários estudos do que pode ser feito e, em razão disso, não dava para a editora fazer um checklist com vários títulos que poderiam acabar não chegando em diversos pontos de venda (O checklist de agosto possui apenas um mangá físico).

A editora citou o caso do primeiro volume de Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas que a empresa lançou, mas vários locais acabaram não recebendo, tornando-se difícil para o leitor encontrar o produto.

Por fim, ainda nesse ínterim, a empresa disse que não falará sobre nenhuma das novidades, pois elas não serão lançadas enquanto não houver uma resolução dessas vicissitudes.

O mar editorial não está para peixe. Você pode ver tudo no vídeo abaixo, a partir dos 7 minutos:

-Distribuição em bancas

A distribuição em bancas de revistas a nível nacional é feita por uma única empresa, a Dinap (ou Total Express como é conhecida hoje), pertencente ao Grupo Abril. A Dinap faz um serviço que é constantemente criticado pelas editoras, deixando até de expor alguns produtos. Mais de uma empresa já falou que recebeu de volta caixas lacradas, indicando que aqueles produtos não tinham sido distribuídos.

Essas e outras coisas levaram a NewPOP a retirar todos os seus mangás de bancas de revistas em 2016 e a Panini a criar um canal próprio de distribuição em 2017, com ela mesma contactando as distribuidoras regionais.

Recentemente devido aos problemas com a Dinap, a JBC retirou vários mangás de bancas de revistas. Na época, a empresa disse que enquanto a distribuidora não mudar e conseguir reverter o quadro ruim da distribuição nas bancas e atender todas as regiões do país, a JBC se certificaria de que fosse possível encontrar os títulos facilmente em livrarias e nos demais pontos de vendas alternativos. Apenas My Hero Academia, Fullmetal Alchemist e alguns outros mangás continuaram a ser distribuídos em bancas.

-Distribuição em Livrarias

Para quem não acompanha as notícias, algumas colunas de jornais do país, bem como o site especializado Publish News, têm divulgado nos últimos meses as diversas intempéries pelas quais vêm passando o mercado editorial brasileiro.

Algumas importantes livrarias não estão pagando as editoras, pedindo mais tempo para poder honrar seus compromissos. Semana passada, por exemplo, foi divulgado na coluna de Lauro Jardim para O Globo que a Cultura pediu mais prazo aos fornecedores e, segundo apuração do jornalista, quase todas as editoras pararam de mandar seus lançamentos para a livraria.

O comunicado da Mythos, citado pela JBC, tem a ver exatamente sobre isso. A JBC não disse se fez o mesmo, mas se não o fez esse é um caminho inevitável se algumas importantes livrarias como a Saraiva realmente não pagarem as editoras. Veremos as cenas dos próximos capítulos…

Leia também os textos selecionados:

Sair da versão mobile