Biblioteca Brasileira de Mangás

“Saraiva”: veja o quanto a livraria deve às editoras de mangás

Anúncios

Valores está na casa dos milhões…

Na manhã desta última sexta-feira, 23 de novembro de 2018, os principais portais de notícia de todo o país, como a Globo.com, começaram a divulgar que a rede de livrarias Saraiva havia pedido Recuperação Judicial. Segundo as notícias, a dívida da empresa estava no valor de 625 milhões de reais.

Para quem não sabe, Recuperação Judicial é uma medida tomada por uma empresa buscando salvar-se da falência e, consequentemente, mantendo a atividade econômica. Esse pedido ocorre sempre que uma companhia não consegue honrar seus compromissos, tendo enormes dificuldades em pagar suas dívidas. Essa medida precisa ser apresentada à justiça e aprovada por esta. Após a aprovação, a empresa tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação detalhado.

Entre os maiores credores da livraria está a Panini, a quem a Saraiva deve mais de 8 milhões de reais, segundo informação divulgada pelo site Publish News.

Os principais sites de notícias só tinham divulgado os maiores credores (a quem a Saraiva deve mais) da livraria, de modo que só sabíamos o valor que a livraria devia à Panini. Na tarde deste sábado, porém, por meio de seu Twitter pessoal, Yuri Petnys, gerente editorial da Crunchyroll Brasil, conseguiu descobrir os dados da dívida com a Saraiva com as outras editoras de mangás. Eles foram conseguidos junto à Comissão de Valores Mobiliários e podem ser verificados neste link. Eis os dados.

A maior dívida é com a Panini, visto que ela trabalha não apenas com mangás, mas também com diversos outros quadrinhos. A JBC, por sua vez, ficou sem receber quase um milhão de reais da Saraiva. Para uma empresa pequena, trata-se de um rombo enorme.

A menor dívida da Saraiva é com a NewPOP, menos de cem mil reais. Por fim, a Devir não trabalhava com a livraria já há um bom tempo (os mangás da editora nunca apareceram no site, por exemplo), então a empresa não tem dívidas com esta.

Se você comprava mangás na Saraiva deve ter percebido que nos últimos tempos não estavam mais entrando mangás novos no site da livraria. Primeiro foram os títulos da JBC, depois da NewPOP e por último da Panini. O motivo de eles não aparecem mais lá é justamente esse, a livraria estava vendendo os produtos e não estava repassando o pagamento para as editoras, pedindo prazos cada vez mais longos para fazer os acertos. Com o tempo isso se tornou insustentável e as editoras pararam de mandar os produtos para a empresa, chegando ao quadro atual.

Sair da versão mobile