Conheça a franquia Fullmetal Alchemist

Descubra várias das publicações existentes…

Você acha que o “mundo impresso” de Fullmetal Alchemist se resume ao mangá original e seus 27 volumes? Se sim, saiba que está enganado^^. Se não há spin-offs, pelo menos existem diversos outros produtos que os fãs japoneses tiveram acesso como artbooks, databooks e novels. Hoje, o nosso guia de franquias vem mostrar a vocês várias das obras impressas que Fullmetal Alchemist têm no Japão.

Não reunimos todas as obras existentes, pois algumas não fazem sentido (novels de games da franquia, calendários ou Post Card Books), mas, de modo geral, listamos aqui quase todas as obras presentes no site oficial da Square Enix  e algumas obras extras que pesquisamos aqui e ali e achamos interessante citar. Dito isto, vamos à postagem:

***


MANGÁS


-Fullmetal Alchemist

De Hiromu Arakawa. Completo em 27 volumes. Trata-se, obviamente, da obra original e que deu origem a algumas obras derivadas desse universo. Publicado entre 2001 e 2010 nas páginas da revista Shonen Gangan, da Square Enix, Fullmetal Alchemist fez tanto sucesso que teve duas adaptações em animê, além de um filme live action agora em 2017. No Japão, o mangá ainda ganhou uma versão kanzenban, reduzindo os 27 volumes originais para apenas 18 tomos. As imagens acima são dessa edição kanzenban.

No Brasil a série foi lançada pela editora JBC em meio-tanko, totalizando 54 edições. Atualmente está sendo relançada em 27 edições. Compre a edição mais recente na Amazon, clicando aqui.


-Fullmetal Alchemist 4-koma

De Hiromu Arakawa. Completo em 1 volume. Trata-se de uma coletânea de 4-koma (tirinhas japonesas) de Fullmetal Alchemist. Entre elas há algumas inéditas feitas exclusivamente para o volume.

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist #0

De Hiromu Arakawa. 3 volumes. Não é exatamente um mangá e sim 3 folhetos comemorativos distribuidos junto a algum produto ou evento. À esquerda o mais recente, dado de brinde aos que foram assistir ao filme live action da franquia em dezembro de 2017. Os outros dois (à direita) foram dados nas edições limitadas dos volumes 12 e 14.

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist – Anime Comics

Trata-se de uma quadrinização do primeiro anime de Fullmetal Alchemist. Encontramos apenas 6 volumes e eles cobrem até o episódio 25 do animê. Não sabemos se foram feitos outros…

Inédito no Brasil


NOVELS


-Fullmetal Alchemist Light novels

Por Makoto Inoue com ilustrações de Hiromu Arakawa. As novels são spin-offs da franquia Fullmetal Alchemist. Algumas das novels foram adaptadas em alguns episódios da metade inicial da primeira animação de FMA. Ou seja, se você assistiu ao primeiro animê e notou “fillers” na primeira metade, eles estão nas novels. Os títulos delas são as seguintes:

A) Fullmetal Alchemist – The Land of Sand

B) Fullmetal Alchemist  The Abducked Alchemist

C) Fullmetal AlchemistThe Valley of White Petals

D) Fullmetal AlchemistUnder the Faraway Sky

E) Fullmetal AlchemistThe Ties That Bind

F) Fullmetal AlchemistA New Beginning

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist – filme

De Tsukasa Shinsen. Esta novel contém a história do filme live action que estreou em dezembro de 2017.

Inédito no Brasil


ARTBOOKS, DATABOOKS E ETC


-Fullmetal Alchemist – Guia Completo

De Hiromu Arakawa. Completo em 3 volumes. Fullmetal Alchemist – Guia Completo é o databook da série de Hiromu Arakawa, com dados sobre os personagens, entrevistas, etc. Em 2017 a empresa começou a relançar o título. Compre essa nova versão na Amazon, clicando aqui.


-Fullmetal Alchemist – TV Animation Guidebook

Completo em 4 volumes. Databooks do animê Fullmetal Alchemist Brotherhoods detalhando a obra, os personagens, etc.

Inédito no Brasil.


-Fullmetal Alchemist – TV Animation – livro de cenário.

Completo em 4 volumes. Trata-se de um conjunto de livros analisando o mundo da primeira animação de Fullmetal Alchemist.

Inédito no Brasil.


-Fullmetal Alchemist Complete Book – Story Side

Completo em 1 volume. Guidebook do primeiro animê de Fullmetal Alchemist, focado exclusivamente na história da animação.

Inédito no Brasil.


-Fullmetal Alchemist – Coleção de ilustrações

De Hiromu Arakawa. Fullmetal Alchemist – Coleção de ilustrações são os três artbooks mais famosos do mangá Fullmetal Alchemist.

Inédito no Brasil.


-Hiromu Arakawa Artworks – Fullmetal Alchemist

De Hiromu Arakawa. 1 volume. Lançado em 2017 como partes das comemorações para o lançamento do filme. Foi lançado em 2 versões, uma especial com DVD.

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist – TV Animation Artbook

3 volumes. Como o nome sugere são os 3 artbooks do primeiro animê de Fullmetal Alchemist.

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist – TV Animation Coleção de imagens originais

1 volume. O livro mostra o processo de criação do animê Fullmetal Alchemist Brotherhood, as pinturas, as cenas, as artes, etc.

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist Character Guide

De hiromu Arakawa. Completo em 1 volume. Guia contendo diversas informações, de forma bem aprofundada, sobre todos os personagens inesquecíveis de Fullmetal Alchemist.

Inédito no Brasil.


-Fullmetal Alchemist Chronicle

De Hiromu Arakawa. Completo em 1 volume. Livro de 397 páginas, contendo uma grande entrevista exclusiva com a autora, além de diversas ilustrações inéditas.

Inédito no Brasil


-Fullmetal Alchemist Laboratório DX

De Hiromu Arakawa. Completo em 1 volume. Perguntas enviadas por fãs do mangá, cenas favoritas dos leitores e diversas outras informações. Inclui também como bônus um omake desenhado por Arakawa.

***

Leia nossos outros guias de franquia:

 

Curta nossa página no Facebook

Siga-nos no Twitter

BBM

5 Comments

  • Netin

    Você tá deixando um espaço reservado na página inicial pra essas postagens ‘retrô’ é ?
    Antigamente era só quando você atualizava que trazia de volta
    Mas é uma boa mesmo, realmente são matérias que ficavam esquecidas mas ainda têm valor.

    • Não exatamente.

      Eu gosto de trazer de volta de tempos em tempos alguma postagem mais antiga para as pessoas novas no blog poderem ver, MAS existe também a questão de que não tem tido muitas notícias nos últimos dias e é preciso movimentar o blog. Está certo que teve muitas resenhas estes dias, mas nem todas são capazes de gerar curiosidade nas pessoas.

  • Impossivel não amar Fullmetal, com direito a tatuagem e tudo mais <3
    Eu achei essas capas do Kanzenban feias se comparadas às da JBC, que estão de encher os olhos( não sei se os tankos japoneses possuem essa mesma identidade visual).

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: