Memória: relembre algumas propagandas de mangás que foram veiculadas na TV

Um tipo de propaganda que não é mais usada hoje em dia…

Você já viu alguma propaganda de mangá sendo veiculada na televisão? Hoje, as editoras não investem nesse tipo de divulgação, mas no passado isso foi uma realidade e alguns mangás tiveram propagandas nessa mídia. Hoje, iremos mostrar algumas delas que conseguimos garimpar no Youtube para que vocês possam relembrar ou ver pela primeira vez^^. Certamente devem ter ocorrido outras, mas infelizmente só achamos 6.

***


Cavaleiros do Zodíaco

Não é de surpreender que Cavaleiros do Zodíaco ganhasse um comercial de televisão. Ainda na época em que era lançado pela editora Conrad, algumas emissoras de televisão veicularam propagandas do mangá. Segundo nos disseram nos comentários, até mesmo a Band exibiu a propaganda. Você confere abaixo:


MeruPuri

Enquanto hoje quase não se publica mais mangás shoujos no Brasil, em 2006 a realidade era outra e havia até propaganda na televisão para o lançamento desses mangás. Uma das obras contempladas com propagandas foi MeruPuri, de Matsuri Hino. O mangá possui 4 edições e foi publicado no Brasil pela editora Panini entre maio e setembro de 2006 em periodicidade mensal. O comercial é esse abaixo. Aparentemente só passou em canais de televisão por assinatura como o extinto Animax.


Kare Kano

Outro mangá shoujo publicado em 2006 a ganhar comercial de televisão foi Kare Kano, de Masami Tsuda. O mangá foi publicado mensalmente pela editora Panini entre julho de 2006 e março de 2008, sendo concluído em 21 volumes. O comercial você confere abaixo e novamente só passou em canais de televisão por assinatura, como o Animax.


Naruto Pocket

Em 2010, o sucesso do mangá Naruto no Brasil fez a Panini relançar ele em um formato pocket. Esse relançamento contou até com propaganda na televisão. Não sabemos se o comercial chegou a ser veiculado em TV aberta.


Kuroko no basket e Assassination Classroom

Uma das mais recentes propagandas ocorreu em 2014 para o lançamento dos mangás Kuroko no basket e Assassination Classroom, da Panini. O comercial foi veiculado em algumas emissoras de televisão por assinatura como o Cartoon Network. Vejam o comercial abaixo, disponibilizado pela própria editora em seu canal do Youtube.


One-punch man

Eis a propaganda mais recente que a gente sabe. Lançado em 2016 pela editora Panini, o mangá One-Punch Man ganhou um comercial na televisão por assinatura. Não sabemos em quantos canais a propaganda foi veiculada, mas ao menos na ESPN apareceu.


EXTRA


O vídeo abaixo não foi exibido na televisão, mas vale de curiosidade. Nos anos 1990, o filme Akira tornou-se um sucesso no Brasil e, nas fitas VHS, havia uma propaganda para o mangá. É essa que você vê abaixo:

***

Conhece mais alguma propaganda de mangá que foi veiculada na televisão? Nos mande nos comentários :).


Memória é a nossa postagem de curiosidades em que buscamos relembrar algum fato, episódio ou época do passado do nosso mercado de mangás. Ela é publicada sempre uma vez por mês, geralmente na semana final. Você pode conferir todas as postagens dessa série clicando aqui. Para ver outras curiosidades em geral, clique aqui.

Anúncios

15 Comments

  • Bruno dos Anjos

    “Enquanto hoje quase não se publica mangás shoujo, em 2006 a realidade era outra[…]”
    Só acredito vendo dados e estatísticas, e não nostalgia cega.
    Não que eu ache vocês incapazes de provarem o contrário pra mim… seria bastante interessante
    .
    Ah, quase esqueci de comentar, é sempre interessante ver comercial antigo de alguma coisa, ainda mais as coisas que gosto!

    • Mas já tem^^. No fim de 2017 fizemos uma retrospectiva sobre o ano de shoujos e joseis:

      https://bibliotecabrasileirademangas.wordpress.com/2017/12/23/retrospectiva-2017-o-escasso-ano-de-shoujos-e-joseis/

      Na parte de shoujos, dissemos que o número de volumes publicados (considerando séries novas e em andamento) em 2017, considerando todas as editoras, foi de apenas 26 tomos. Esse número só foi maior do que 2001 e 2003, lá no início do mercado de mangás. Em todos os demais anos se publicou mais volumes de shoujos do que ano passado. Obtivemos os dados por meio do Guia dos Quadrinhos.

      Em 2018, os números tendem a ser bem baixos também. Contando os títulos do checklist de junho, o total é de 8 volumes de mangás shoujos em seis meses. As chances de 2018 ter mais volumes de shoujos do que 2017 são bem pequenas.

      • Bruno dos Anjos

        Caramba! Confesso que eu não me lembrava desse post seu, mas eu fiquei espantado com esses dados!
        Mas e aí, existe algum motivo em especial para as editoras terem publicado mais shoujos no passado? Eu fiquei curioso, será que o gênero saturou pro público (os dois que tu mostrou no post é de romance colegial, e se for SÓ esse tipo de shoujo, realmente pode cansar bem rápido…) ou foi outra coisa?

        • Tem muitos shoujos lançados pela Panini que eu não li, mas é ela quem lança shoujo de romance escolar em sua maioria por aqui. Acho, porém, que o problema todo foi lançar muitas obras genéricas¹ e sem apelo ao público. Não devem ter vendido tanto e com o tempo foram diminuindo até chegar ao ponto de hoje.

          Agora por JBC e NewPOP é difícil encontrar shoujo de romance escolar. Quase tudo é de temáticas neutras, diferentes e que agradam ou deveriam agradar uma gama maior de pessoas, como o futuro Rosa de Versalhes pela JBC ou o 1945, primeiro lançamento da NewPOP, ambos de temática histórica. O problema é que essas duas editoras lançam pouco.
          _____________
          ¹O grande número de shoujos no passado se deve à Panini. Só para se ter uma ideia, em 2008, 2009 e 2010 cerca de metade dos títulos novos da editora eram shoujos, mas como dito muitos deles eram obras genéricas. Com a editora deixando de publicá-los, com o tempo o número foi minguando.

          • Bruno dos Anjos

            É… eu comecei errando e terminei acertando. Acho que estou melhorando graças a esse site ^^
            E sim, deu pra ver que a Panini que é a que publica mais shoujos, bem meia boca por sinal (os dois do comercial), aí fica fácil entender por que que, pra ela, ficou a impressão que não vendia (talvez se fossem histórias BOAS, a história seria diferente…)
            No fim, eu acabei preferindo a JBC e a NewPOP: lançam pouco shoujos, mas lançam shoujos BONS, tipo Limit, Vitamin, Orange, o próprio 1945… só queria que lançassem mais né 🙁

    • Eraldo Rocha

      Com toda certeza você não leu Karekano, que não tem absolutamente nada de meia boca, Karekano é um shoujo excelente.

  • Nos Intervalos de Cavaleiros do Zodíaco na Band (com a Kelly Key) passou propaganda do relançamento do mangá pela Conrad, foi inclusive como eu fiquei sabendo e pude começar a coleção na época, não tinha feito da primeira vez.

  • Guilherme

    Eu ACHO que já vi a propagando do manga do Naruto no Bom dia & Cia no SBT…
    hum

  • Luísa

    Se eu não me engano, também teve propaganda do relançamento de One Piece pela Panini, acho até que foi por isso que eu tomei conhecimento e comecei a colecionar. Infelizmente não consegui achar a propaganda em nenhum lugar 🙁

  • chirsto

    Teve propaganda uma do Akira passando na Globo sim, não essa do vídeo, mas tinha uma e o encerramento era o mesmo…

  • Vinicius Martins Salustiano

    A propaganda do Naruto eu já vi mas não lembro o canal, One Piece também teve comercial mas também não lembro o canal, lembro que passava o comercial e eu ficava tipo “Nossa esse deve ser ridículo”, hoje acho o One Piece o melhor shonen já feito :v.

  • Clayton

    O comercial de Naruto Pocket passou em TV aberta, sim! Foi no SBT. Eu mesmo já vi. Fiquei até surpreso!

Comments are closed.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: