Terra Formars, Ghost in the shell, Éden e Chobits são os novos mangás da editora JBC.

Durante a tarde deste sábado, 21 de março de 2015, aconteceu o evento anual da JBC, o Henshin +. Nele foram anunciados quatro novos títulos para 2015, o clássico Ghost in the Shell, os relançamentos de Éden, um mundo infinito e de Chobits, além do grande anúncio do dia, Terra Formars.

***

ghost in the shellThe Ghost in the shell, mangá de Masamune Shirow, foi publicado na Young Magazine, da editora Kodansha, entre 1989 e 1990 rendendo um volume. Segundo informações da JBC, este título deveria ter saído no Brasil muito antes, mas os japoneses não acharam que o país tinha uma gráfica suficiente boa para atender aos desejos do autor. (Decerto, a JBC irá publicar também as continuações desse mangá, formando um total de 3, visto que durante a semana, a empresa fez uma brincadeira apresentando a quantidade de volumes que seriam anunciadas. Para dar a conta certa, somente se os 3 volumes de GITS estiverem no pacote).

Sinopse: No futuro de 2029 o ciberespaço expandiu sem controle, ao ponto das barreiras entre o natural e o artificial serem absurdamente tênues. Poucos anos antes a Cidade Harima de Ciências desenvolveu com sucesso um neurochip, um chip cujas ligações se conectam com fibras neurais, aumentando assim não apenas a velocidade da transmissão e processamento de dados, como também permitindo o surgimento dos cérebros cibernéticos. O uso desta tecnologia ultrapassou a ideia do “prostético” para adentrar de vez na vida diária, criando com a velocidade e a melhoria do processamento novos serviços, novas áreas, novas profissões e novos crimes.

Já borrando as fronteiras entre o Homem e a Máquina, os cyber-cérebros não só representaram um avanço tecnológico estrondoso, como também sobrepuseram o mundo do crime-geek-hacker-tecnológico para o mundo dos cidadãos comuns. Hackear computadores e impedir colapsos no sistema mundial são tarefas rotineiras da Seção 9, mas uma de suas principais preocupações é garantir que pessoas com implantes neurais não sejam literalmente invadidas por criminosos, corporações e governos com interesses escusos. Apesar das Inteligências Artificiais ainda serem limitadas e até fáceis de serem discernidas do mundo humano, nada assegura o sequestro das pessoas e o pior, o roubo de seus pensamentos e memórias.

***

Chobits 01Chobits, do grupo Clamp, foi publicado na revista seinen Young Magazine, da Kodansha, entre 2001 e 2002 e rendeu 8 volumes encadernados. No passado, a JBC o publicou em formato meio tanko, contando com 16 volumes. Sobre o relançamento ele ocorrerá com papel offset, provavelmente no mesmo padrão de Card Captor Sakura e Guerreiras Mágicas de Rayearth. Sua estreia será no mês de maio.

Sinopse: Chobits mostra um universo futurístico em que a moda é ter o seu próprio Persocom, um computador pessoal, com forma humana, superavançado e com múltiplas funções. É nesse cenário high-tech que encontramos o jovem Hideki, um estudante de cursinho que está sempre duro e não tem como realizar seu maior sonho de consumo: ter um persocom – ou , melhor, UMA Persocom.

Um dia porém Hideki encontra uma persocom jogada no lixo que ele batiza de Chi. Por não aparecer em nenhum catálogo, Chi poderia ser uma chobit, um lendário Persocom com um programa de inteligência artificial que o faz agir por conta própria, sem a necessidade de ser pré-programado. Mas descobrir que Chi é um Chobit é só o começo da aventura. Enquanto Hideki vai descobrindo mais sobre a simpática Persocom, o relacionamento entre eles fica cada vez mais quente – e divertido.

***

63117Éden, um mundo infinito, mangá de Hiroki Endo, foi publicado na revista Afternoon, da editora Kodansha, de 1997 a 2008, rendendo ao todo dezoito volumes encadernados. No passado, a Panini publicou alguns volumes, mas não fez muito sucesso e foi cancelado. Será que agora, por outra editora, o mangá terá mais sorte?

Eden será uma aposta da editora JBC para um novo formato, parecido com as edições Big da Viz (editora americana controlada pela Shueisha e Shogakukan). Ao invés dos 18 volumes originais, serão 9, com cerca de 350 páginas cada mangá.

Sinopse: A história acontece em meio ao pânico de uma pandemia mundial que mata 15 por cento da população e aleija muitos mais, uma organização secreta, a Propater, derruba a ONU e toma o controle de grande parte do mundo. Um menino e uma menina, criados em um centro de pesquisa virologia abandonado, imune ao vírus, são atacados pelo Propater e fogem. Baseado fortemente na mitologia gnóstica, todos os personagens principais são nomeados com base em divindades gnósticos, e têm funções análogas.

***

Capa do volume 1 japonês
Capa do volume 1 japonês

Terra Formars, mangá de Sasuga Yu e Tachibana Kenichi, é publicado na revista seinen Young Jump, da Shueisha, desde 2011 e conta atualmente com doze volumes encadernados. Ainda não há previsão de data de lançamento.

Sinopse: A história de Terra Formars se passa por volta do ano de 2577, quando os seres humanos, em busca de uma expansão espacial e de um novo lar, decidem preparar uma colonização de Marte. Cientistas mandam para lá criaturas bem conhecidas dos humanos: baratas. A ideia era ter a certeza que tudo em Marte teria o clima perfeito para a adaptação de nossa espécie. Contudo, uma estranha reação fez com que o primeiro ônibus espacial humano que chegou ao local encontrasse com as mesmas baratas mas em terríveis imagens humanoides, com um grande poder de destruição. A missão então vira outra: destruir e matar todas as baratas mutantes. Porém a batalha não será tão fácil quanto esmagá-las com um chinelo.

***

Além desses anúncios, no Henshin + soubemos da volta de Marcelo Del Greco (atualmente na Nova Sampa) para a JBC para cuidar do selo Inc comics que, além de obras nacionais, lançará também outros mangás. Está marcado para o dia 1º de abril um anúncio. Com qual título Marcelo del Greco e a JBC nos brindará? Apostas?

frase final

Anúncios