Review – A metamorfose

Um dia este blog acordou e se viu transformado em uma barata…

a metamorfoseAdaptações literárias para os quadrinhos têm se tornado constante nos últimos anos. Algumas são muito boas, outras são muito ruins. E tem aquelas que fica no meio-termo. E algumas vezes, a leitura ser boa ou ruim depende de você ter conhecer ou não a obra original.

A Metamorfose, de Franz Kafka, é um dos meus livros favoritos. O drama do homem transformado em inseto, a vida sofrida de Gregor Samsa e o nojo provocado em seus familiares por sua situação é realmente marcante e seria muito difícil adaptar a obra para uma outra mídia. Mas fizeram isso, várias vezes, porém nunca me permiti ler uma adaptação para não “estragar” a obra original.

Porém eu resolvi dar uma chance à adaptação lançada pela L&PM. Comprei o mangá da editora esperando me decepcionar e sem dúvidas me decepcionei bastante. Não se deve fazer isso, mas comparações acabam sendo inevitáveis entre a obra mãe e sua adaptação em quadrinhos.

A história está lá, o mundo injusto também, os personagens estão. Mas nada sequer se aproxima do drama que é o romance de Kafka. A emoção que sentimos não é a mesma e, na verdade, o próprio enredo deixa muito a desejar. Na nota prévia ao texto é dito que passagens da vida de Kafka são incorporadas ao texto e não adiantou muita coisa. Pode-se dizer que não houve nenhuma pitada da emoção passada pela obra original, o que é uma lástima para qualquer kafkaniano…

Fica mais uma vez claro que um bom enredo pode não ser suficiente para formar uma boa adaptação, seja ela para quadrinhos, desenhos animados ou cinema. A metamorfose em mangá é uma obra um tanto quanto vazia e precisaria de algumas mudanças para ser considerada uma boa adaptação.

Essa “resenha” foi mais um desabafo de um fã de Franz Kafka que viu uma de suas obras favoritas ser pessimamente adaptada para os quadrinhos orientais… Repito que não se deve fazer comparações entre a obra original e sua adaptação, mas nesse caso acabou sendo realmente inevitável….

***

Se eu recomendo essa obra para alguém? Recomendo para quem nunca leu o livro A metamorfose. Por mais que eu não tenha gostado, acho que vale a leitura para quem desconhece a história original.

Mas fica a dica: leia também o romance.

***

Algumas questões ficam no ar: será que adaptações literárias devem ser fieis ao original? Adaptações literárias em quadrinhos servem mesmo como forma de iniciar pessoas em obras clássicas?

Alguns estudiosos de quadrinhos têm discutido isso e vale uma postagem aqui futuramente….

***

Título: A metamorfose
Autor: Franz Kafka; Kasuke Maruo; Variety Art Works.
ISBN: 978-85-254-3069-4
Formato: 11,5 x 17,5 cm
Páginas: 200 páginas
Acabamento: papel off set.
Valor: R$ 17,90
Volumes: Volume Único
Anúncios

2 Comments

  • Isaura Luiza Paramysio

    Para mim, que não li o manga, acho que poderiam inovar, pois a Metamorfose ao meu ver é uma analogia ao otaku/nerd (nos tempos de Kafka?), veja bem, era um rapaz, trabalhador, que se torna uma barata inutil, parada no quarto, que é a vergonha da familia, um hikimori.

  • tarzan da silva

    Dizer que a adaptação é ruim é muito fácil, mas dizer o porquê de ser ruim é outra coisa. Quando você diz que precisaria de algumas mudanças para ser considerada uma boa adaptação você quis dizer realmente o que? Enumere o que tem que ser feito para que a adaptação para o mangá alcance o seu objetivo.

Comments are closed.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: