Anúncios

Review – Operação Big Hero

Em 2015, a editora Abril vem publicando uma série de Disney-mangás. De todos eles, sem dúvida, o que teve o timing mais perfeito foi Operação Big Hero, lançado bem na época em que filme ainda estava na cabeça das pessoas. O título teve seu primeiro volume publicado em janeiro e sua conclusão ocorreu em junho. Vamos conhecer esse mangá diferente?

operação big hero 02

Operação Big Hero foi publicado entre 2014 e 2015 nas páginas da revista Magazine Special, da editora Kodansha, e foi concluído em dois volumes. A história gira em torno dos irmãos Hiro e Tadashi, suas invenções e seus desejos, tudo isso permeado por um intenso sentimento de amizade. Tadashi é um rapaz que gosta de tecnologia e é muito dedicado em suas invenções. Por sua vez Hiro é um menino prodígio que aos quatorze anos frequenta a universidade e também dedica-se a fazer muitas invenções.

No entanto, por ser um gênio, Hiro não gosta do contato de outras pessoas e não raras vezes trata-as mal pelo simples fato de falar com ele e de não ter inteligência semelhante à sua. Contudo, Hiro nutre uma profunda admiração por seu irmão Tadashi e o considera como seu único amigo. A história parece se desenvolver tranquilamente, em um ritmo lento, mas gostoso de ler, até que ocorre uma virada e Tadashi desaparece na frente de Hiro, tragado por uma espécie de buraco negro.

baimaxEsse é um ponto importante na história e uma força motriz para o desenrolar da narrativa. Hiro torna-se deprimido e sem ânimo, isolando-se ainda mais do mundo. Tadashi era o seu ídolo e todas as invenções que Hiro fazia era justamente para agradar ao seu irmão, não se importando em ajudar as demais pessoas. O desaparecimento de Tadashi e a introdução mais ativa de Baymax (robô enfermeiro criado por Tadashi) levam o rapaz a reconsiderar seus pensamentos e atitudes.

Tentando descobrir quem era o homem que criara o mini buraco negro, Tadashi rompe o seu orgulho infantil e convida os amigos do irmão a juntarem-se a ele nessa missão: é formado o grupo Big Hero 6.

O segundo volume é mais de ação do que o primeiro, mas a história continua envolta na temática de companheirismo e amizade que permeia todo o enredo. Descobre-se que o vilão da história tinha como único objetivo salvar a própria filha que também ficara preso dentro de um buraco negro; Hiro, em um ato de heroísmo, resolve se arriscar e tenta salvar não somente Tadashi, mas também a filha do vilão. O final não é tão feliz quanto se esperaria, mas abre possibilidades de futuras continuações…

Esse é o mangá Operação Big Hero, uma história que demonstra como o poder da amizade é capaz de mudar as pessoas, sejam elas pessoas boas, sejam elas pessoas malvadas. O mangá tem todo o estilo de filme Disney, para o bem e para o mal. Se você gosta da Disney pode comprar o mangá sem medo, se você não gosta é melhor deixar passar…

***

Com um pouco de sorte você ainda encontra o volume 2 em algumas bancas da região sul e sudeste. Em teoria, deve chegar nas demais regiões do país em breve. Quanto ao primeiro volume, você pode encontrá-lo em algumas lojas online.

***

Edição

A edição da editora Abril está muito boa, mas há algumas coisas que incomodam, como a não tradução de textos em japonês que aparecem na televisão e em outras placas. Estamos acostumados a ver, em mangás de outras editoras, notas de rodapé em situações desse tipo e a ausência causa uma estranheza inicial.

Outro ponto negativo acontece na página 69 do primeiro volume. Há um quadro em branco, sem qualquer coisa escrita, um erro de revisão bem grosseiro para uma editora tão grande quanto a Abril. Felizmente, a ausência desse quadro não interfere na leitura e na história do mangá…

***

Título: Operação Big Hero
Autor: Haruki Ueno
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 200 páginas
Acabamento: papel jornal e capa cartonada
Valor: R$ 13,00
Volumes: 2
Classificação indicativa: Livre

Biblioteca Brasileira de Mangás

Anúncios

1 Comment

Comments are closed.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: