Mangás desconhecidos? Você é que não entende nada de mangás…

desconhecidos

E não é que esses títulos desconhecidos eram conhecidos?

Hoje é segunda-feira e como toda segunda-feira é dia de postagem nova aqui no blog, novamente uma listinha. E também novamente uma lista baseada no site My Anime List (MAL, para os íntimos). Aos que não viram a outra postagem que nos utilizamos desse site, o My Anime List é o maior site de catalogação de Animes, Mangás e light novels do planeta. Nele usuários do mundo todo podem marcar o que viram e o que leram.

O site possui uma função interessante que é listar os títulos mais populares. E hoje viemos listar quatro mangás lançados no Brasil recentemente que muita gente considerava como desconhecido, mas que entre os usuários do site My Anime List são bastante populares. Sem mais demora, vamos à lista…

***

capa_lucifer_e_o_martelo_10_g

Lúcifer e o martelo

Lúcifer e o martelo foi um dos títulos mais subestimados pelas pessoas quando foi lançado. Tendo sido anunciado em um evento pela JBC, o título acabou sendo comemorado apenas por uma minoria de pessoas, e acabou ofuscado pelo anúncio do aguardado relançamento de Yuyu Hakusho. Aos poucos, no entanto, o mangá conquistou os leitores e se mostrou uma das mais grandiosas obras que vimos em terras brasileiras.

Sinopse: Yuuhi era um simples universitário como outro qualquer… Até o dia em que aparece um lagarto em seu quarto pedindo para que salve “o mundo da aniquilação vil”. Sem que haja tempo de recusar o pedido, é dado ao Yuuhi um anel e poder, e ele terá de enfrentar o primeiro inimigo! Yuuhi não é páreo para o inimigo e a sua morte estava certa, mas quem aparece para salvá-lo é a sua vizinha, a jovem Samidare! Começa aqui a história que paira no liame entre o cotidiano pacífico e um mundo cheio de mistérios!

Lúcifer e o martelo foi serializado nas páginas da revista seinen Young King Ours (mesma de Hellsing), entre 2005 e 2010 e rendeu 10 volumes encadernados. O título foi publicado no Brasil, de forma mensal, entre 2014 e 2015. No My Anime List, Lúcifer e o martelo possui uma posição de destaque, ocupando a posição número 183 entre os mais populares do site. Convenhamos: estar entre os 200 mangás mais lidos é ser MUITO POPULAR.

***

defense devil 08Defense Devil

Quando Defense Devil foi anunciado não gerou nem tantas críticas positivas e nem críticas negativas. Era apenas um título “desconhecido” em meio a uma enxurrada de anúncios muito populares e há muito tempo esperados que a Panini fez. Em resumo, o mangá não teve qualquer impacto ao ser anunciado e ainda hoje não é dos mais lembrados entre os consumidores…

Sinopse: Kucabara é um advogado-demônio exilado que elabora um plano para retornar ao Makai, o mundo dos demônios. Para executá-lo, ele terá que acumular a Dark Matter, um poder maligno encontrado em pecadores sentenciados ao inferno. Mas alcançar esse objetivo não será tão fácil, pois Kucabara terá de provar a inocência desses pecadores e impedir que sejam levados pelos deuses da morte!

Defense Devil foi publicado no Japão de 2009 a 2011 e rendeu 10 volumes encadernados. A obra está em publicação no Brasil desde 2014, em periodicidade bimestral, e deve ser concluído no fim deste ano. Defense Devil tem uma boa popularidade no MAL, ocupando a posição 140 entre as obras mais lidas pelos usuários do site.

***

Vinland saga 01

Vinland Saga

De vez em quando a Panini sai de sua zona de conforto (i.e Shonen Jump) e aposta em obras sensacionais e de menos apelo popular, como é o caso de Vinland Saga. Apesar de ser um título conhecido entre algumas pessoas, a obra era desconhecida de muita gente, mas agradou desde seu anúncio. Logicamente um bando de pessoas achou que era um lançamento desnecessário por ser um título “desconhecido”, mas hoje quase não se vê mais críticas à obra, só elogios…

Sinopse: O jovem Thorfinn busca vingança contra o assassino de seu pai. Mas, para conseguir o tão desejado duelo, terá que navegar por mares gelados e se lançar na carnificina de guerras ao lado de impiedosos vikings. Para conseguir o duelo contra Askeladd, o líder do bando e assassino de seu pai, Thorfinn terá cumprir algumas exigências…

Vinland Saga está em publicação no Japão desde 2005 e atualmente possui 16 volumes. No Brasil, a Panini publica o mangá desde 2014, em periodicidade bimestral, e ainda está um pouco distante de encostar na publicação japonesa. O mangá dos vikings é bastante popular no My Anime List, ocupando a posição 91 entre as obras mais lidas pelos usuários do site. Se estar entre os 200 mais lidos é ser popular, imagina estar entre os 100?

***

Doubt 01

DOUBT

A JBC começou a apostar no filão “survival” e não largou mais. Depois de vários títulos um tanto quanto duvidosos, a editora trouxe uma obra de prestígio para continuar: Doubt. Doubt tinha uma pequena fama entre um nicho de consumidores, e já tinha ganhado reviews em alguns blogs conhecidos como o Gyabbo (em 2009) e o Elfen Lied Brasil (em 2011), mas a grande maioria das pessoas nunca tinha ouvido falar do mangá e seu anúncio acabou gerando críticas absurdas como, por exemplo, a de que a editora não atendia o pedido dos leitores e só lançava mangás desconhecidos, o que está longe de ser verdade.

Sinopse: Cinco amigos que acordaram em uma sala trancada. À frente deles, um cadáver pendurado no teto. Em seus corpos, um código de barras que antes não estava lá. Só há uma forma de sobreviver e sair do prédio: encontrar o lobo mentiroso que veste a pele de coelho.

O título foi publicado originalmente no Japão de 2007 a 2009, na Shonen Gangan, e rendeu, ao todo, 4 volumes. Por aqui, a obra foi lançada apenas em 2014 sendo concluída no mesmo ano. Apesar de aqui ser um tanto quanto desconhecido, Doubt é um dos mais populares do My Anime List, ocupando a posição 55 entre as obras mais lidas pelas usuários do site. Doubt é, sem dúvida, o título desconhecido mais conhecido lançado no Brasil recentemente.

***

Essa foi a postagem de hoje. É importante ficar claro que um título ser conhecido da maioria das pessoas não significa que ele tenha qualidade. Do mesmo modo, não é o fato de um título ser desconhecido que o torna automaticamente ruim. Não quisemos sequer entrar nesse mérito sobre o que é uma obra boa ou ruim, o que quisemos mostrar com essa postagem é que, muitas vezes, um título ser conhecido ou não é muito relativo. Não é porque você e um grupo de pessoas não conhece um mangá que ele é realmente desconhecido.

Doubt, Vinland Saga, Defense Devil e Lúcifer e o Martelo podiam até ser pouco conhecidos no país, mas havia uma parcela de público que as conhecias muito bem e ansiavam por elas. E, como vimos hoje, esses títulos também são bastante populares mundo à fora, pelo menos na parcela do público consumidor que é usuária do My Anime List. Então, amiguinhos, quando as editoras anunciarem títulos desconhecidos não as fique criticando por não trazerem o que você pediu, pode ser que tenha muita gente que a conheça e você nem saiba…

Biblioteca Brasileira de Mangás

4 comentários

  1. A melhor definição para Lúcifer e o Martelo, é… A desconstrução épica de um shonen. Mangá Sensacional! *-*

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s