Review – Hideout

HIDEOUT REVIEWA iluminação na escuridão

Hideout é um mangá da Masasumi Kakizaki (mesmo autor de Green Blood) e foi publicado nas páginas da revista Big Comic Spirits, da Shogakukan, em 2010, e rendeu apenas um volume. 

No Brasil, o título foi publicado pela editora Panini em outubro de 2014 e voltou às bancas agora em 2015 e ainda pode ser encontrado em algumas cidades. Será que o título é bom de verdade? Vamos descobrir agora…


SinopseHideout é uma obra do gênero terror e apresenta a história do escritor Seiichi que resolve levar sua esposa a uma ilha paradisíaca, onde pretende matá-la. Porém as coisas não saem do jeito planejado, a esposa escapa, e ele acaba sendo capturado por uma criatura monstruosa…


seiichiHistória e desenvolvimento

Uma narrativa de terror com um escritor como protagonista nós já vimos antes, não é mesmo? Esse é um topos nas histórias de terror tradicionais e que ainda hoje se perpetua em incontáveis livros, filmes e, mesmo, quadrinhos. Quem, por exemplo, não leu, assistiu ou já ouviu falar de O iluminado? Essa é uma das obras mais famosas, mas ainda hoje há histórias e mais histórias em que o personagem escritor é o protagonista de uma narrativa de terror e Hideout é mais uma dessas histórias.

Isso não é, nem de longe, um demérito. A capacidade dos roteiristas de pegar todos os clichês e os topoi mais batidos e reinventá-los é que faz com que surjam boas obras e Hideout faz isso com maestria.

esc
Uma figura assustadora….

A obra é um amontoado de clichês do gênero terror (uma figura assustadora que não é tão assustadora assim, um monstro, reviravoltas, etc), mas apresentados de um modo fascinante. Sentimos medo em um certo momento; apreensão em outro e tristeza em mais outro.

Hideout consegue mesclar bem o tempo “real” da história com flashbacks mostrando a relação de Seiichi com a esposa Miki e os motivos que o levaram a querer matar a esposa. Somos jogados de um momento de medo e apreensão com a morte iminente de Seiichi para um momento de terrível angústia com as tristezas vividas por ele antes de ir para a ilha.

O fim do mangá é um happy end, mas ao mesmo tempo não o é. Seiichi consegue uma iluminação importante, possibilitando-o enxergar com clareza a real importância da família, mas acaba se tornando um monstro assassino muito pior do que aquele que ele iria se tornar assim que foi para a ilha. Hideout é um mangá muito bom e que deveria ser lido por todos os fãs de mangás.


hideout

Edição Nacional

O título foi lançado pela Panini no formato 13,7 x 20 cm (padrão da editora), capa cartonada e com orelhas, miolo em papel offset e um total de 224 páginas, sendo 8 coloridas, tudo isso ao preço de R$ 17,90.

A edição está fantástica. Não há deméritos a serem apontados. A impressão está excelente e o papel utilizado é muito melhor do que a maioria dos títulos da editora. A Panini merece todos os elogios do mundo por essa edição. Sem dúvida, é uma obra que vale a pena ter na estante.


***

Siga-nos no Twitter

Curta nossa página no facebook

Biblioteca Brasileira de Mangás

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading