NewPOP anuncia que irá deixar de trabalhar em bancas

Newpop clubEmpresa mandou e-mail para seus leitores…

Hoje à tarde, a editora NewPOP enviou um e-mail para seus leitores comunicando uma importante decisão da empresa: deixar de trabalhar em bancas. À exceção de alguns títulos, tudo o que a empresa lançar a partir de agora será destinado apenas para livrarias e lojas especializadas. Em breve a empresa irá dizer mais detalhes desse processo e informar quais títulos sairão em bancas e quais não:

Segue o e-mail:


Hoje o assunto aqui na NewPOP é sério: vamos falar um pouco sobre as mudanças e melhorias na forma de distribuição e venda da editora que já começarão a valer para nossas próximas publicações!

2016 está provando ser um ano de muitos desafios e obstáculos que nos impulsionam a mudar. Resistir a fazer mudanças seria pura teimosia, está na hora de reinventar a NewPOP, de mudar, de ousar!
Como toda a mudança, há aqueles que não gostarão, há aqueles que criticarão, mas mudanças são necessárias. Já faz um tempo que a NewPOP tem se preparado para este momento, mas nunca imaginamos que chegaria tão cedo: o dia que pararíamos de distribuir a maioria dos nossos títulos em bancas.
Mas, calma, não é o fim do mundo, de fato todo mês metade dos nossos lançamentos nem vão às bancas. Nossos livros e light novels, como No Game No Life, Fate/Zero e NO.6, e alguns mangás, como Drug-On e Don Drácula, nunca foram às bancas. Agora, esse será o padrão da editora e bancas a exceção.
Mas por quê? Existem vários motivos que nos forçaram a essa decisão, poderíamos citar como distribuição em bancas está ficando cada vez mais caro, como há muita perda de volumes que são estragados no transporte e exposição, como não temos controle sobre essa distribuição (e já descobrimos que muitas vezes os mangás nem são expostos, voltando em pacotes fechados), como ela é falha e não alcança vários de vocês, como não há espaço na maioria das bancas para tanto mangá. Motivos para mudar, temos muitos! 
E sabe o que mais? Tem muitos benefícios também! As lojas especializadas e livrarias permitem compras parceladas, pré-venda, assinaturas. Elas possuem catálogos maiores, com volumes antigos e novos, fica fácil comprar coleções e acompanhar séries em andamento. Lojas trabalham com descontos e promoções que são impossíveis em bancas! Facilidade na troca de volumes com defeitos, possibilidade de encomendas dos volumes que você precisa e uma assistência competente e que sabe do que você está falando e que tem acesso à editora! E muito mais!
As bancas são uma enorme limitação em vários aspectos, é um sistema caro, falho e desvinculado da editora. Pode parecer um choque agora, mas na verdade nenhum dos grandes mercados de mangá no exterior vende suas obras em bancas pelos exatos mesmos motivos! O Brasil começou a lançar em bancas para atrair os leitores de outras revistinhas e gibis na época. Mas mangá não precisa mais disso, isso precisa mudar, isso vai mudar! 
A NewPOP convida todos os seus leitores a participar da nossa busca pela inovação, não apenas de gêneros, temas e acabamento de nossas edições, mas da forma de se consumir mangá!
Junto com esta mudança, iniciaremos o NewPOP Club, nossos planos de assinatura para ajudar todos os leitores que não tenham acesso a tais lojas e livrarias. Lembrando que qualquer livraria pode receber nossos materiais, e vocês podem nos ajudar com isso! Aqui um guia de como proceder: http://www.newpop.com.br/?p=669. Além disso, lançaremos um sistema para que vocês possam adquirir os mangás que não irão mais para as bancas sem pagar nada a mais por isso.
Este mês traremos mais informações sobre tudo isto, qual vai ou não sair das bancas, ajustes necessários, etc, e já começaremos a trabalhar no nosso próximo checklist. Pedimos a todos que aguardem pacientemente um pouco mais. 2016 mal começou, mas com certeza vai deixar sua marca!

***

O que achou da ideia, leitor?

BBM

24 Comments

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: