E não é que esse título surpreendeu?
De vez em sempre, em meio aos títulos mais famosos e pedidos pelas pessoas, costuma chegar um mangá desconhecido que despretensiosamente acaba sendo melhor que muito mangá famosão por aí….
Tendo em vista esse cenário, viemos hoje listar o que consideramos como os cinco melhores mangás desconhecidos lançados no Brasil em 2015. Entendemos por mangá desconhecido aquele título bem menos famoso e que somente uma pequena parcela das pessoas conhecia. Um ou outro talvez seja polêmico dizer que era desconhecido, mas em nosso entender era um título um tanto quanto menos pedido e comentado.
Vamos lá?
***
5. Zero Eterno
Mangás com temática histórica são bem restritos no país e quando um aparece logo chama a curiosidade. O caso de Zero eterno não foi diferente e apreciar a obra acabou sendo inevitável.
Trata-se de um mangá incrível que fala brilhantemente sobre os conflitos existenciais/pessoais durante a segunda guerra mundial dos pilotos kamikazes. Zero eterno é uma obra muito boa para fazer refletir e pensar.
4. Planetes
Antes de Vinland Saga ter sido publicado por aqui, Makoto Yukimura só era conhecido por uma minoria de pessoas, mas agora ele já é considerado como um excelente autor e que sabe fazer histórias. A vinda de Planetes agradou aos seus fãs e serviu também para que outras pessoas também passassem a conhecer a sua obra.
A narrativa sobre os “lixeiros” espaciais foi apresentada de uma forma brilhante e, ao contrário do que se possa pensar, não é tanto focada na questão espacial. Aliada a uma edição belíssima feita pela Panini, o título foi, sim, um dos melhores de 2015. Em breve devemos ter uma resenha por aqui, fiquem de olho^^.
3. Fim de verão
Um mangá não precisa ter mais de um volume para demonstrar seu valor. Fim de verão, de Mohiro Kitoh, é uma coletânea de pequenas histórias com o conhecido estilo do autor, com narrativas um tanto quanto melancólicas e tristes.
Fim de verão é um mangá que pouca gente leu, mas que é de longe uma das melhores histórias lançadas no país, ano passado.
2. Limit
Foi difícil escolher entre Limit e Vitamin. Os dois mangás possuem histórias densas e impactantes e ambas as narrativas nos fazem ficar tensos e refletir sobre a sociedade e o comportamento das pessoas.
Escolhemos Limit porque Vitamin era um pouco mais conhecido, mas tanto um quanto outro são narrativas brilhantes e que deveriam ser lidas por todas as pessoas. Infelizmente o final de Limit é um tanto quanto convencional, mas isso não tira o mérito de uma narrativa interessante.
1. cinco centímetros por segundo
Polêmico. É difícil dizer que esse era um mangá desconhecido, mas a verdade é que a maioria das pessoas só conhecia o filme de Makoto Shinkai e nutriam muito medo pela adaptação em mangá. Com tantos títulos adaptados que acabam sendo um verdadeiro terror, 5 cm por segundo parecia ser só mais um deles.
Mas a preocupação foi embora logo no primeiro volume. O título era incrível e conseguia superar, e muito, a qualidade do filme. Por essas e por outras, 5 centímetros por segundo merece ser o melhor mangá desconhecido lançado no Brasil em 2015.
***
BBM
[…] postagem, eu listei os mangás que me decepcionaram em 2015 e na segunda comentei sobre os melhores mangás “desconhecidos” lançados por aqui ano passado. Agora, teremos uma terceira lista em que comentarei alguns mangás […]
Estou extremamente curiosa sobre esse mangá “Fim de verão”, mas acho que só a loja da editora tem pra vender né?
Tem na saraiva
Obrigada!!
Achou o mangá de 5cm melhor que o filme, Kyon? Preciso ler minhas edições então…
Juro que não consigo achar graça em 5cm.
Dos 4 tenho somente Planetes, mas Zero Eterno e 5cm estão na minha lista de próximas compras. Só não peguei os dois esse mês porque não tinha espaço no orçamento, mas com o AF agora é bem provável que esteja mais barato então é mais tranquilo de comprar.
Limit numa relação de melhores?!! Oi?!!
Zero eterno, Planetes e Limit realmente são incriveis. Dentre estes acho dificil escolher o melhor.
Já 5 centimetros…méh!
Comprei 4 deles já, e Fim do Verão está na lista de próximas compras. Concordo com você nessa lista, todos estão atualmente na minha lista de recomendação e foram facilmente minhas melhores leituras nos últimos tempos, principalmente Limit e 5Cm/S.
Só li um deles, mas pelo menos foi o que está em primeiro lugar