Dentre os diversos prêmios do mundo dos mangás, está o Prêmio Internacional de Mangás, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. O objetivo é promover e expandir o intercâmbio cultural e o entendimento mútuo por meio da cultura do mangá. Existindo desde 2007, o prêmio teve em 2016 sua décima edição e o resultado foi divulgado nesta semana. O prêmio oferece medalha de Ouro para o grande vencedor e medalha de prata para as três outras obras.
O grande vencedor e que ficou com a medalha de ouro em 2016 foi a obra The Master of Arms, dos franceses Joël Parnotte e Xavier Dorison. Foi a primeira vez que um título francês ganhou esse prêmio. As obras que ficaram com a medalha de prata foram: Scavengers, de Han Zuzheng (China), The Heart of Darkness, de Laura Iorio, Roberto Ricci e Marco Cosimo D’amico (Itália) e Gateway to Underworld, de Can Tieu Hy (Vietnã).
Os autores dessas quatro obras irão ao Japão participar de uma cerimônia de premiação no dia 6 de fevereiro, a se realizar em Tóquio.
Ao todo, a décima edição desse prêmio recebeu 255 trabalhos de 55 países diferentes. Para a seleção primária das obras participaram a Associação dos editores de mangás, composto por membros de Akita Publishing Co.,Ltd, Ohzora Publishing Co.,Ltd., KADOKAWA Corporation, Kodansha Ltd., Shueisha Inc., Shogakukan Inc., Shonen-gahosha Co., Shinchosha Publishing Co., Takeshobo Co.,Ltd, Nihonbungeisha Co.,Ltd., Hakusensha Inc., Futabasha Publishers Ltd., Houbunsha Co.,Ltd., e Leed Publishing Co.
O Juri que definiu os vencedores foi composto pelos mangakás Machiko SATONAKA, Yoshimi KURATA, Kimie SHIGA, e pelos editores Tsutomu FUJITA e Kouichi YURI.
***
Algumas obras ganhadoras desse prêmio já foram publicadas por aqui. São elas:
–Hollow Fields – mangá australiano. Ficou com a medalha de prata em 2007. Foi publicado no Brasil pela editora NewPOP.
-Eu Mato gigantes – mangá americano. Ficou com a medalha de ouro em 2011. Foi publicado no Brasil pela editora NewPOP. Veja as primeiras páginas no site oficial do concurso.
-O divino – Mangá israelense. Ficou com a medalha de ouro em 2015. Foi publicado no Brasil pela editora Novo Século. Veja as primeiras páginas no site oficial do concurso.
Nenhum brasileiro ganhou esse concurso até hoje. Vale lembrar que ele não é o único concurso desse tipo. Desde 2013, é realizado também o Silent Mangá Audition e nele vários brasileiros já foram premiados.
BBM
Com informações de Mangá News, Mangá Awards JP, e Fundação Japão.
[…] na categoria Ouro (1) e Prata (3) e irão ao Japão para participar da cerimonia de premiação. Ano passado, os franceses Joël Parnotte e Xavier Dorison foram os grandes vencedores na categoria ouro, com […]
[…] –Franceses são os grandes vencedores do 10º Prêmio Internacional de Mangás […]