BBM Responde: Tite Kubo pode mudar o final de “Bleach”?

Uma pessoa, certa vez, chegou a este blog por meio de uma pergunta interessantíssima e que, à primeira vista, pareceria sem sentido para muita gente, mas que percebi ser uma questão que deveria ser comentada aqui no blog. Então vamos lá:

  • Tite Kubo pode mudar o final de “Bleach”?

A resposta para essa pergunta é bem simples,  Tite Kubo pode sim mudar o final de Bleach, SE ELE QUISER. Não seria a primeira vez que um mangaká faz isso.

Osamu Tezuka, por exemplo, mudava muito suas obras. Para ficar apenas no tópico da questão, as páginas finais de Ayako publicadas na revista são diferentes da versão do volume que compilou os capítulos. Durante anos quem só leu o tankobon, leu um segundo final e não o original. Apenas as versões mais novas da obra, como a brasileira, possuem o final original.

Em casos mais “recentes”, o mais conhecido é o de Shaman King, de Hiroyuki Takei. A obra teve um final muito abreviado quando foi lançado na Weekly Shonen Jump, nem sendo um final de fato. Posteriormente o autor conseguiu lançar uma nova edição do mangá, chamada de Kang Zeng Bang, e nessa nova edição ele fez várias alterações e criou o que até hoje é chamado de “verdadeiro final”.

É importante comentar que um novo final também pelos interesses da editora japonesa e ela pode não estar aberta a isso. Mas se Tite Kubo quiser e a editora tiver interesse, o autor pode sim refazer o final de Bleach sem qualquer problema. A questão é que “poder” não significa que ele fará. Não há nenhuma declaração ou indício de que ele tenha qualquer plano de refazer o final do mangá. Então se você desejava um final diferente, esse novo final não deve rolar.

Vale salientar que não estamos falando aqui de continuações ou spin-offs. Se Kubo resolver criar uma continuação ou um spin-off ele não estará alterando o final e sim criando uma outra obra.

***

Esta foi uma postagem da nossa coluna BBM Responde, uma série voltada para responder perguntas que encontramos nas redes sociais, em comentários do blog, etc. A ideia é responder perguntas bem simples, mas que mesmo assim muitos leitores e colecionadores possam ter dúvidas.

Igualmente a coluna tem como objetivo ajudar aquele novo leitor de mangá a navegar pelo nosso mundo que às vezes pode ser muito exclusivo. Aproveitamos e convidamos também nossos leitores mais antigos a dividir suas dicas e experiências. Além disso sintam-se livres para usar esse espaço como um FAQ e perguntar qualquer coisa que poderemos responder futuramente.

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

7 Comments

  • Erick

    O problema não é o final de Bleach, é o último arco inteiro. Tem ótimos momentos porém muito desperdício de personagem. Muita coisa que ficou corrido, outras sem sentido. Só alterar o final não seria o suficiente, claro que merecia um final melhor, mas o final é um dos problemas que deixaram esse último arco a desejar, uma pena.

    • Jorginho

      Perfeito! Seria SIM o final perfeito! Aizen derrotado, Ichigo perdendo os poderes e deixando de ver espíritos, se despedindo de todos na Soul Society… seria realmente perfeito, a obra não tinha pq nem como continuar depois… tanto que deu no que deu… a unica coisa q faria falta era o flashback do pai e da mãe do Ichigo que deveriam ter sido contados qdo ele vai meditar no Dangai antes da luta com Aizen… só isso q ficaria faltando e q foi legal de ver no último arco…

  • Leitordequadrinhos

    Eu gostei de Bleach durante vários anos, mas hoje em dia eu vejo que é uma obra toda mal feita, não é só questão do final ou último arco. Os furos de roteiro sempre estiveram presentes desde a saga da Soul Society, o Ichigo é um personagem principal totalmente vazio, não tem objetivos, motivações e etc, sobre o Rei das Almas não temos um pingo de explicação, e não se sabe porque o Aizen tinha raiva dele e etc, enfim tudo é mal escrito e mal elaborado, quase nada se salva em Bleach.

  • Quase dei risada, mas a vontade é de chorar com o caminho medíocre (beirando o péssimo em vários momentos, embora haja algumas partes isoladas que são até boas) que Bleach tomou após o arco da Soul Society. Ele precisa de fato trazer mais informações (explicações, na verdade, os mundos colapsaram quando o Reiou foi morto, mas Yhwach o substituiu e tudo se estabilizou, só que este foi derrotado pelo Berry-tan e os mundos ficaram de boa como se nada tivesse acontecido). Vizards devalorizados, vasto lordes? (kkkkk…) e uma grande decepção: guarda real ridicularizada… Poderia listar vários acontecimentos horrendos, mas também alguns bons, como já disse. Mudar o fim? Ok! Embora seja o menor dos males. O finais de Ayako são bons. Os de Bleach serão, ou a mer** vai apenas feder mais?

  • Andreia

    Ele pode, mas ele não quer. Ele já disse isso. O final foi exatamente como ele queria. A única coisa q deixou ele mto triste foi ter corrido mto com o final.

  • Vinicius Martins Salustiano

    O final no caso a parte do epílogo que mostram eles adultos foi exatamente como Kubo queria, agora toda a correria dos últimos capítulos não foi planejada, se algum dia lançarem um anime do último arco tenho quase certeza que ele vai ajeitar as coisas que cortou e correu, meio que como Isayama ta fazendo com SNK na terceira temporada.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: