Mangás mais colecionados no Guia dos Quadrinhos

O que os usuários do site estão colecionando?

Guia dos quadrinhos é um site criado com o objetivo de ser uma base de dados para resgatar e preservar a memória dos quadrinhos no Brasil. Por meio do site, qualquer pessoa pode fazer um cadastro e catalogar a sua coleção, seja de Tio Patinhas e Turma da mônica, seja de Marvel, DC e Mangás. Todos os quadrinhos lançados no país atualmente são catalogados no site.

O site é ainda mais interessante pois como cada usuário cadastra sua coleção, há listas das obras mais colecionadas e avaliadas. E foi essa funcionalidade que nos chamou a atenção. Olhando as listas resolvemos realizar uma postagem e averiguar quais eram os mangás mais comprados e quais os mais apreciados pelos usuários do Guia dos Quadrinhos.

Tal postagem foi feita em agosto de 2015 (clique aqui para ler), repetida em outubro de 2016 (clique aqui para ler), e realizada mais uma vez em agosto de 2017 (clique aqui para ler). Agora colocamos no ar a quarta edição desta postagem de curiosidade.

Nossa metodologia é simples: Iremos ver dentre os duzentos primeiros quadrinhos da lista de mais colecionados para descobrir quantos volumes de mangás estão presentes. Dividiremos os títulos por editora e faremos alguns comentários acerca dos dados. A consulta foi realizada no dia 12 de agosto de 2018.


PANINI


Ao todo, a editora Panini possui 69 volumes de mangás entre os 200 mais colecionados no Guia dos Quadrinhos. Esse número é igual ao de 2017, havendo apenas mudanças no número de volumes distribuídos por cada uma das sete séries presentes. One Piece, por exemplo, tinha 34 volumes entre os 200, agora “só” tem 32.  Vagabond, por outro lado, tinha apenas 6, agora tem 11.


JBC


Ao todo, a editora JBC possui 27 volumes de mangás entre os 200 mais colecionados no Guia dos Quadrinhos. Esse número é ligeiramente superior a 2017, havendo seis volumes a mais. Ao contrário da Panini em que as séries se repetiram de um ano para o outro, a JBC teve as saídas de Another e Fairy Tail para a entrada de Akira e The Ghost In The Shell. Death Note Black Edition, por sua vez, tinha apenas 3 volumes ano passado, agora em 2018 todos os seus tomos figuram entre os mais colecionados do site.


OUTRO DADO


Somando JBC e Panini há um total de 96 volumes entre os 200 mais colecionados do Guia dos Quadrinhos. É uma marca muito alta, ainda mais que o site, teoricamente, é mais conhecido pelos fãs de comics do que os de mangás. Abaixo, você pode ver uma lista geral mostrando em que posição aparece o primeiro volume de cada um dos 14 mangás que figuram entre 200 mais colecionados do site:

  • One Piece: 12º
  • Vagabond: 29º
  • Dragon Ball: 36º
  • One-Punch Man: 57º
  • Yu Yu Hakusho: 58º
  • Death Note Black Edition: 65º
  • Rurouni Kenshin: 67º
  • Fullmetal Alchemist: 72º
  • Berserk: 83º
  • Lobo Solitário: 90º
  • Ataque dos titãs: 103º
  • Akira: 117º
  • The Ghost In The Shell: 169º
  • Bakuman: 200º

***

Esses números mostram que essas séries são as mais vendidas? Obviamente que não podemos afirmar nada disso. Isso é apenas uma curiosidade, uma amostra baseada em uma série de consumidores que gostam de catalogar seus quadrinhos em um determinado site. Não se deve confundir as compras e os gostos dos usuários de um site como se refletissem a realidade.

A gente sabe, por exemplo, que títulos como Cavaleiros do Zodíaco e Naruto são dois dos mangás de maior sucesso no Brasil e, mesmo assim, não aparecem entre os mais colecionados. Só pela ausência desses títulos a gente pode ver que o Guia dos Quadrinhos não serve para saber o que é e o que não é popular, o que vende ou o que não vende. Ainda assim, é muito interessante saber os mangás que os usuários do site mais colecionam^^.

Anúncios

4 comentários

  1. Provavelmente CDZ e Naruto são prejudicados por causa das várias edições. Sei que Vagabond, Dragon Ball, One Piece e outros também ja tiveram outras edições. Mas acredito que Naruto e CDZ liderem esse quesito. Se somadas as coleções de todas as edições de CDZ clássico e de Naruto provavelmente figurariam com sobras entre os 200.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu sou um dos modinhas que reforça esse ranking, coleciono todos os mangás que estão nesse top, menos shingeki no kyojin, bakuman e ghost in the shell.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s