Mangás de Origem Francesa publicados no Brasil

Confira tudo o que já saiu no Brasil

A gente já falou por aqui que o país onde mais se publica mangás no ocidente é a França, saindo de tudo e mais um pouco. Um certo mangá nunca saiu nos EUA? Saiu na França. E esse outro? Também. Esse aqui? Também. E assim vai. Não que não existam obras inéditas por lá e que já tenham saído em outros países, mas o mais normal é ter sido publicado na França e não em outro país.

Só para se ter uma ideia da dimensão do que é cultura pop japonesa por lá, até mesmo aquelas revistas de animês e mangás (tipo a Henshin, a Herói, entre outras que haviam no Brasil) ainda existem na França. Fora que volta e meia mangakás e diversos artistas e pessoas em geral da indústria japonesa dão às caras no país nos mais diversos eventos.

Não é só mangás evidentemente. O consumo de quadrinhos em geral é alto nesse Estado europeu, assim como a produção também o é. Naturalmente, mangás de origem francesa também surgiram. Em meados dos anos 2000, por exemplo, ao menos uma empresa chegou até mesmo a ter suas próprias revistas compilatórias, impressas e digitais, com diversos mangás franceses presentes nela.

Embora raros por aqui, alguns mangás franceses chegaram a aparecer no Brasil, a maioria deles entre 2014 e 2016 pela editora Alto Astral. A seguir você verá todos os mangás de origem francesa publicados no Brasil, cada um com uma pequena sinopse.

BB Project
Autor: Shonen & Kaze
Volumes: 5
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Fevereiro a junho de 2015

Nos últimos anos, a cidade de Kyoto tem sido palco de uma guerra secreta entre duas facções, uma formada por adolescentes xenófobos, favorável à exclusão dos gaijin (estrangeiros) fora do Japão, e outra por aqueles que defendem sua integração. Para evitar a escalada de violência, os dois lados concordam em resolver a questão através de um torneio subterrâneo onde seus melhores representantes competirão: o Projeto B.B. Nisso um jovem francês recém chegado ao local, terá que lutar para defender a integração de estrangeiros.
Omega Complex
Autor: Shonen & Izu
Volumes: 3
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Abril a junho de 2014

A obra apresenta uma história de ficção científica no contexto pós-guerra nuclear. A trama, que se insere no| gênero seinen, mostra os efeitos radioativos na população e os desdobramentos de uma droga oferecida pelo governo. As reações adversas fogem ao controle, causando mutações genéticas imprevisíveis, capazes de criar novos humanos – mais poderosos e perigosos.
Pen Dragon
Autor: Mika
Volumes: 3 (6 no Brasil)
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Maio a Outubro de 2016

Pen é um caçador de dragões fracassado que inadvertidamente mata uma divindade em sua área, causando uma maldição macabra em sua aldeia … Para salvá-los, Pen tem apenas uma solução, seguir o conselho de um velho eremita, Merilun, e sair à procura um ovo muito especial. Sem saber, nosso jovem herói atordoado irá embarcar na busca pelo Graal e terá que enfrentar os Cavaleiros da Távola Redonda. 
Radiant
Autor: Tony Valente
Volumes: 11 (ainda em andamento)
Editora Original: Ankama Editions
Editora Brasileira: Panini
Preço: 22,90
Lançamento: a partir de março de 2019
Compre em: Amazon

Seth sonha em se tornar um grande feiticeiro. Ele quer poder para derrotar os Némésis, monstros que vêm do céu, mas sua afobação sempre lhe mete em problemas e acarreta na fúria dos moradores da vila e de Alma, sua guardiã. Determinado a salvar o mundo, Seth embarca numa jornada em busca do Radiant, o lendário lar dos Némésis. Fazendo novas amizades e enfrentando duras batalhas, assim começa a aventura de Seth.
Tengu-do
Autor: Nikolavitch; Rossetto
Volumes: 3
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Agosto a outubro de 2015

O mangá conta a história de um garoto que sonhava em aprender o caminho da espada. Após ver seu mestre ser assassinado por Tengu, o demônio, e contrariando sua família, o jovem Ronin parte para uma jornada no tempo em busca de vingança. Acompanhe as descobertas e reviravoltas dessa saga surpreendente. Será que o jovem Ronin conseguirá enfrentar o demônio? O que o destino lhe reserva?
Vairocana
Autor: Moa Hato
Volumes: 3
Editora Original: Les Humanoides Associés
Editora Brasileira: Alto Astral
Preço: 14,90
Lançamento: Janeiro a março de 2015

VAIROCANA conta a história de um príncipe e de um monstro em um universo fantástico que é habitado por seres incríveis, como espectros com superpoderes. Após despertar sem querer o Monstro Nué, ocasionando uma série de problemas para todas as pessoas a sua volta, Iska (o príncipe) precisa encontrá-lo e capturá-lo.

De todos esses, o mais famoso é Radiant que chegou inclusive a ser publicado no Japão e a ganhar uma adaptação em animê, tudo isso sob a recomendação de Yusuke Murata, o desenhista do remake de One-Punch Man.

Fora ele, em nossa opinião, o melhor é Tengu-Do, possuindo uma história redondinha que envolve viagem no tempo, paradoxo e coisas do tipo. Por fim, vale comentar ainda que Omega Complex venceu a 17ª edição do Grande Prêmio Anime e Mangá da Anime Land, a maior e mais conceituada revista sobre cultura pop japonesa da França.

Leia também:

Anúncios

5 comentários

    1. Tirando o “Radiant” obviamente, todos estavam. Da última vez que olhei, porém, apenas o Pen Dragon permanecia.

      A gente raramente vê qualquer postagem do Social Comics ou mesmo pessoas falando dele, mas ainda existe…

      Curtir

  1. Li os terríveis Omega Complex e Vairocana (tanto em questão de edição brasileira quanto de conteúdo). Até gostaria de dar uma chance para o Radiant, mas a esse preço…

    Curtir

  2. Obrigado pelas informações.
    Vou percorrer os sebões virtuais para comprar ´´O MESTRE´´, porque eu amo esse tema.
    Quando os assuntos são samurais, ninjas, clãs, espadas, Japão antigo ou Europa antiga, é comigo mesmo.rsrs

    Curtir

  3. Bom,não é haver com o post mas enfim,há alguns Henshin online,apareceu Negima e um outro de 5 volumes que acho que não foi publicado aqui ainda.O Próximo é o 200 e no final do de ontem o Cássios (acho que é assim) disse que o próximo chega com novidades.Será que é o que eu tô pensando????

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s