No mês de junho, postamos aqui no blog uma história curiosa ocorrida na França, a história do relançamento de um mangá que tinha sido um fracasso de vendas dois anos antes, Kimetsu no Yaiba. Basicamente, Kimetsu no Yaiba (que ficou extremamente famoso recentemente devido à adaptação em anime) foi lançado na França pela editora Panini ainda em 2017 com o nome nada chamativo de Les Rodeurs de la nuit, três volumes foram publicados e não vendeu nada, sendo um fracasso de vendas.
Se você é novo por aqui, saiba que a França é o país do ocidente que mais ama e onde mais se lança mangás, estando muito à frente de outros grandes mercados como Estados Unidos e Itália, então para ser um fracasso lá, um mangá precisa se esforçar muito para isso. A editora batia na tecla de que Kimetsu era um bom shonen e que não merecia a recepção que teve. O resultado é que o mangá ficou paralisado durante meses e meses. Então veio o anime.
Ah, o anime! Que sucesso foi o anime. A Panini francesa então negociou com os japoneses um relançamento da obra com uma alteração interessante, o nome. O mangá passou a se chamar Demon Slayer, assim como era conhecida a animação nas plataformas de streaming. O plano era que em setembro sairiam os dois primeiros volumes, em outubro outros dois, em novembro sairia o quinto, passando a ser bimestral a partir daí…

Segunda versão
E qual a continuação da história? Hoje é 31 de outubro de 2019 e os quatro volumes lançados pela editora Panini já estão esgotados nos estoques da empresa e nenhuma loja conseguirá mais encomendar por enquanto. Porém, por meio de suas redes sociais, a editora já anunciou a reimpressão de todos eles para o mês de novembro, juntamente com volumes de outras séries da empresa.
O anime realmente deu outros ares para Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) e o fracasso que houve anteriormente foi transformado em um enorme sucesso… Curiosamente, o único país em que a Panini lançou esse mangá até agora foi na França, local onde a editora não é nem de longe uma das maiores.
Demon Slayer é de autoria de Koyoharu Gotouge e está em publicação no Japão desde 2016 nas páginas da revista Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha. Até o momento 17 volumes foram lançados por lá. No Brasil, o mangá permanece inédito e sem qualquer previsão de sair, mas esse é um daqueles mangás que devido ao sucesso da animação todo mundo olha e sabe que não é uma questão de SE e sim de QUANDO ele irá aparecer por aqui.
Sinopse do anime na Crunchyroll: Japão, era Taisho. Tanjiro, um bondoso jovem que ganha a vida vendendo carvão, descobre que sua família foi massacrada por um demônio. E pra piorar, Nezuko, sua irmã mais nova e única sobrevivente, também foi transformada num demônio. Arrasado com esta sombria realidade, Tanjiro decide se tornar um matador de demônios para fazer sua irmã voltar a ser humana, e para matar o demônio que matou sua família. Um triste conto sobre dois irmãos, onde os destinos dos humanos e dos demônios se entrelaçam, começa agora.
[…] A edição francesa, como já contamos aqui, foi um fracasso de vendas e acabou paralisado por lá. Com o sucesso da animação, a Panini francesa relançou a obra, dessa vez usando o título de Demon Slayer, e aí sim foi um sucesso absoluto, esgotando em pouco tempo. […]
[…] a obra tinha sido um fracasso total de vendas, mas após o anime, o mangá foi relançado e esgotou em pouquíssimo tempo, tamanho o […]
Uma coisa interessante que me bateu aqui agora é pq Anime/mangá faz tanto sucesso na França? Isso é algo já sei um tempo mas nunca me perguntei o porquê disso, tem algum motivo especial ? Hahh queria que no Brasil fosse tão famoso quanto.
Desde quando o povo da França gosta de mangá? 🤣🤣🤣🤣🤣
É o seugundo maior mercado de mangás do mundo, só perde pro Japão.
Você nunca se perguntou porque tanto mangaká e estúdios participam de eventos na França?
” A editora batia na tecla de que Kimetsu era um bom shonen e que não merecia a recepção que teve.”
Se vê que lá [na Franca] tem gente que entende de mangás, já aqui… tanto lançamentos bosta e Kimetão, nada!
Não gostei do manga. Mas até gostei do anime(ção).
Só na espera para lançar aqui no Brasil, vai vende igual água também