Um grande sucesso que rendeu diversas e diversas light novels, mangás e todo tipo de obras derivadas. Vem conhecer um pouco mais sobre a franquia “Re: Zero”
Publicado originalmente em 31/08/2017
Última atualização em: 04/10/2021
No ano de 2016, o mundo conheceu Re:Zero, por meio de uma animação que chamou muito a atenção do público em seus vinte e cinco episódios. O anime é uma adaptação de uma série de light novel (livros) de mesmo nome escrita por Tappei Nagatsuki e ilustrado por Shinichirou Ootsuka, que começou a ser publicada no Japão em 2014 pela editora Media Factory.
Em Re:Zero acompanhamos o jovem Subaru Natsuki que, de repente, acaba indo parar em um mundo alternativo, onde ele conhece uma linda garota de cabelos prateados e, ao ser salvo por ela, ele começa a desejar protegê-la a todo custo, mas o fardo que ela carrega é maior do que ele pode imaginar. Eles enfrentam o feroz ataque de monstros, traições, violência irracional… e, por fim, a morte. Subaru promete derrotar qualquer inimigo, qualquer destino, tudo para protegê-la. E assim, o pobre garoto sem poder algum obtém o “Retorno da Morte”, uma habilidade única que permite ao usuário voltar no tempo ao morrer. Usando esse poder, o passado é perdido e as memórias são reescritas. Só que esse poder não é tão bom quanto parece…
Além do anime, a obra original também ganhou algumas adaptações em mangá e obras outras como artbooks e databooks. A postagem de hoje visa apresentar a vocês um pouco mais de Re:Zero, mostrando as diversas publicações impressas da franquia. Não se pretende aqui listar tudo o que saiu (visto a existência, por exemplo, de diversos livretos distribuídos em eventos específicos no Japão), mas sim levantar o apanhado geral.
Vejamos em detalhes^^.
LIGHT NOVELS
Re:Zero – Começando uma Vida em Outro Mundo – (NewPOP)
Esta é a obra original que deu origem a toda a franquia Re: Zero. Ela é de autoria de Tappei Nagatsuki e possui ilustrações de Shinichirou Ootsuka, e está em publicação no Japão desde janeiro de 2014 pela editora Media Factory. Até o momento 27 volumes foram publicados. A obra vem fazendo um sucesso interessante e após a adaptação em anime acabou se tornando conhecida mundo à fora.
Antes de iniciar a publicação, porém, o autor lançava a obra na Internet e o faz ainda hoje, que serve como rascunho para a versão oficial. Muitos dos spoilers que você vê em sites por aí advém dessa versão, porém os acontecimentos são diversos e não servem muito para você saber de verdade o que acontecerá depois, pois Nagatsuki faz melhorias e até troca de personagens (acontecimentos que ocorrem com um, ele faz acontecer com outros).
Pelas declarações do autor, a obra deverá ter 11 arcos narrativos no total. Atualmente, no Japão, ela está no sétimo arco. No Brasil, a light novel é publicada pela editora NewPOP desde setembro de 2017 e atualmente 16 volumes foram publicados, com o 17 previsto para o final de outubro.
Re:Zero Ex (NewPOP)
Essa light novel nasceu originalmente de capítulos que apareceram no meio dos arcos centrais da versão de Internet de Re:Zero e que foram excluídos da versão impressa. O primeiro volume teve como foco a relação entre a Crusch Karsten e o Ferris. Já os volumes 2 e 3 se focaram na história de Thearesia e o Wilhelm van Astrea. O quarto volume se foca em Julius e acontece nos momentos anteriores ao início da Seleção Real. E o quinto se foca na Priscila.
Como fica claro, todos os volumes exploram coisas que são citadas na light novel original, mas que aconteceram no passado e não são dados grandes detalhes sobre eles ou são contados de forma bastante simplificada. Então, é um prato cheio para quem deseja conhecer mais sobre esses personagens.
Re:Zero possui cinco volumes até o momento no Japão. No Brasil, a obra foi licenciada pela editora NewPOP e deve começar a ser publicada em 2022.
Re:Zero Tanpenshuu (inédito no Brasil)
Também chamado de Re:Zero Short Stories, essa light novel trata-se de uma coletânea de histórias curtas envolvendo os personagens da série principal. Atualmente possui 6 volumes publicados no Japão.
A maioria dos contos eram originalmente epílogos ou historietas entre arcos na versão para internet. Inclusive, a obra principal vez ou outra faz referências a acontecimentos dessas histórias aqui e ali. Por exemplo, no volume 4 da light novel, Subaru menciona um certo acontecimento entre os arcos 2 e 3 com uma tal de Liliana que a gente não viu acontecer. O tal acontecimento é narrado em uma das histórias de um dos volumes do Tanpenshu.
Re:IF (Inédito no Brasil)
De Nagatsu Tappei com ilustrações de Shinichirou Ootsuka. 1 volume. Essa obra é uma light novel de 290 páginas que conta uma realidade alternativa na qual Subaru escolheu a Rem quando ela se declarou a ele. É conhecida pelos fãs como Re:Zero “E SE”.
Embora seja algo que muitos fãs desejem, é importante saber que esse volume NÃO FOI VENDIDO DE FORMA AVULSA no Japão. Ele veio junto à coleção do Bluray do animê e isso causa um empecílho burocrático, não devendo ser possível (ou devendo ser muito difícil) negociá-lo e lançá-lo no Brasil algum dia.
MANGÁS
Re: Zero – Capítulo 1: Um dia na Capital (Panini)
De Daichi Matsuse. Re: Zero Capítulo 1: Um dia na Capital foi publicado no Japão entre 2014 e 2015 pela editora Media Factory e foi concluído em um total de 2 volumes. Esse mangá adapta o primeiro arco da light novel original apresentando a chegada de Subaru ao novo mundo, o encontro dele com Emília e a descoberta do “poder” de Retorno da Morte.
Para quem não sabe, o primeiro arco compreende apenas o primeiro volume da light novel, que fecha com a derrota de Elsa e outros detalhes. Para quem só viu o anime, esse mangá apresenta o conteúdo dos episódios 1 a 3 da primeira temporada.
Essa adaptação em mangá é bem ruinzinha, com o autor não conseguindo passar quase nada da emoção da obra original, com as expressões do Subaru sendo estranhas, além de diversas outras coisinhas em termos de narrativa e quadrinização. Até mesmo uma cena importante do final do arco não existe nesse mangá.
No Brasil, o título foi publicado na íntegra pela editora Panini no ano de 2018.
Re: Zero – Capítulo 2: Uma Semana na Mansão (Panini)
De Makoto Fugetsu. Re: Zero – Capítulo 2: Uma Semana na Mansão foi publicado no Japão entre 2015 e 2017 pela editora Square Enix, sendo concluído em um total de 5 volumes. Esse mangá adapta o segundo arco da light novel, no qual Subaru se hospeda na mansão de Emília, conhece Rem e Ram e os demais moradores da Mansão Roswaal. A obra compreende a história até o confronto das bestas mágicas da floresta, possuindo algumas histórias extras inéditas.
O segundo arco das light novel compreende os livros 2 e 3. Para quem só viu ao anime, trata-se do conteúdo apresentado entre os episódios 4 a 11. Esse mangá é bem melhor do que o outro, pois Fugetsu consegue extrair bem a essência da série, ao mesmo tempo que coloca algo próprio e único.
A obra foi publicada na íntegra pela editora Panini entre setembro de 2019 e maio de 2020.
Re:Zero – Capítulo 3: A Verdade de Zero (Panini)
De Daichi Matsuse. Re: Zero – Capítulo 3: A Verdade de Zero começou a ser publicado em 2015 na Comic Alive, da Media Factory, e foi concluído em 2020 em um total de 11 volumes. Esse mangá adapta o terceiro arco da light novel, começando após a derrota das bestas mágicas da flores. Ou seja, ele abrange o Retorno à Capital, passando pela reunião da seleção Real, a luta contra a baleia branca, o enfrentamento com o Preguiça, etc.
O terceiro arco compreende os livros 4 a 9 da light novel. Para quem só viu o anime, é o conteúdo dos episódios 12 a 25 da primeira temporada e do primeiro episódio da segunda temporada.
No Brasil, o mangá começou a ser publicado pela Panini em agosto de 2020 e atualmente 7 volumes foram publicados. O oitavo está previsto para outubro.
Re:Zero – Capítulo 4: O Santuário e a Bruxa da Avareza (Inédito no Brasil)
De Aikawa Yu e Atori Haruno. Começou a ser publicado em setembro de 2019 na revista Comic Alive, da editora Media Factory e até o momento teve quatro volumes lançados. Esse mangá adapta o quarto arco da light novel original, compreendendo a ida de Subaru e Emília para a o Santuário, o aparecimento de Echidina, das outras bruxas, etc. Esse é o conteúdo apresentado a partir da segunda temporada do anime.
Vale mencionar que, ao contrário dos mangás anteriores, em que uma mesma pessoa ficou responsável pelo roteiro e pela arte, o Capítulo 4 possui uma pessoa responsável pela adaptação do roteiro e outro pela arte.
Re:Zero Anthology Comics (Inédito no Brasil)
Antologia em mangá de histórias curtas da franquia Re: Zero, feita por diversos autores. Possui 3 volumes até o momento, o primeiro lançado em junho de 2016, o segundo em setembro de 2017 e o terceiro em março de 2018.
Re:Zero – Serenata de Amor do Diabólico Espadachim (Inédito no Brasil)
De Tsubata Nozaki. Completo em 4 volumes no Japão, esse mangá adapta os volumes 2 e 3 da light novel Re: Zero – Ex, contando sobre o passado do Wilhelm.
Os volumes foram lançados no Japão em junho de 2019, fevereiro de 2020, setembro de 2020 e julho de 2021.
Re:Zero – Laços Congelados (Inédito no Brasil)
De Minori Tsukahara. Completo em 3 volumes no Japão, esse mangá adapta, de forma cômica, o especial Re:Zero The Frozen Bond (Laços Congelados). Ele conta a história do passado de Emília, na ocasião do primeiro encontro com o Pack.
Ele foi publicado no Japão pela editora Square Enix e os volumes saíram em setembro de 2020, fevereiro de 2021 e agosto de 2021.
OUTROS
Re zero – Re: Zeropedia (NewPOP)
De Nagatsu Tappei com ilustrações de Shinichirou Ootsuka. 1 volume. Databook comentando os três primeiros arcos da light novel. Dentre outras coisas, o volume também apresenta uma nova história curta…
Publicado no Japão em outubro de 2016, o título foi licenciado no Brasil pela editora NewPOP e tem previsão de lançamento para 2022.
Re: Zero Visual Commentary (Inédito no Brasil)
1 volume. Fanbook da primeira temporada da adaptação em anime. O livro possui descrição dos personagens, guia de episódios, lista de dubladores, entrevistas com os produtores, etc.
Re:Zero Art Works Re:BOX (NewPOP)
De Shinichirou Ootsuka. Primeiro artbook do ilustrador das novels de Re: Zero contendo diversas imagens da série. A obra, na verdade, vem em um verdadeiro conjunto para colecionadores, dentro de um box, contendo ainda duas light novels com historietas nunca antes compiladas em volumes.
Re:Zero Art Works Re:BOX foi licenciado no Brasil pela editora NewPOP e foi lançado em novembro de 2019.
Re:Zero Art Works Re:BOX 2 (Inédito no Brasil)
De Shinichirou Ootsuka. Segundo artbook do ilustrador de Re:Zero. Está previsto para ser lançado no dia 24 de dezembro de 2021 no Japão. Assim como o primeiro artbook virá em um box para colecionadores. Além do livro, virá junto uma light novel com histórias extras inéditas.
Re: Zero Animation Illust Works -Re:START- (Inédito no Brasil)
Artbook contendo diversos desenhos feitos para o animê de Re: Zero.
Re:Zero Art Fan Book (Inédito no Brasil)
5 volumes. Os Art Fan Books tratam-se de livretos colaborativos feitos por diversas artistas. Foram publicados um em 2016, um em 2017, um em 2018, um em 2019 e um em 2020. A versão de 2018 saiu primeiramente no Comiket 94 e ela possui arte de um dos desenhistas de um dos mangás. A versão de 2019 saiu primeiro no Comiket 97 e a ilustração de capa é de Tsubata Nozaki, responsável pelo mangá Serenata de Amor do Diabólico Espadachim.
Essa foi uma postagem da nossa série Guia de Franquias. Para quem conhece, nessa série buscamos listar todas ou pelo menos a maioria das obras impressas de uma dada franquia. Você pode conferir todas, clicando aqui.
NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS
Tem muito Re:zero If bom que ainda nem foi adaptado em novel.
Eu n entendo a sequencia de Re:zero, queria mt comprar mas fico perdido kkkk
como assim?
Re:Zero volume 1>2>3>4>5>6>7>8>9 e assim por diante…
Re: IF kara hajimeru isekai seikatsu, infelizmente creio que nunca será lançado aqui no Brasil.
[…] Confira nosso guia da franquia Re: Zero e veja todas as obras existentes. […]
[…] Você pode conferir todas as obras existentes da franquia Re: Zero ao clicar aqui. […]
Espero que Re:Zero venda bem pra NewPop trazer outros volumes da série, que nem fez com Madoka Mágica
se for um sucesso, eu prevejo newpop trrazendo tudo, igual fizeram com MADOKA.
Tem muito material de Re:zero lá no japão, se a novel vender bem (e tem tudo para que sim) pode ser que a New Pop traga mais coisas para cá. Seria interessante algo fora do padrão mangá/novel, como um artbook desses. Acho que até para o próprio catálogo da NP seria algo novo.
Eu torço bastante que Re:zero EX seja publicado também, principalmente por causa do volume 2 que conta mais da história da Thearesia e Wihelm.
De qlq maneira estou animado para o lançamento da novel e espero que dessa vez a New Pop não venha com as mesmas falhas grotescas de revisão igual Fate/Zero.
Amooo demais esse anime!! Já ate fiz cosplay! É uma ótima indicação ❤