Mangá Aberto: “A Noite Além da Janela Triangular”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre A Noite Além da Janela Triangular, mangá lançado em dezembro de 2022 pela editora NewPOP.


DETALHES SOBRE A OBRA


A Noite Além da Janela Triangular é um mangá de autoria de Tomoko Yamashita e foi publicado no Japão entre 2013 e 2021 na Magazine Be x Boy, da editora Libre Shuppan, tendo seus capítulos compilados em um total de 10 volumes. A obra teve uma adaptação em anime exibida entre outubro e dezembro de 2021.

No Brasil, o mangá foi anunciado pela editora NewPOP no dia 28 de janeiro de 2022 e começou a ser publicado em dezembro do mesmo ano no selo Pride da editora.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


Sobre a edição brasileira, ela veio no formato 13 x 18 cm. Para quem não conhece os tamanhos, é um formato pocket, um pouco maior que As Flores do Mal, Devil Ecstasy, Uma Vida Imortal e Happiness, mas menor que Fruits Basket Edição de Colecionador, InuYasha Wideban, Dead Dead Demon’s Dededede Destruction, dentre outros.

O acabamento do mangá é em capa cartão simples, e o papel usado no miolo é offset 90g. O papel offset é aquele papel branco usado normalmente em cadernos e é o que a NewPOP mais usa em seus mangás. São 210 páginas ao todo, sendo duas delas coloridas, logo no início do mangá. Essas páginas são em papel couchê (aquele “que parece plástico”).


CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A capa da edição brasileira possui a mesma ilustração da versão original japonesa, mas ela é mais limpa. No original, o título perpassa a ilustração, enquanto na versão brasileira ele foi alocado na parte de baixo. Ficou bem bom.

Em termos de acabamento, ela é uma capa padrão de mangás em capa cartonada, não tendo nada de especial, o que – como sempre dizemos – não é um demérito, é apenas uma característica. Entretanto, vale uma crítica sobre a falta de sobrecapa no mangá. A maioria dos BL’s do selo Pride estavam vindo com esse item, então ele não ter é um retrocesso nesse sentido.

A quarta-capa (a parte de trás do mangá) é bem simples, mas tem uma sinopse, o que eu considero muito importante para os consumidores de lojas físicas, então está aprovado.

A lombada também é simples, bastante simples, na verdade, não possuindo nenhuma imagem e nada que a a destaque. Não sei se gostei da cor verde usada nela. Para mim, seria melhor se ela fosse preta como a capa e quarta-capa e o título estivesse nas mesmas cores, daria um aspecto de harmonia melhor.

Falando em harmonia, talvez vocês tenham notado que o selo Pride aparece diferente na capa. O selo costuma ser colorido (como está na lombada e na quarta-capa), entretanto na capa ele está em branco. Segundo a editora isso se deve a questões estéticas. Foi uma boa decisão, na minha opinião, pois ficou bem harmônico. Só fico me perguntando se não seria melhor deixá-lo assim também na lombada e na quarta-capa.


CAPAS INTERNAS


As capas internas (a parte de trás da capa e da quarta-capa) não possuem nada, entretanto foram colorizadas. Particularmente, acho um desperdício total de tinta. Na minha opinião, se não tinha nada para colocar ali, deixasse em branco e estava de boa.

Eu sei que tem gente que não gosta das capas internas em branco, sem nada, mas ser colorido sem ter ilustração é o mesmo que não ter nada, é o mesmo que estar em branco, com o diferencial de ter um gasto de tinta extra, sem necessidade. A NewPOP sempre faz isso em seus mangás e eu não entendo o motivo.


OUTROS TÓPICOS


Se você viu a postagem sobre O Florescer do Amor e/ou Sayonara, Futebol, reconhecerá todas as palavras a seguir, pois iremos nos repetir aqui. De um maneira geral, eu achei o acabamento do mangá bom. A encadernação é muito boa como a maioria dos mangás da editora, permitindo que a gente leia e folheie o mangá sem qualquer problema, sendo também bem levinho e não cansando as nossas mãos.

Para melhorar faltou uma sobrecapa como os demais BL’s do selo Pride (como já comentei antes), mas para um mangá básico está ok ser só capa cartão. De igual modo, eu também preferia um papel de cor creme (melhor para leitura) mas tudo bem também.

Em relação ao texto, eu achei ele muito bom, bastante fluído e sem aqueles engasgos de português comuns em obras da editora. Também não notei erros de revisão.


E UMA CONCLUSÃO


Em suma, a edição brasileira é daquelas bem básicas, do padrão da NewPOP. Como sempre dizemos, não tem muito mais o que falar sobre isso, pois é um tipo de qualidade que é comum a quase todos os produtos da editora. Já o preço, ele é R$ 34,90, o que é um valor extremamente alto. E como são 10 volumes acaba sendo dispendioso no total (mesmo que a NewPOP demore em sua publicação como é seu costume). Só valeria a pena se a história fosse boa.

A história é boa? Amigos, a história é muito boa. A premissa (dois homens trabalhando como exorcistas) parece boba e genérica, mas os personagens são bem carismáticos e a narrativa consegue prender bem a atenção, com um bom humor e uma trama sobrenatural, mesclando entre o leve e o sombrio. É um mangá que eu não dava nada e que me surpreendeu bastante.

Eu só não indico para quem tem uma certa fobia!!!! Homofobia? Não, não, ESPECTROFOBIA. O mangá pode fazer você ficar com mais medo de fantasmas ainda… Então, se esse não é seu caso, eu recomendo o mangá, sim.


Ficha Técnica


Título Original: さんかく窓の外側は夜
Título: A Noite Além da Janela Triangular
Autor
: Tomoko Yamashita
Tradutor: Erika Yuriko Tanaka
Editora: NewPOP
Número de volumes no Japão: 10 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em publicação)
Dimensões: 13 x 18 cm
Miolo: Papel offset 90g
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 210
Classificação indicativa: 16 anos
Preço: R$ 34,90
Onde comprar: Amazon

Sinopse: “Como eu disse, Mikado, isso é o destino.” “Exorcismos costumam ser tão eróticos e gostosos assim? F-foi muito b-bom…” Mikado é funcionário de uma livraria e tem a habilidade de ver coisas macabras. O exorcista Hiyakawa enaltece muito essa habilidade e força Mikado a formar uma dupla com ele. Apesar de Hiyakawa ser um poderoso exorcista, lhe falta empatia e habilidades sociais. Por isso, Mikado acaba tendo bastante trabalho, sendo forçado a servir chá e “ler as entrelinhas”. Em meio a isso, eles se deparam com um caso de assassinato e… Esta é a história espiritual de uma dupla nada convencional!


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



%d blogueiros gostam disto: