Memória: o tortuoso caso do volume final de “Kingdom Hearts II”

Relembre

Dentro em breve, o mangá Kingdom Hearts II será concluído no Brasil pela editora Panini. A edição que veio a um preço surreal de R$ 179,90 não foi a primeira da obra no Brasil, porém. Se a nova edição quase ninguém pode comprar, a edição antiga também teve seus contratempos. Hoje, iremos relembrar esse caso…

***

Em junho de 2017, o mangá Kingdom Hearts II chegava ao seu final no Brasil, mas não sem problemas. A publicação do décimo e último volume esteve lotado de incertezas e informações conflitantes, mas tudo isso começou com o volume 9. Ou até antes disso.

Para quem não lembra, após um tempo de especulações, a editora Abril começou a publicar os mangás de Kingdom Hearts em 2013. Vieram todos os mangás feitos por Shiro Amano existentes na época, a série original, o 358/2 dias, o Chain of Memories e o Kingdom Hearts II. A Abril era uma das maiores editoras do ramo dos quadrinhos, mas não publicava mangás, mesmo assim o lançamento seguiu sem grandes percalços nas publicações, até que chegou junho de 2015.

KINGDOM HEARTS II © DISNEY ENTERPRISES, INC. 2006/ DEVELOPED BY SQUARE ENIX/SHIRO AMANO

Naquele mês, daquele ano, a editora Abril publicou o nono volume de Kingdom Hearts, mas o fez desfalcado de alguns capítulos que compunham o número original japonês. Segundo o que a editora explicou depois, a empresa não teria recebido da Disney/Square Enix o restante dos capítulos e resolveu lançar o volume 9 mesmo assim O_o. Como resultado, houve um desalinhamento no ajuste dos capítulos dos volumes e havia uma preocupação por parte dos fãs de que a editora lançasse o volume final sem todos os capítulos.

Isso porque em 2016, quando perguntada sobre o lançamento do volume 10 (que havia saído no Japão em agosto de 2015), a editora comentou que estava aguardando o envio de alguns novos capítulos para poder lançar o número com pelo menos 130 páginas, o que não completaria todos os capítulos existentes.

Nos comentários da publicação, um dos editores da Abril comentava sobre a situação e confessava que nem sabia qual era o capítulo final do mangá.

Em fevereiro de 2017, porém, houve um alento momentâneo, pois o site Planeta Gibi (que possuía uma estreita relação com a editora Abril e que era basicamente a única fonte de informação de obras da empresa) havia noticiado que o volume 10 do mangá seria publicado no primeiro semestre daquele ano e, segundo ele, a edição teria 230 páginas e contaria com os capítulos 63 a 67, além do epílogo e capítulo extra. Pouco mais de um mês depois, entretanto, a informação foi atualizada e o Planeta Gibi dizia que o mangá teria 11 volumes por aqui, dividindo os capítulos que faltavam entre os números 10 e 11.

Na época, o BLOG BBM entrou em contato com o Planeta Gibi para saber mais sobre essa história de onze volumes e o site reportou que a editora Abril havia enviado a eles o checklist contendo essa informação. Então, de fato, era uma informação oficial e que causava certa preocupação nos fãs.

KINGDOM HEARTS II © DISNEY ENTERPRISES, INC. 2006/ DEVELOPED BY SQUARE ENIX/SHIRO AMANO

MAS isso não se concretizou e provavelmente a última notícia deveria ser uma informação desatualizada que a editora enviou por engano. Em maio de 2017, a Abril divulgou a capa do volume 10 de Kingdom Hearts II e ele era o volume final de verdade, com 320 páginas e todos os capítulos que faltavam. Viria mais caro que o padrão, o que causou reclamação entre os fãs, obviamente, mas o volume saiu em junho daquele ano, encerrando os dilemas da publicação de Kingdom Hearts no Brasil… Bem, pelo menos até a editora resolver relançar a série inteira, mas isso é uma outra história…


Memória é a nossa postagem de curiosidades em que buscamos relembrar algum fato, episódio ou época do passado do nosso mercado de mangás. Você pode conferir todas as postagens dessa série clicando aqui. Para ver outras curiosidades em geral, clique aqui.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



2 Comments

  • Thiago Moreira de Oliveira Pessoa

    Me impressiona quanto esta história fraca ao meu ver, consegue causar tanto problema de publicação no Brasil; Mas uma coisa é fato, fiz muito dinheiro extra com esses problemas causados pela Abril, comprava em bancas aqui no Norte e revendia as “raridades” na internet

    • LUCAS SANTANA

      A história do mangá é fraquíssima mesmo, da até dó de quem resolveu experienciar a história exclusivamente pelo mangá

Comments are closed.

%d