Mangá Aberto: “Insones: Caçando Estrelas Depois da Aula”

Veja como está o mangá

Mangá Aberto é uma nova coluna de resenhas aqui do blog em que mostraremos a edição física de um mangá, geralmente um lançamento. O nome advém de um antigo blog em língua espanhola que fazia exatamente isso^^.

A ideia é apresentar aos leitores exclusivos do blog o que já fazemos em nossas redes sociais, mostrar fotos do mangá acrescentando alguns detalhes sobre as obras e opiniões. A postagem de hoje será sobre a edição brasileira de Insones: Caçando Estrelas Depois da Aula, mangá lançado no Brasil pela editora Panini em maio de 2023.


DETALHES SOBRE A OBRA


Insones: Caçando Estrelas Depois da Aula é um mangá de autoria de Makoto Ojiro e começou a ser publicado no Japão em 2019 na revista Big Comic Spirits, da editora Shogakukan, e ainda está em andamento, atualmente com 12 volumes publicados e com o 13º previsto para o dia 12 de junho de 2023. A obra ganhou uma adaptação em anime que está indo ao ar neste momento.

No Brasil, o mangá foi anunciado pela Panini  no dia 1º de março de 2023, por meio de uma live em seu canal no Youtube, e começou a ser lançado em maio de 2023. Será publicado um volume novo por mês.


FORMATO DA EDIÇÃO BRASILEIRA


A edição brasileira de Insones veio no formato 13,7 x 20 cm. Para quem não conhece as dimensões, trata-se do tamanho padrão da maioria dos mangás da editora Panini. Então se você tem algum mangá da empresa provavelmente ele é do mesmo tamanho.

A obra vem em capa cartão simples (sem orelhas, sem sobrecapa) e o papel utilizado no miolo é o offwhite. Ao todo são 192 páginas, todas em preto e branco.


CAPA, QUARTA-CAPA E LOMBADA


A capa da versão brasileira segue a mesma ilustração da versão japonesa e, no todo, acho uma capa bem bonita, com várias cores em destaque, a depender de onde você olhar.

Em termos de acabamento, ela é uma capa cartão simples (não tem orelhas, não tem sobrecapa), como a maioria dos mangás publicados no Brasil, não tendo nenhum detalhe adicional.

A ilustração da capa mostra o clube de astronomia e ela continua na lombada e chega na quarta-capa, dando uma visualização maior do “ambiente principal” da obra.

Sobre a lombada em si, eu achei ela simples, não sendo nem bonita, nem feia. Já a quarta-capa, achei bem feita com a sinopse centralizada colocada pela editora e os demais elementos também dessa forma. Gostei.


CAPAS INTERNAS


As capas internas possuem um fundo preto (simulando o espaço?) com uma constelação. Em uma ainda há o título do mangá, em outro não há nada. Particularmente não gostei. Entre ter isso e não ter nada, melhor, nada.


PAPEL E ACABAMENTO


O papel utilizado no miolo é o offwhite. Trata-se de um papel de cor creme-acinzentada usada pela Panini na maioria dos seus mangás desde a segunda metade de 2018. É um papel bom para a leitura, mas muita gente não gosta, pois acha que se parece com papel jornal.

De minha parte, eu achei o papel de Insones bom, embora tenha um pouco de transparência nas páginas aqui e ali, mas não é algo que chegue a atrapalhar a experiência de leitura.

Em termos de acabamento, eu considero ele só Ok. A encadernação é boa (permite ler e folhear o mangá sem engasgos), mas no todo o produto é só ok, não é ruim, não é muito bom, é só o produto normal. E não tem nada de errado nisso em si, pois o mercado precisa de produtos mais básicos. O problema é que a economia brasileira dos últimos anos fez com que o básico custasse quase R$ 40,00…


TEXTO


Em relação ao texto, ele é um padrão da Panini, então irei escrever o mesmo que disse na resenha de Canções da Noite. Ele é bem adaptado, coerente e coeso, mas peca por ter elementos da língua japonesa em meio ao português que não precisariam estar ali.

Não notei erros de revisão.


 A HISTÓRIA E UMA CONCLUSÃO


Insones: Caçando Estrelas Depois da Aula conta a historia de dois estudantes que não conseguem dormir à noite e resolvem usar a sala do clube de astronomia da escola para poderem dormir, visto que o local é bem silencioso.

A obra é uma história simples de cotidiano escolar em que vemos o desenrolar dos momentos dos dois jovens na escola (como um deles sendo mal visto por seu mau humor causado pela insônia), um gato que aparece no local, a enfermeira (?) do colégio, dentre outras coisas.

É uma narrativa bem tranquilizadora e calmante – sem uma trama grandiosa por trás – daquelas que você pega para ler e consegue relaxar com o que está acontecendo. Existe um conflitozinho, mas não chega a atrapalhar a experiência relaxante do mangá.

Provavelmente não é um título que agradará todo mundo, mas é um mangá que – pela leitura do volume 1 – eu recomendo para quem gosta de histórias escolares e relaxantes. Claro, tudo pode mudar do volume 2 em diante? Pode, mas por esse volume 1, a historia realmente me agradou.


Ficha Técnica


Título Original: 君は放課後インソムニア
TítuloInsones: Caçando Estrelas Depois da Aula
Autor
: Makoto Ojiro
Tradutor: Natália Rosa
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 12 (ainda em andamento)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em andamento)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel offwhite
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 192
Classificação indicativa: 14 anos
Preço: R$ 37,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini

SinopseAs noites em que você não consegue dormir com certeza têm um significado. Ganta Nakami, um colegial que tem insônia, encontra Isaki Magari, uma garota que sofre do mesmo problema, tirando um cochilo depois da aula no observatório da escola, que fora transformado em depósito. Então ambos compartilham esse segredo, e começam uma curiosa amizade. Agora, não estão mais sozinhos nas noites longas e sofridas em que não conseguem dormir. Ambientado em Noto, esta é a história das noites de adolescentes colegiais insones.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



1 Comment

  • Adoro essa coluna e tenho uma sugestão: Com o tempo as histórias se desenvolvem pra melhor ou pior, assim como suas edições passam por alterações (transparência, gramatura do papel, etc). Seria interessante um “mangá aberto” sobre uma obra que você acompanha e já está há um tempo no mercado, talvez um ano depois do início da coleção?

    Não imagino que sejam muitos conteúdos dado o volume de lançamento e preço (chocante como o mercado mudou tanto), mas além de conhecermos um pouco mais sobre o desenvolvimento de forma geral, como a edição está é também um fator decisor para novas coleções. Com o investimento crescente em reimpressões, suas análises são sempre on point. Nem extensas e cheia de spoilers, nem rasas como um unboxing, simplesmente ótimas e instigantes.

    Bem, de toda forma, parabéns pelo trabalho com a BBM, sucesso!

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading