Resenha: “Mabataki Yori Hayaku!! #01”

Mangá desconhecido daqueles…

Quando a Panini anunciou que publicaria no Brasil o mangá Mabataki Yori Hayaku!! praticamente ninguém o conhecia, mesmo sendo um mangá da Shueisha (a maior editora japonesa de quadrinhos). Ocorre que era um título recente, com pouquíssimos volumes lançados e com um esporte como temática (o Karatê), o que tornava realmente desconhecido e uma total incógnita sobre o porquê de seu lançamento.

Particularmente, faço parte do time que gosta bastante quando mangás mais desconhecidos aparecem, pois eles podem trazer pérolas escondidas e que dificilmente saberíamos da existência se não fosse a publicação da obra no Brasil. Isso foi o que aconteceu recentemente com As Incertezas de Sumi Izumi e com A Bruxa Noturna (ambos da editora Mythos) que não conhecíamos e se mostraram títulos excelentes, e também com Mabataki Yori Hayaku!!.

Mabataki Yori Hayaku!! é de autoria de Kazuki Funatsu (um autor que se dedica mais a obras eróticas) e começou a ser publicado em março de 2020 na revista Ultra Jump, da editora Shueisha, e ainda segue em andamento atualmente com 9 volumes publicados.

A obra acompanha a jovem Himari Konahai, uma adolescente muito tímida, com problemas de comunicação, e que é bastante desastrada, ao ponto de ser chamada de lerda e sonsa pelas pessoas à sua volta. Desejando mudar, um dia ela é salva por uma garota mais velha e, sem saber o nome dela, decide entrar para a mesma escola dessa menina.

E, já nessa escola, quando ela vê essa menina um dia, ela decide ir atrás dela para agradecer, mas o que ela não esperava é que a garota a quem perseguiu não era a mesma que a salvou. Pior, a garota termina sem querer entrando para o clube de Karatê da escola, esporte ao qual ela nunca havia praticado na vida. A partir daí veremos a garota tímida buscando lutar, buscando se tornar mais forte, para deixar de ser tímida, para deixar de ser desastrada, etc, etc, etc, etc.

Embora seja um mangá de temática esportiva e que vai te explicar os detalhes de como é a modalidade (no caso, o Karatê tradicional), a obra começa, se desenvolve e ganha o leitor com um clima de vida cotidiana misturada com humor.

Seja por identificação com a protagonista, seja por apreciar os eventos hilários em que Himari se meterá, todos os leitores se sentirão presos pela história e pela atmosfera gerada nela desde o primeiro capítulo. O mangá te pega de um jeito que você se pergunta o porquê de isso não ser famoso. Ele segue muito bem a cartilha das obras escolares com protagonistas desastradas, de modo que em pouco tempo ele vicia e você deseja acompanhar a personagem principal mais e mais.

Diferente de muitos mangás esportivos em que temos desde o começo uma preocupação máxima com os campeonatos estudantis, em Mabataki a história está mais na apresentação do esporte e na tentativa de não fechar o clube, visto que havia poucos integrantes.

Na verdade, a grande diferença desse mangá é mais a parte da comédia e da vida cotidiana mesmo, pois todo ele está envolto nisso. É uma história de vida escolar (com muito humor) integrada com o esporte.

Nisso, o desejo da protagonista de mudar acaba sendo algo crucial, pois sua luta envolve justamente uma “luta”, um esporte de combate. Não sabendo nada de nada, ela começa a aprender do mais básico, como se estivesse caminhando aos poucos, e sempre cometendo erros hilariantes…

A gente não sabe como o mangá irá se desenvolver do volume #02 em diante. Existe uma questão colocada no volume inicial que deve servir de conflito nos números posteriores, mas mesmo isso é algo que não dá para afirmar o quanto será importante.

Acerca da protagonista, é provável que, no decorrer da trama, Himari Konahai seja uma daquelas garotas prodígio? Talvez, embora no primeiro volume ela não saiba de quase nada no esporte, a história deixou um ponto que pode servir justamente para isso, mas igualmente não dá para prever.

O que podemos falar com toda a certeza é que o primeiro volume do mangá foi realmente muito bom, daqueles que te prende de verdade e eu recomendo para todo mundo. Podem ir sem medo, pois esse volume inicial é sensacional, é legal demais.


Ficha Técnica


Título Original: 瞬きより迅く‼
Título: Mabataki Yori Hayaku!!: Num Piscar de Olhos
Autor
: Kazuki Funatsu
Tradutor: Luis Libaneo
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 9 (ainda em publicação)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em publicação)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel Offwhite 66g
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 220
Classificação indicativa: 14 anos
Preço: R$ 36,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini

SinopseEste “mangá de luta” foca em Himari Kohanai, uma estudante de 15 anos bem desastrada e que não consegue fazer nada direito. Ela anseia mudar seu jeito ao entrar no colegial mas acaba falhando repetidas vezes. Porém, Himari irá fazer tudo para se aproximar da pessoa que ela admira…


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



1 Comment

  • O cara faz obra erótica, mangá de karatê e mangá sobre curry, com 49 vols. Totalmente aleatório

Comments are closed.

%d