Resenha: “Superman vs Comida: As Refeições do Homem de Aço”

A super-comida do super-herói

Superman VS Comida: As Refeições do Homem de Aço é um mangá de autoria de Satoshi Miyakawa e Kai Kitagou e foi pré-publicado no Japão entre junho de 2021 e junho de 2022 na revista Evening, da editora Kodansha, tendo seus capítulos compilados em um total de 3 volumes.

Obra é uma parceria da DC (dona da franquia do extraterrestre de Krypton) com a editora Kodansha e mostra as idas e vindas de Clark Kent ao Japão apenas para se deliciar com as incontáveis e saborosas iguarias nipônicas…

No Brasil, o mangá foi anunciado pela Panini em janeiro de 2023 e começou a ser lançado no final de setembro. De posse do primeiro volume, viemos comentar um pouco sobre ele.

No Japão, é bastante comum obras que se focam em mostrar personagens indo comer e o modo como eles saboreiam e desfrutam dos pratos apresentados. Há obras de diversas tipos, alguns exclusivamente com foco na culinária e outros misturando gêneros. Independente de qual for, nelas existe toda uma preparação do ambiente e é mostrado um conhecimento sobre os locais, sobre as comidas, sabores, etc.

Muitas dessas obras chegaram ao Brasil, sejam em mídia impressa, seja em audiovisual. Por meio dos animes nós tivemos obras como Ramen Daisuke Koizumi-san e Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill, disponíveis no Brasil pela Crunchyroll. E também tivemos a produção live action Samurai Gourmet, exibido pela Netflix. Em relação a mangás, o primeiro representante a sair no Brasil foi Gourmet, que veio pela Conrad em 2009 e foi relançado pela Devir em 2020.

Superman VS Comida faz parte desse tipo de obra em que o objetivo é mostrar os diferentes pratos e a apreciação dos sabores. Desse modo, toda a história do mangá se resume a vermos Clark Kent (em seu traje de Super Homem) indo ao Japão e se deliciando com as comidas de lá.

Assim, cada capítulo do mangá é fechado em si mesmo, com um começo, meio e fim. Temos uma situação-base (uma pausa para o almoço no Planeta Diário, uma fome após uma reunião com a Liga da Justiça, etc) e ela leva o super herói a viajar o mundo apenas para comer no Japão.

A partir daí acompanhamos, em cada capítulo, o personagem fazendo caras de prazer por cada comida, achando cada prato mais delicioso do que o outro e se sentindo satisfeito com suas refeições.

Costumo gostar do espectro de obras desse tipo, pois apresentam um momento de calma, relaxamento e felicidade que são as refeições. No que toca a Superman VS Comida, a obra faz bem a sua parte de mostrar a leveza dos banquetes do homem de aço, mostrando os pratos e despertando água na boca do leitor.

Como um todo ele é divertidinho, pecando apenas por ser juvenil demais. Embora o comédia e o humor façam parte da composição desse mangá, a brincadeira de ficar chamando tudo de “super-algumacoisa” acaba deixando o mangá com ares menos adultos (o mangá saiu em uma revista destinada ao público adulto) e acaba enjoando.

No que toca à representação do homem de aço, é preciso informar que, de minha parte, as únicas referências que tenho são as séries Smallville (2001-2011) e Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman (1993-1996) e, portanto, não conheço nada dos quadrinhos, filmes, animações ou demais séries.

Assim, a imagem do Clark Kent/Super Homem que eu vi nesse mangá é diferente dos das referidas séries, sendo mais jovial, infantilizado, etc, o que acaba sendo natural devido à natureza do mangá (ser mais de humor e comédia).

De uma maneira geral, eu não acho esse mangá tão bom quanto outros de culinária existentes, mas ele é realmente um título divertidinho para passar o tempo, cumprindo bem a sua função.

Eu diria que ele é um título, principalmente, para quem gosta dessas duas coisas: Superman e obras sobre comida. Digo isso, pois ao ler o mangá me veio à mente que eu gostaria de ver um título assim sobre o Homem-Aranha, o Super Choque ou o Chapolin Colorado^^.


Ficha Técnica


Título Original: SUPERMAN vs飯 スーパーマンのひとり飯
Título: Superman VS Comida: As Refeições do Homem de Aço
Autor
: Satoshi Miyakawa; Kai Kitagou
Tradutor: Edward Kondo
Editora: Panini
Número de volumes no Japão: 3 (completo)
Número de volumes no Brasil: 1 (ainda em publicação)
Dimensões: 13,7 x 20 cm
Miolo: Papel offwhite
Acabamento: Capa cartão
Páginas: 160
Classificação indicativa: 12 anos
Preço: R$ 36,90
Onde comprar: Amazon / Loja da Panini

SinopseO momento de felicidade diária do Superman que trabalha duro todos os dias como o homem mais poderoso da Terra é… o almoço no Japão. Quando ouve o seu estômago roncar com a sua audição sobre-humana, ele tira o seu terno em um beco e voa para uma das redes de restaurante do Japão. Seja esquentando kama-meshi com sua visão de calor ou formando a Liga da Justiça com os ingredientes do Tendon, o Superman aproveita o horário de almoço no seu próprio ritmo!


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



%d