
Relembre o ano…
Quando a gente fala de mangá por aqui gostamos de restringir o termo para quadrinhos japoneses feitos para o público japonês. Isso não chega a ser algo 100% preciso (pois existem casos como o Batman: A Máscara da Morte em que ele foi feito originalmente para ser lançado nos Estados Unidos, em capítulos, mas a publicação em volume saiu primeiro no Japão), mas em geral essa é a regra. É uma regra totalmente arbitrária, mas é isso o que seguimos.
Então, sendo assim, quando a gente fala de quadrinhos originalmente feitos para outros países, a gente usa a denominação do país, assim, mangá feito nos Estados Unidos, a gente chama de mangá americano, no Canada de canadense e assim por diante.
A presente postagem de retrospectiva visa a comentar e relembrar os mangás de outros países que foram publicados no Brasil em 2025.
MANGÁS ESPANHÓIS
Quadrinhos espanhóis em estilo mangá são raros no Brasil e, até onde a gente sabe, a única empresa a trazê-los ao Brasil foi a MPEG. Em 2023, a empresa publicou Alter Ego e em 2024 saiu Sirius: Estrelas Gêmeas, ambas de autoria de Ana C. Sanchez e ambas obras Girls Love.
Em dezembro de 2025, a editora MPEG publicou mais um volume no Brasil, Noel & June: Alter Ego 2 ou simplesmente Alter Ego 2. Trata-se do segundo (e último?) volume da série espanhola. Foi também o único mangá espanhol a ser publicado no Brasil durante o ano.
Também estava prevista a publicação de Reflexos do Futuro (volume único feito por vários artistas), mas a obra acabou sendo postergada pela editora MPEG e acabou não saindo a tempo.
Esse foi um dos primeiros títulos anunciados pela MPEG e deveria ter saído antes, mas por conta de problemas nos arquivos não foi possível. Resolvido o problema, a previsão era que saísse na metade de 2025, mas igualmente não foi possível. A nova previsão era para o fim de 2025, mas também não ocorreu. Quem sabe em 2026, né?
***
Só um adendo: a NewPOP publicou o quadrinho espanhol Nós, de Sara Soler, mas não era um mangá.
MANGÁS FRANCESES
Se mangás espanhóis são raros, os mangás franceses até que têm aparecido bastante nos últimos tempos e só perdendo historicamente para os mangás americanos.
Em 2025, houve o início de publicação de duas séries, Shin Zero, pela editora Comix Zone e Cavaleiros do Zodíaco – Odisseia do Tempo, pela editora NewPOP. Para além deles, também tivemos a publicação do segundo volume de Darksouls: Redemption.
De autoria de Shin Zero é uma obra completa em 3 volumes e começou a sair no Brasil em outubro de 2025. Apenas um volume foi publicado até o momento.
Acerca de Cavaleiros do Zodíaco – Odisseia do Tempo, ele é de autoria de Jérôme Alquié e Arnaud Dollen, mas não é exatamente um mangá francês, e sim uma hq francesa baseada em um mangá japonês. Só que é um produto que faz sentido listar, por seu caráter sui genesis. Em andamento com 4 volumes na França e com previsão de conclusão em 5 números, a obra começou a sair no Brasil em maio pela NewPOP e a empresa já lançou os 3 primeiros volumes durante o ano.
Já Dark Souls Redemption é feito por Julien Blondel e Shonen, e teve o seu segundo volume lançado no Brasil pela Panini em outubro, apenas seis meses após sair na França, ficando em dia com a publicação francesa. O terceiro volume está previsto para sair na Europa em março de 2026.
Além desses três títulos, é importante citar a situação de Radiant, de Tony Valente. não teve nenhum volume publicado durante o ano e em fevereiro de 2026 completar-se-ão dois anos de pausa. Ainda assim, os fãs provavelmente não precisam se preocupar com o retorno da obra, pois volumes antigos têm ganhado reimpressões nos últimos meses. Radiant possui 19 volumes atualmente na França e o 20º deve sair em 2026. No Brasil, foram publicados 16 volumes até o momento.
MANGÁS INGLESES
Em novembro, a editora Universo dos Livros começou a publicar A Bela e a Fera às Avessas – Twisted Tales, de Beatrice Bassoli, Francesca Siviero, Chiara Bracale e Rossella Gentile. Como se vê pelos nomes, as autoras são italianas, mas esse mangá foi publicado originalmente na Inglaterra pela filial da Panini de lá.
Possui dois volumes no total e a Universo dos Livros publicou o primeiro em novembro. O segundo volume está previsto para os primeiros dias de 2026.
MANGÁS AMERICANOS
É comum que mangás americanos passem despercebidos pela gente, principalmente por conta de editoras pequenas ou religiosas que eventualmente publicam algum quadrinho. Então não garantimos que a presente retrospectiva esteja completa para os mangás americanos.
O que listamos aqui, então, são as publicações que sabemos terem sido publicadas. E até onde a gente sabe, saíram apenas dois quadrinhos americanos em estilo mangá, Homem-Aranha: Guerreiros das Sombras e Star Wars: Visions.
Em maio, a editora Excelsior publicou Homem-Aranha: Guerreiro das Sombras, de Shogo Aoki. Se trata de uma obra produzida por um autor japonês, mas para o mercado americano, ao menos primariamente. O detalhe é que a editora Excelsior publicou o título no Brasil antes de sair nos Estados Unidos (por lá saiu em setembro).
Já em junho, foi a vez da editora Panini publicar Star Wars: Visions, de Takashi Okazaki e Peach Momoko. Novamente um título feito por japoneses, mas para o mercado norte-americano. Diferente do mangá do Homem-Aranha (que saiu diretamente como volume), saiu em capítulos nos Estados Unidos antes de ser transformado em volume. Entretanto, a versão compilada saiu no Brasil primeiro também.
Fora esses dois é importante citar também o que NÃO apareceu durante o ano. Único: O Despertar, de Samuel Sattin e Gurihiru, teve o segundo volume lançado no Estados Unidos no mês de julho e até o momento a editora Rocco ainda não o publicou por aqui.
Por parte da Panini, ela não publicou ainda o quarto volume de Star Wars – The High Republic: O Limite do Equilíbrio, de Shinya Shima, Daniel José Older e Mizuki Sakakibara. Ele saiu nos Estados Unios em abril de 2025.
PARA 2026
Os seguintes títulos estão anunciados e devem sair em 2026 (ou anos posteriores):
- Reflexos do Futuro (mangá espanhol, Editora MPEG)
- Razão e Sentimento (mangá canadense, Editora L&PM)
- Anne de Green Gables (mangá canadense, Editora L&PM)
Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.

