Naruto de novo?

Com tanta coisa boa para lançar e relançar, a Panini anuncia Naruto de novo? Só podem ter ficado loucos…

E o esperado se confirmou. Na tarde de hoje, a editora Panini anunciou um re-relançamento do mangá Naruto, dessa vez em uma edição mais caprichada, seguindo o modelo de Berserk e de outros títulos especiais lançados pela editora desde o fim do ano passado. Se por um lado com o lançamento de Naruto gold edition a Panini acertou em cheio no coração dos fãs, um grande número de pessoas já reclamava antes mesmo do anúncio oficial. E a lógica por trás das reclamações é bem simples de entender:

Não faz sentido trazer Naruto de novo se tem um monte de mangá inédito que ainda não apareceu no país e um monte de mangás antigos que precisariam de um relançamento. Afinal Naruto já tem até a versão Pocket, para quê relançar de novo?

Alguns chegaram a dizer que a editora estava dando um tiro no pé, enquanto outras disseram que a editora tinha se acomodado. Outros mais disseram que a editora tinha ficado louca e que havia outros títulos muito mais pedidos pelas pessoas e que Naruto ainda era fácil de se achar.

Não concordamos com esse tipo de pensamento e achamos que essa é uma lógica bastante errada de se pensar. A Panini já havia deixado claro em várias oportunidades que Naruto era um sucesso que ainda trazia lucro para a empresa. Há informações ditas aqui e ali (mesmo sem uma confirmação oficial) de que até hoje a obra de Kishimoto é a que mais vende no país. As editoras já disseram que um mangá longo costuma perder leitores com o passar dos números, mas se um mangá longo consegue dar lucro com duas publicações em andamento significa que o título é um sucesso surreal, maior do que qualquer um de nós pode imaginar. Mas além dessas informações é preciso lembrar que muita gente não gosta do formato pocket lançado em 2010 e sempre pedia um relançamento da versão normal.

Ora, se a obra é uma mina de ouro e ainda há muita demanda pelo título qual é o problema de relançar a obra mais uma vez? Quando a Panini lançou o Naruto Pocket o objetivo era justamente o mesmo, o título vendia bem e havia demanda para um novo lançamento. Então, alguém da editora deve ter falado: vamos ganhar dinheiro? E os outros responderam: vamos!!!!

Mas se quisermos exemplificar o mesmo padrão, podemos ir mais longe no tempo e lembrar da Conrad. A editora lançou Cavaleiros do Zodíaco em 2001 e tão logo a publicação acabou, eles relançaram o título porque ainda tinha muita gente querendo comprar o mangá. O tempo passou, a Conrad praticamente acabou e em 2012, a JBC relançou o mangá novamente.

Se uma obra dá dinheiro para a editora e a editora quer explorar ainda mais o filão não se deve reclamar disso. Diga-me, sinceramente, se você não compra Naruto ou se não gosta de Naruto, qual diferença fará na sua vida um re-relançamento?

Ah, mas podiam relançar o….

E quem disse que não vão? O relançamento de Naruto não impede que uma outra obra seja relançada no futuro. O que os consumidores precisam entender de verdade é que editoras são empresas e vivem de lucro e quanto mais lucro para elas melhor para a gente também, pois poderão continuar a trazer mais e mais mangás para a gente.

Ah, mas o público de Naruto não compra edições de luxo…

Novamente eu pergunto: quem disse isso? Boa parte das pessoas que começaram a comprar o título em 2007 já cresceram e estão no mercado de trabalho. Algumas delas talvez tenham parado de acompanhar a série, outras ainda acompanham, mas gostariam de uma coleção em um formato melhor, etc. Possíveis compradores é o que não faltam. Enquanto o Naruto Pocket é mais baratinho para quem não pode gastar muito dinheiro, o Naruto Gold será para aqueles que já estão no mercado de trabalho e querem uma qualidade maior em suas coleções. O público de Naruto é muito grande e comporta duas coleções simultâneas.

Mas Naruto é modinha, deviam lançar obras de qualidade…

Modinha é que faz o mercado. Não fosse a modinha Cavaleiros do Zodíaco em 1994 não teríamos Sailor Moon, Yuyu Hakusho e Dragon Ball posteriormente. Não teríamos Naruto e nem qualquer mangá que você diz ser de qualidade. Sem a modinha Cavaleiros do Zodíaco provavelmente nem haveria scanlator para você ler obras pirateadas na internet. Então, pare de falar mal de modinhas, pois são elas que fazem o mercado andar e se expandir, quanto mais modinhas melhor…

***

Editoras podem fazer apostas erradas, obviamente, mas relançar Naruto não me parece ser uma delas. É certeza que Naruto vai vender e muito. Então, leitores, se vocês xingaram a Panini pelo re-relançamento de Naruto, acalmem-se e lembrem-se que nem todos os títulos lançados são para você; lembrem-se que Naruto não está tomando o lugar  que poderia ser ocupado por outra obra; e lembrem-se também que existem fãs de Naruto e que eles realmente queriam esse relançamento…

Equipe Biblioteca Brasileira de Mangás.

26 Comments

  • Ih meu amigo você não entende nada deste mercado… sugiro você pegar mais experiencia para comentar pois não é assim que a banda toca.
    Imagine você um colecionador avido de mangas, obtém todos os Naruto lançados, dai a editora resolve relançar… como você ficaria ? iria gostar?
    sinto dizer mas você está errado. Coleciono HQs, mangas leio por scan pois não tem qualidade para compra-los com estes papeis de jornal, mas não gosto das praticas dessa editora.
    Prefiro importar e acho que vocês deveriam fazer o mesmo.
    Isso demonstra falta de qualidade, editora caça niqueis, se fosse comigo jamais compraria nada dessa editora.
    abraços!

    • Miranda

      johaness vix … só atualizando seu comentário anterior … estou em 2019 e o Volume de Naruto Gold já está numero 52 … não cancelaram como vc havia previsto … eu acho quem não entende nada desse mercado é vc … kkkkkkkkkk

      E isso serve para todos os mimins q todos falara … kkkkkkkkk

  • Isaura Luiza Paramysio

    Concordo com o autor do texto. Vende, então lança, regras de mercado.

    Não irei mentir que tem muitas outras coisas que preferiria que a Panini revivesse e relançasse de seu antigo invetário (Angel Sacktuary, por exemplo). Mas não vou mentir que com tanto titulo ativo no mercado, fora coisa antiga que corro atrás, tenho que selecionar e muito minhas compras.

    Não irei comprar Naruto Gold, mas confesso que gostaria de ter as edições velhas comigo.

  • Esse pessoal que gosta de Bleach sempre querendo depreciar Naruto…

    Naruto é muito superior a Bleach. A Panini irá re-lançar Naruto até o dia que este não vender mais. Apenas reconheçam a realidade.

  • another_unknown

    O artigo focou no lado da Panini, como editora, mas deixou um pouco de lado nosso, do consumidor. Tanto faz se a Panini lucra mais ou menos com Naruto, isto não nos convêm. Não ganhamos dinheiro da editora. Para nós o que importa é que nos tragam o que gostamos.

    Eu não vejo problema algum em relançamentos, principalmente em qualidade melhor, mas há dois problemas no caso do Naruto: primeiro, há muitas pessoas que estão com suas coleções incompletas e deverão ficar assim, seja a primeira, seja a pocket, pelo mesmo motivo de sempre que afeta quase todos os mangas da Panini: Volumes esgotados. Segundo, como Naruto tem mais de 70 volumes, se a Panini o relançar mensalmente, demorará praticamente 6 anos para a pessoa completar sua coleção. Eu disse 6 anos, se for mensal. Uma longa espera, principalmente para quem já teve parte da coleção (Detalhe que estamos falando de um título finalizado que já teve duas versões aqui, as duas em andamento).

    Imagina o gasto que a pessoa vai ter em recomprar sua coleção, pelo fato da Panini não querer fazer reimpressões… Uma coisa são aqueles mangas antigos e fininhos de 10 anos atrás da JBC, outra coisa é o Naruto da Panini, que já chegou no formato tradicional da editora.

    Sinceramente, a cada dia fica mais difícil comprar mangas da Panini por conta das atitudes desta editora, principalmente sobre a resistência em fazer reimpressões. Hoje eu prefiro muito mais a JBC.

    • O que você falou está certinho. Mas a crítica do texto foi às pessoas que NÃO são fãs de Naruto e só reclamam de que a editora não lançou o que elas queriam e preferiu lançar Naruto de novo esquecendo que Naruto vende e que tem fãs que gostariam de começar uma nova coleção….

      O que você disse não está errado, não, mas me parece que ainda existe um grande número de fãs que sequer começou a coleção. Então porque não dá mais uma chance a essas pessoas?

      De fato, uma reimpressão de volumes esgotados seria uma boa ideia, mas até ponto isso vale para a empresa? É diferente uma editora reimprimir os quatro primeiros volumes de Bakuman por estarem esgotados, do que reimprimir um monte de volumes de Naruto também esgotados. Será que valeria a pena para a editora? Eu não sei…

    • Meu amigo isso se a Panini continuar lançando pois do jeito que esta eu duvido.
      Eles vao começar e ao verem que não vende mais vao interromper o lançamento.
      Já cancelaram vários títulos não seria a primeira vez.
      Duvido que Naruto vai continuar vendendo por mais 6 anos kkkkkkkkkkkkkk

  • Com certeza vou comprar. Comecei a acompanhar o anime apouco tempo e me interessei pela obra. Gostaria de comprar o mangá, mas pagar o preço que a Comix cobra na versão normal, na minha opinião, é sem chance para um mangá tão longo. Acho muito engraçado esse pessoal reclamando, me divirto lendo os comentários. XD

    E digo mais: o choro é livre 😀
    Hahaha~

  • Janderson

    Eu to empolgado porque eu tinha começado a colecionar quando foi lançado mas tinha 5 volumes ai quando me mudei 2 estragaram e ai realmente já tinha desistido mas agora eu quero essa edição 😀
    Ps. Mesmo querendo comprar eu entendo as reclamações e acho que tem razão em reclamar, mas infelizmente como o Kyon_45 disse “editoras são empresas. E empresas vivem de lucro….” e isso infelizmente(pelo menos pra quem não é acionista rsrsrs) é um fato, não uma opinião.

  • Antonio

    Eu já tenho a coleção e vou comprar a edição de luxo.
    Simplesmente quero uma edição com qualidade melhor, e não acho que eu seja o único.
    Como foi dito no texto, o fato de reclamarem não mudará o fato de que Naruto vende muito, e não impede que a editora lance outros títulos.

    • Jonathan

      Tem alguma coisa nas edições especiais que não tem nada e luxo porque eu tenho a edição antiga só que tá na metade e tu comprando os novos Gold então você poderia me dizer se nas versões originais tem alguma coisa aqui no Gold não tem?

  • Oruam

    E eu sou obrigado a simplesmente aceitar?? Não posso reclamar? ? Se eu não gostei qual o problema de eu me manifestar? ? 3 versões do mesmo mangá? ? O único que agradece é meu bolso mas como comprador e fã de mangás eu fique muitoi decepcionado.

    • O que eu questiono é o seguinte: aceitar o quê? Reclamar por quê? Decepcionado por quê?

      Deixa eu explicar de novo: editoras são empresas. E empresas vivem de lucro. Se não lucrarem, elas irão parar de trazer mangás. Responda: você quer que as editoras parem de trazer mangás? Pois bem, Naruto vende muito e a Panini resolveu relançar de novo porque ainda tem muita gente disposta a comprar e dar lucro para a editora. Portanto, é uma coisa boa para você também, pois lucrando a editora irá conseguir trazer mangás que você quer. Resumindo: não há motivo para reclamar.

      Também não tem motivo para se decepcionar, afinal era um festival de Naruto, portanto só iriam anunciar alguma coisa relacionada a Naruto.

      Em outras oportunidades, eles irão anunciar títulos novos ou relançamentos de outras obras. No festival de naruto era só naruto e pronto, logo não havia motivo para criar expectativas para outros títulos…

      • Samara Barreira

        Já que é assim, que anunciasse essa droga antes mesmo do tal festival. Pra que ficar fazendo suspense, se era algo extremamente óbvio?

  •  

    Realmente não precisava disso… Pelo menos não agora, enquanto ainda tem duas versões do mangá em andamento.

    Mas se fizer as contas, até sair essa primeira edição da Gold, a publicação original já deve ter finalizado.

    Ao contrário da edição Pocket, que o público não era o mesmo povo que já estava acompanhando a edição original, essa edição Gold serve não apenas para quem quiser começar agora, como para quem já acompanhou a edição original por completo e quiser dar um upgrade.

    E se tiver uma tradução nova já vale o upgrade da coleção original, só pra se desfazer daquelas péssimas traduções do Cruz. 😉

  • Tom

    Não adianta tenatr defender, ainda tam o pocket circulando, eles tinham que pensar muito mais e ver qual titulo realmente merecia uma reenpressão bonitinha similar japonesa, alias se eles tivessem a politica de fazer uma publicação de extrema qualidade direto agradaria muito mais e lucrariam bem mais muito mais rapido ao invés de fazer mil e uma versões de um titulo pra depois republica-lo caprichado!!!!!!!!!!!!

  • SIRIUS BLACK

    E mais uma coisa, que eu esqueci de dizer… A Panini faz relançamentos esporádicos, ou seja, ela não é que nem a JBC que faz até 3 relançamentos por ano. Então, não me venham defender essa editora vacilona (eu poderia xingá-la de tudo quanto é nome, porém isso não vai resolver nada. Enfim…). Afinal, não vai ser brincadeira o tempo que eu terei de esperar até isso acontecer (e se acontecer!), como já falei no comentário anterior. ¬¬

  • SIRIUS BLACK

    Não sei o que é pior… A Panini com esse lançamento de merda em três versões pra encher o saco ou a JBC, quando cisma com algum autor de mangá. Afinal, quando ela lançou Another, não sossegou o facho até ter lançado tudo que estivesse ligado aquele autor, com os seus mangás lixo. Eu não duvido nada que os próximos relançamentos da Panini sejam Dragon Ball (o lixo supremos dos lixos de mangá. Eu já não gostei do anime quando o assisti quase todo… Mas o que mais me revolta não é nem o mangá e o anime em sim, mas os fãs fanáticos, alienados, idiotas e retardados que existem.) e One Piece. ¬¬

    • SIRIUS BLACK

      E como resultado, termos de esperar mais ainda por títulos que deveriam ser relançados há tempos, como Elfen Lied, por exemplo. E isso desanima pra caralho!

      • Anônimo

        Mais é o que vende. Se você quer que lancem mangás de seu gosto, eles tem que lançar os que fazem sucesso(modinhas, no caso), senão o mercado não anda, sacas…

  • Silva

    Dá um pouco de desanimo colecionar, por exemplo, One Piece, que é um mangá com vários volumes sabendo que no final a Panini poderá relançar essa obra numa versão melhor…

  • Samara Barreira

    Aham… Tá legal. Eu sei muito bem disso, ok? Acontece que, embora realmente não tome o lugar de um novo lançamento e/ou relançamento de algo interessante… Tenha em mente que até isso acontecer, lá se vão ANOS nisso! E que vamos ser obrigados a ESPERAR! O que a Panini fez foi, sim, uma palhaçada! Realmente não precisava disso… Pelo menos não agora, enquanto ainda tem duas versões do mangá em andamento. E tem mais… Agora que a tão grandiosa novidade foi anunciada, muitos estão com a coleção antiga disponível para a compra e venda nos grupos do facebook próprios para isso. E no site da Comix tem uma seção quase inteira dedicada somente ao mangá de Naruto e nas duas versões com todos os números. Já que iriam relançar esse lixo, que esperassem essa merda acabar primeiro, ao menos! E nisso, a Panini deveria aprender com a JBC! Porque com Cavaleiros do Zodíaco ao menos deram um tempo! E isso não interferiu em nada, pois os fãsse mantiveram. E o sucesso de Cavaleiros do Zodíaco não se abalou, muito pelo contrário: ele só aumentou. Não é bem assim, não.

    • David

      Quanto ódio em seu coração.
      Essa “bosta”, como foi dito no título no texto, VENDE PRA CACETE. Lide com isso. Eu mesmo vou comprar essa versão de luxo, mesmo tendo as outras duas porque gosto e ponto. A Panini relançar Naruto não vai “toma”um lugar de um título novo nem em um milhão de anos. Eles podem lançar metade dos mangás que saem no Japão se quiserem. Mas sabe os mais de 20 títulos que a JBC anunciou? Sozinha, essa versão Gold, vai vender mais que metade deles juntos. FIM.
      E pode relaxar, que quando terminar a versão Gold, em pouco tempo, vão relançar de novo. E fim. Aceita, moça.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: