Naruto de novo?

Com tanta coisa boa para lançar e relançar, a Panini anuncia Naruto de novo? Só podem ter ficado loucos…

E o esperado se confirmou. Na tarde de hoje, a editora Panini anunciou um re-relançamento do mangá Naruto, dessa vez em uma edição mais caprichada, seguindo o modelo de Berserk e de outros títulos especiais lançados pela editora desde o fim do ano passado. Se por um lado com o lançamento de Naruto gold edition a Panini acertou em cheio no coração dos fãs, um grande número de pessoas já reclamava antes mesmo do anúncio oficial. E a lógica por trás das reclamações é bem simples de entender:

Não faz sentido trazer Naruto de novo se tem um monte de mangá inédito que ainda não apareceu no país e um monte de mangás antigos que precisariam de um relançamento. Afinal Naruto já tem até a versão Pocket, para quê relançar de novo?

Alguns chegaram a dizer que a editora estava dando um tiro no pé, enquanto outras disseram que a editora tinha se acomodado. Outros mais disseram que a editora tinha ficado louca e que havia outros títulos muito mais pedidos pelas pessoas e que Naruto ainda era fácil de se achar.

Não concordamos com esse tipo de pensamento e achamos que essa é uma lógica bastante errada de se pensar. A Panini já havia deixado claro em várias oportunidades que Naruto era um sucesso que ainda trazia lucro para a empresa. Há informações ditas aqui e ali (mesmo sem uma confirmação oficial) de que até hoje a obra de Kishimoto é a que mais vende no país. As editoras já disseram que um mangá longo costuma perder leitores com o passar dos números, mas se um mangá longo consegue dar lucro com duas publicações em andamento significa que o título é um sucesso surreal, maior do que qualquer um de nós pode imaginar. Mas além dessas informações é preciso lembrar que muita gente não gosta do formato pocket lançado em 2010 e sempre pedia um relançamento da versão normal.

Ora, se a obra é uma mina de ouro e ainda há muita demanda pelo título qual é o problema de relançar a obra mais uma vez? Quando a Panini lançou o Naruto Pocket o objetivo era justamente o mesmo, o título vendia bem e havia demanda para um novo lançamento. Então, alguém da editora deve ter falado: vamos ganhar dinheiro? E os outros responderam: vamos!!!!

Mas se quisermos exemplificar o mesmo padrão, podemos ir mais longe no tempo e lembrar da Conrad. A editora lançou Cavaleiros do Zodíaco em 2001 e tão logo a publicação acabou, eles relançaram o título porque ainda tinha muita gente querendo comprar o mangá. O tempo passou, a Conrad praticamente acabou e em 2012, a JBC relançou o mangá novamente.

Se uma obra dá dinheiro para a editora e a editora quer explorar ainda mais o filão não se deve reclamar disso. Diga-me, sinceramente, se você não compra Naruto ou se não gosta de Naruto, qual diferença fará na sua vida um re-relançamento?

Ah, mas podiam relançar o….

E quem disse que não vão? O relançamento de Naruto não impede que uma outra obra seja relançada no futuro. O que os consumidores precisam entender de verdade é que editoras são empresas e vivem de lucro e quanto mais lucro para elas melhor para a gente também, pois poderão continuar a trazer mais e mais mangás para a gente.

Ah, mas o público de Naruto não compra edições de luxo…

Novamente eu pergunto: quem disse isso? Boa parte das pessoas que começaram a comprar o título em 2007 já cresceram e estão no mercado de trabalho. Algumas delas talvez tenham parado de acompanhar a série, outras ainda acompanham, mas gostariam de uma coleção em um formato melhor, etc. Possíveis compradores é o que não faltam. Enquanto o Naruto Pocket é mais baratinho para quem não pode gastar muito dinheiro, o Naruto Gold será para aqueles que já estão no mercado de trabalho e querem uma qualidade maior em suas coleções. O público de Naruto é muito grande e comporta duas coleções simultâneas.

Mas Naruto é modinha, deviam lançar obras de qualidade…

Modinha é que faz o mercado. Não fosse a modinha Cavaleiros do Zodíaco em 1994 não teríamos Sailor Moon, Yuyu Hakusho e Dragon Ball posteriormente. Não teríamos Naruto e nem qualquer mangá que você diz ser de qualidade. Sem a modinha Cavaleiros do Zodíaco provavelmente nem haveria scanlator para você ler obras pirateadas na internet. Então, pare de falar mal de modinhas, pois são elas que fazem o mercado andar e se expandir, quanto mais modinhas melhor…

***

Editoras podem fazer apostas erradas, obviamente, mas relançar Naruto não me parece ser uma delas. É certeza que Naruto vai vender e muito. Então, leitores, se vocês xingaram a Panini pelo re-relançamento de Naruto, acalmem-se e lembrem-se que nem todos os títulos lançados são para você; lembrem-se que Naruto não está tomando o lugar  que poderia ser ocupado por outra obra; e lembrem-se também que existem fãs de Naruto e que eles realmente queriam esse relançamento…

Equipe Biblioteca Brasileira de Mangás.

26 Comments

  • Ih meu amigo você não entende nada deste mercado… sugiro você pegar mais experiencia para comentar pois não é assim que a banda toca.
    Imagine você um colecionador avido de mangas, obtém todos os Naruto lançados, dai a editora resolve relançar… como você ficaria ? iria gostar?
    sinto dizer mas você está errado. Coleciono HQs, mangas leio por scan pois não tem qualidade para compra-los com estes papeis de jornal, mas não gosto das praticas dessa editora.
    Prefiro importar e acho que vocês deveriam fazer o mesmo.
    Isso demonstra falta de qualidade, editora caça niqueis, se fosse comigo jamais compraria nada dessa editora.
    abraços!

    • Miranda

      johaness vix … só atualizando seu comentário anterior … estou em 2019 e o Volume de Naruto Gold já está numero 52 … não cancelaram como vc havia previsto … eu acho quem não entende nada desse mercado é vc … kkkkkkkkkk

      E isso serve para todos os mimins q todos falara … kkkkkkkkk

  • Isaura Luiza Paramysio

    Concordo com o autor do texto. Vende, então lança, regras de mercado.

    Não irei mentir que tem muitas outras coisas que preferiria que a Panini revivesse e relançasse de seu antigo invetário (Angel Sacktuary, por exemplo). Mas não vou mentir que com tanto titulo ativo no mercado, fora coisa antiga que corro atrás, tenho que selecionar e muito minhas compras.

    Não irei comprar Naruto Gold, mas confesso que gostaria de ter as edições velhas comigo.

  • Esse pessoal que gosta de Bleach sempre querendo depreciar Naruto…

    Naruto é muito superior a Bleach. A Panini irá re-lançar Naruto até o dia que este não vender mais. Apenas reconheçam a realidade.

  • another_unknown

    O artigo focou no lado da Panini, como editora, mas deixou um pouco de lado nosso, do consumidor. Tanto faz se a Panini lucra mais ou menos com Naruto, isto não nos convêm. Não ganhamos dinheiro da editora. Para nós o que importa é que nos tragam o que gostamos.

    Eu não vejo problema algum em relançamentos, principalmente em qualidade melhor, mas há dois problemas no caso do Naruto: primeiro, há muitas pessoas que estão com suas coleções incompletas e deverão ficar assim, seja a primeira, seja a pocket, pelo mesmo motivo de sempre que afeta quase todos os mangas da Panini: Volumes esgotados. Segundo, como Naruto tem mais de 70 volumes, se a Panini o relançar mensalmente, demorará praticamente 6 anos para a pessoa completar sua coleção. Eu disse 6 anos, se for mensal. Uma longa espera, principalmente para quem já teve parte da coleção (Detalhe que estamos falando de um título finalizado que já teve duas versões aqui, as duas em andamento).

    Imagina o gasto que a pessoa vai ter em recomprar sua coleção, pelo fato da Panini não querer fazer reimpressões… Uma coisa são aqueles mangas antigos e fininhos de 10 anos atrás da JBC, outra coisa é o Naruto da Panini, que já chegou no formato tradicional da editora.

    Sinceramente, a cada dia fica mais difícil comprar mangas da Panini por conta das atitudes desta editora, principalmente sobre a resistência em fazer reimpressões. Hoje eu prefiro muito mais a JBC.

    • O que você falou está certinho. Mas a crítica do texto foi às pessoas que NÃO são fãs de Naruto e só reclamam de que a editora não lançou o que elas queriam e preferiu lançar Naruto de novo esquecendo que Naruto vende e que tem fãs que gostariam de começar uma nova coleção….

      O que você disse não está errado, não, mas me parece que ainda existe um grande número de fãs que sequer começou a coleção. Então porque não dá mais uma chance a essas pessoas?

      De fato, uma reimpressão de volumes esgotados seria uma boa ideia, mas até ponto isso vale para a empresa? É diferente uma editora reimprimir os quatro primeiros volumes de Bakuman por estarem esgotados, do que reimprimir um monte de volumes de Naruto também esgotados. Será que valeria a pena para a editora? Eu não sei…

    • Meu amigo isso se a Panini continuar lançando pois do jeito que esta eu duvido.
      Eles vao começar e ao verem que não vende mais vao interromper o lançamento.
      Já cancelaram vários títulos não seria a primeira vez.
      Duvido que Naruto vai continuar vendendo por mais 6 anos kkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: