Review – Aventuras de menino

Como é voltar a ser criança?

Aventuras de meninoQuando a L&PM anunciou, em 2011, os mangás Aventuras de menino e Solanin me interessei de imediato em adquiri-los. Não pelas histórias em si, nem pelos autores que, na época, eu não conhecia, mas sim pela editora. Desde que conheci a editora L&PM e sua coleção de livros de bolso passei a preferi-los aos  comuns que até então eu tinha. E quando sua editora favorita resolve entrar no ramo de uma de suas principais diversões é lógico que você ficará animado.

Infelizmente, por diversos infortúnios, só vim a comprar Aventuras de menino bem recentemente, em uma promoção da Amazon. Já Solanin encontra-se esgotado e só poderei adquiri-lo quando a L&PM cumprir sua promessa de o reeditar. Mas vamos ao que interessa, como é Aventuras de menino? Vale a pena comprá-lo?

***

Mitsuru Adachi dispensa apresentações. Famoso quadrinista japonês, tem em seu currículo vários mangás tanto de comédia, quanto de esportes, além de ser bastante versátil no tocante a demografias. Escreveu histórias tanto para revistas shonen, quanto shoujos e seinens.

Aventuras de Menino é uma compilação de sete one-shot que o autor publicou na revista seinen Big Comic Original, entre os anos de 1998 e 2005. Em cada um dos one-shots Adachi reflete sobre a infância, sobre acontecimentos e as marcas que esses acontecimentos podem ter na vida dos adultos.

boken shonen
Observação: no Brasil não houve páginas coloridas.

Cada história é diferente da outra, mas todas são contadas com um toque sensível e calmo. São slice of life por natureza mesmo nas ocasiões mais complicadas, como na história “Mensagem enviada”. Nela dois homens resolvem sequestrar uma criança e pedir o resgate. A situação trágica e dramática  é contornada com sensibilidade e a calmaria, e pelo poder da infância: por pura coincidência a mãe da menina viria ser uma amiga de infância dos bandidos e isso mudou completamente o desenvolver da narrativa…

Mas talvez, de todos os one-shots presentes no mangá, o que mais se destaca é “perdidos na estrada”, pois lembra um pouco o conhecido anime Ano hana. Qualquer fã desse anime adoraria esse pequeno one-shot. Na história, um grupo de amigos volta de carro para sua cidade natal, mas acabam se perdendo no meio do caminho.

boken shonen 2Eles carregavam consigo uma história, um peso no coração devido a acontecimentos do passado. Eles pensavam que um de seus amigos teria morrido assassinado por outro membro do grupo. Nunca contaram para ninguém e sofreram em segredo por anos e anos.

Os amigos sentem-se culpados,  porém o sobrenatural começa a agir. O carro anda sozinho e eles se deparam com o amigo morto anos antes. O que estaria acontecendo? Por que ele apareceu ali? Não é difícil imaginar….

Lá em Ano hana, o aparecimento de Menma era essencial para o grupo se unir novamente. Em “perdidos na estrada” o fantasma deseja esclarecer a verdade. A morte do amigo não foi um assassinato como estavam pensando e sim um simples acidente. Esse One-shot é sensível em todos os pontos, e é impossível não lembrar de Ano hana e do sentimento de remorso que os amigos sentiam. Não choramos porque “perdidos na estrada” não é feito para chorar, é feito para lembrarmos que nos amigos se deve confiar sempre, mesmo nas mais inacreditáveis situações…

***

Todas as histórias são assim, todas as histórias são boas e merecem ser lidas ao menos uma vez por todos os fãs de mangás e animes. Se você só lê battle shonen (Naruto, One Piece, Dragon ball) talvez não vá gostar, mas eu sugiro que você ao menos dê uma chance ao título. São historinhas bem curtas e não lhe tomará muito tempo.

Se você não tem dinheiro para adquirir o volume, mas é um estudante de escola pública, procure na biblioteca de sua escola se há algum exemplar. Aventuras de menino foi uma das obras selecionadas pelo Programa Nacional de Biblioteca na Escola em 2013 e talvez tenha chegado na escola em que você estuda…

***

Título: Aventuras de menino
Autor: Mitsuru Adachi
ISBN: 978-85-254-2468-6
Formato:  11,5 x 17,5 cm
Páginas: 216 páginas
Acabamento: papel off set.
Valor: R$ 16,90
Volumes: Volume Único
Anúncios
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: