Embora com sumiços longos, a editora ainda está no ramo e abertas a novidades…
I
Durante o mês de setembro a Nova Sampa praticamente não deu sinal de vida, mas quando ela apareceu, apareceu para dar impacto. Primeiro foi o cancelamento de Vagabond e agora averiguar a aceitação de uma ideia interessante, o lançamento de mangás em formato Big, tal qual a JBC anda fazendo e idealizado pela editora Viz nos Estados Unidos:
Queria saber uma coisa de vocês. O que vocês acham das publicações BIG´s que vem duas ou três edições em um volume só? Vocês gostam? Se o preço for equivalente agradam vocês? Pense na sua resposta pensando antes, naquele mangá de 20-30 volumes ou mais (e que vocês pedem tanto) que pode vir em 10 volumes (e não correr o risco de ser cancelado). O que acham?
O que eu acho? Acho a ideia muito boa, mas é necessário um teste primeiro. Como saber qual a aceitação do público se não for por meio das vendas? Para evitar possíveis cancelamentos, eu acho que a editora deveria primeiro lançar uns títulos curtinhos em formato big para averiguar a vendagem deles e só então lançar obras longas como eles parecem estar planejando. De todo modo, achei sensacional o fato de a Nova Sampa ter vindo a público declarar suas intenções e averiguar as ideias que seus consumidores têm.
II
A editora ainda atualizou a situação de alguns mangás e uma nova política.
Gurren Lagann 10, Hokori Pride e Koroshiya-san estão em fase de finalização, então ainda não possuem data para sair. Já Carnaval Glare ainda está na tradução. Vale lembrar que à exceção deste último, os títulos estavam previstos para serem lançados em setembro e, infelizmente, isso não aconteceu…
Por fim, segundo a editora há novidades a caminho, porém a partir de agora eles adotarão a política de só revelá-las quando já estiverem com o título em mãos.
***
Biblioteca Brasileira de Mangás
Se fosse uma das outras 3 editoras falando sobre o formato BIG seria tudo bem, mas vindo da Nova Sampa?!! Pelamor!! Lá vem essa editora cagar mais uma vez…
Então, kyon, o que vc acha que eles pretendem fazer com tudo isso?Digo, vc acha mesmo que eles podem fazer edições BIG?Não acha estranho eles perguntarem isso pouco depois daquela pesquisa da newpop?
Poder, podem. Mas se forem direto publicar um título longo cometerão o mesmo erro novamente que cometeram com Vagabond, Ikkitousen e Hitman. Não dá para começar logo com um título gigante que poderá não vender…
—–
Não é estranho não. Coincidências acontecem e se não é coincidência eles têm que se movimentar mesmo. Concorrência é bom por causa disso, você vê uma empresa do seu ramo querendo melhorar e você tenta fazer algo também para não ficar parado no tempo…
É verdade, mas sei não, assim tão de repente todo mundo começa a falar de publicar formato BIG, primeiro a jbc, depois a newpop, agora só falta a panini dizer que também está interessada…