BBM Lista: 4 mangás com viagem no tempo que você deveria ler

viagem

Esta postagem já não apareceu por aqui antes?

Nesta quarta-feira será o dia 21 de outubro de 2015, um dia muito importante para cultura pop mundial. Mas o que aconteceu nesse dia? Marty Mcfly aconteceu^^. É nesse dia que Marty McFly chega no futuro ao lado do Dr. Brown. A data vem sendo lembrada há anos pelos fanáticos pela trilogia De volta para o futuro e já virou um símbolo dos nerds e cinéfilos de todo o planeta. A data se tornou tão simbólica que várias ações estão sendo planejadas. Aqui no Brasil, por exemplo, a rede Cinemark irá exibir a trilogia no cinema na quarta-feira e, nos Estados Unidos, a Pepsi resolveu lançar uma garrafa comemorativa que aparece no segundo filme da franquia.

de-volta-pro-futuro
Cena do filme “De volta para o futuro”

Como somos fãs de histórias com viagens no tempo justamente por causa dessa trilogia, resolvemos fazer uma postagem especial e homenagear a data listando quatro mangás que abordam a temática de viagem do tempo. Limitamos nossa lista em mangás que tiveram seu primeiro volume publicado entre 2013 e 2015 e, mesmo assim, muitos títulos ficaram de fora, tamanho o número de mangás que utilizam esse recurso e foram publicados por aqui. Sem mais demora vamos à lista:

***

all you need is kill 01

All You Need is Kill

Adaptado de uma novel de mesmo nome, All you Need Is Kill tem como pano de fundo a luta da humanidade contra alienígenas conhecidos como mimetizadores. A narrativa conta a história do soldado Keiji Kiriya que, um certo dia, acorda em sua cama dois dias antes de ter morrido.

A protagonista está preso em um loop temporal que vai desde a manhã anterior à sua morte até o exato momento em que ele é assassinado pelos mimetizadores. Sabendo disso, ele revive os dias inúmeras vezes sempre buscando se aperfeiçoar até conseguir vencer os inimigos e evitar sua morte. Como toda história de loop temporal, é interessante ver a repetição dos fatos por perspectivas diferentes, além da evolução de Keiji e sua tentativa sempre frustada de derrotar o inimigo.

O mangá possui apenas dois volumes e foi lançado ano passado pela editora JBC. O título ganhará uma nova versão agora em 2015, compilando os dois volumes em apenas um só.

***

madoka 03

Puella Magi Madoka Mágica

A presença desse título nesta lista é, por si só, um spoiler dos maiores possíveis. Quem nunca viu o anime e nem leu o mangá e está lendo isso acaba de perder uma das maiores surpresa da trama: a viagem do tempo, a mudança entre linhas do mundo de uma certa personagem.

Não falaremos nada sobre o enredo do mangá, pois já estragamos demais a sua experiência. Porém, era necessário que este mangá estivesse aqui, pois muita gente ainda acha que Madoka Mágica é uma história simples e bobinha…

Puella Magi Madoka Mágica foi lançado pela editora Newpop e está completo em 3 volumes. A editora ainda lançou vários spin-offs e uma light novel de mesmo nome.

***

steins gate 02

Steins; gate

A história do Mad Cientist Maluco, Rintaro Okabe, é uma das mais interessantes de se acompanhar. Ao inventar por acidente uma máquina do tempo, Rintaro e seus amigos a experimentam-na de maneira despreocupada até que, de repente, ele percebe que as coisas não são tão simples e utilizar a máquina do tempo pode ter consequências terríveis.

A narrativa é muito viciante e, a partir de um certo momento, você simplesmente não consegue parar. O mangá publicado pela JBC não é dos melhores, mas a história está lá e agrada muito. Contudo é preciso dizer: assista ao animê, ele é muito, mas muito melhor…

***

Thermae_01_Capa.indd

Thermae Romae

Viagens no tempo podem estar em histórias de comédia também. E é isso o que acontece em Thermae Romae. A narrativa acompanha o arquiteto romano de casas de banho, Lúcius, e suas viagens no tempo para o Japão moderno.

Ao perceber que os “caras achatadas” são muito mais avançados que os romanos, Lúcius aprende o que os nipônicos fazem e os “inventa” na época dos romanos e acaba se tornando um arquiteto famoso, a tal ponto de ser chamado até mesmo pelo Imperador para construir uma casa de banho. Sem dúvida uma bela comédia, movida pelas inúmeras viagens no tempo do protagonista…

Thermae Romae possui apenas 6 volumes e foi lançado apenas para livrarias e lojas especializadas e ainda se encontra facilmente^^.

***

Sentiu falta de algum título impactante com viagem no tempo? Será que essa lista merece uma parte 2?

Biblioteca Brasileira de Mangás

10 Comments

  • JMB

    Tenho tudo o que saiu de Madoka por aqui e tbm o Steins;Gate, e por isso posso dizer: quem nunca viu (seja anime, mangá, VN e afins) precisa correr, pois esse títulos são excepcionais (não estou exagerando). Inclusive Steins só assisti esse ano e me arrependi por ter passado tanto tempo ser ter visto essa maravilha.

  • Diego

    Pode não ser o foco, mas Zetsuen no Tempest, o qual eu amo e que ainda está em publicação também há viagem do tempo.

  • Orange também lida com viagem no tempo de um jeito bem legal. Mesmo que não seja bem os personagens que estejam viajando. Zetsuen no Tempest amarra bem a ideia de viagem no tempo na trama e acaba até que não sendo tão viajado quanto se pensa. Diário do Futuro também mexe um pouco com a alteração do futuro, só que além de viajar pelo tempo, ele também viaja por dimensões. Acho que só lembro dessas obras que tem viagem no tempo como algo em primeiro plano na trama. Mangás mais longos e fantasiosos como Fairy Tail e Dragon Ball também se utilizam de viagem no tempo, mas nem de longe tem isso como foco.

    • Nem é preciso ser mangá longo para ter viagem no tempo. Wish tem só 4 volumes e tem uns dois capítulos com viagem no tempo. Sailor Moon também. O que não falta é mangá aqui no Brasil se utilizando dessa temática.

      Orange não entrou na lista porque ainda não começou a ser publicado. Diário do futuro não entrou porque é um mangá bem mais ou menos… É fácil as pessoas gostarem, mas é mais fácil ainda desgostarem.

      Zetsuen não tem explicação realmente. Todos cometem erros… foi esquecimento total. Fica para a próxima…

      • Diego

        Curiosamente também, vemos explicitamente em Zetsuen no Tempest o cuidado do autor em deixar a viagem no tempo coerente, mais do que nos citados na matéria, e não dar pontos sem nó. Outro longo e conhecido mangá que aborda a viagem no tempo é Inuyasha. Aliás, se a Kagome não cruzasse eras cada vez q entrasse no poço a narrativa sequer ocorreria.

      • Mas Inu Yasha nunca entraria para a lista. Restringimos a mangás recentes, de 2013 a 2015, conforme explicitado no início do texto^^.

      • Diego

        ^_^ Sim, Kyon, foi só um comentário. Parabéns pela publicação e por sempre trazer novos e interessantes conteúdos ao site.

  • Ana Claudia

    Tem um que se chama drifters, também tem uma viagem do tempo. E é bem engraçado.

  • Samara Barreira

    A viagem no tempo explorada por Puella Magi Madoka Magica foi, de fato, interessante. Eu gosto muito do mangá, inclusive o tenho e os spin-offs e a light novel. Mas nada se compara a Steins: Gate em termos de viagens do tempo, nada! Simplesmente sensacional! Brilhante, eu diria! Isso sem falar na Trilogia De Volta para o Futuro! O último filme da trilogia não é lá essas coisas, convenhamos. Portanto, da trilogia, eu só gosto dos 2 primeiros filmes.

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: