A editora Cedibra

A verdadeira pioneira…

Você já ouviu falar da editora Cedibra? Tem ideia da importância dessa editora para o mundo dos mangás no Brasil? Se sua resposta foi “não”, sente que é hora de ficar sabendo um pouco sobre essa editora…

A Cedibra – Companhia editora brasileira – foi uma editora brasileira que existiu entre as décadas de 1960 e 1990. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, a editora disputava palmo a palmo com a Ediouro e outras editoras o posto de maior publicadora de livros do Brasil. Além de livros, a editora também publicou alguns álbuns, quadrinhos e, até mesmo, os nossos tão caros mangás.

Foi a Cedibra a editora responsável por trazer pela primeira vez um mangá para o Brasil, com o hoje clássico e aclamado Lobo solitário, no distante ano de 1988.

A empresa utilizou-se da edição americana publicada pela First – com quem tinha estreita parceria na época – e publicou Lobo solitário em formato americano, com páginas espelhadas (i.e: sentido de leitura ocidental) e pouco mais de 100 páginas por edição. Infelizmente, dos 49 volumes previstos para Lobo solitário, apenas 9 foram publicados até o título ser cancelado.

A Cedibra deixou de existir no início da década de 1990 devido à instabilidade econômica daqueles anos, mas tem que ser lembrada hoje como a verdadeira pioneira dos mangás no Brasil…

***


1988


  • Lobo Solitário, de Kazuo Koike; Goseki Kojima – Março (9 vols) – Cancelado

 ***

Curta nossa página no Facebook
Nos siga no Twitter
BBM

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s