Falece o “poeta dos mangás”

Foi divulgado neste sábado, 11 de fevereiro de 2017, a morte do mangaká Jiro Taniguchi, autor de obras como Gourmet e Seton. Não foram reveladas as causas da morte. Ele tinha 69 anos.
Taniguchi nasceu em Tottori, uma cidade no oeste do Japão, em 1947. Trabalhou em Quioto e depois foi para Tóquio buscando tornar-se um mangaká. Trabalhou como assistente de Kyota Ishikawa e fez sua estreia nos quadrinhos aos 24 anos. Desde então, não parou mais.
Ele era conhecido por suas histórias slice of life para adultos, retratando a vida cotidiana de pessoas comuns. Seus mangás são considerados culturais pelo Governo japonês.
Em língua portuguesa são poucos os títulos do autor. No Brasil, foram publicados Gourmet (Conrad), O livro do vento (Panini) e Seton (Panini), sendo que este último teve apenas um de seus quatro volumes publicados. Já em Portugal, foram lançados O homem que caminha (Panini / Devir), O diário de meu pai (Levoir) e Terras de Sonhos (Levoir), este último em 2016.
***
Curta nossa página no Facebook
BBM via ANN
[…] Jiro Taniguchi, faleceu em 11 de fevereiro, deixando sua obra Gourmet inacabada. O autor teve vários volumes publicados no Brasil, saiba mais aqui. […]
[…] passada foi divulgado que Jiro Taniguchi, autor do mangá Gourmet, havia morrido aos 59 anos. Hoje, o site Anime […]
uma pena ter poucos mangás dessa lenda aqui no Brasil
Chorando, meu autor preferido… i-i