Mangá deixa de ser publicado em bancas de revistas….
A editora JBC divulgou hoje que o mangá Knights of Sidonia, de Tsutomu Nihei, deixou de ser publicado em bancas de revistas. A partir de agora o título só poderá ser adquirido em livrarias e lojas especializadas.
Essa mudança chega de surpresa, embora houvesse indícios. Quando divulgou seu checklist, no dia primeiro, a JBC colocou o mangá junto com Blade – a lâmina do imortal como distribuição em livrarias, mas pensou-se ser erro. Antes, porém, outro indício. O volume 8 do mangá, lançado em janeiro, não foi visto em bancas de revistas. Era o prenúncio da mudança. Agora se confirma, desde a edição 8 o título tornou-se de distribuição exclusiva para esses locais. Veja o informativo da editora:
Caro Jornalista,
A partir da edição 8, o mangá Knights of Sidonia teve sua distribuição modificada. A obra de Tsutomu Nihei passou a ser distribuída exclusivamente em lojas especializadas e livrarias.
Com esta mudança os leitores terão mais facilidade em encontrar todos os volumes da série – uma vez que o tempo de exposição será maior do que o das bancas – bem como oportunidades de pagamento facilitado e acesso à promoções pontuais exclusivas.
A nova distribuição segue o mesmo modelo de sucesso de Blame!, outro título de autoria de Tsutomu Nihei, com lançamento exclusivo para livrarias e lojas especializadas de todo o país.
Na seção “Onde Comprar”, no site Mangás JBC, os leitores podem conferir a lista dos endereços e links das lojas físicas e virtuais onde é possível encontrar as edições de Knights of Sidonia e ainda assinar o título a partir da edição 8, no link “Assinaturas JBC”.
Agradecemos a sua compreensão.
Atenciosamente,
Editora JBC
***
Vale lembrar que há pouco tempo, a JBC também mudou a periodicidade do mangá, passando de mensal para bimestral.
Curta nossa página no Facebook
BBM
Mas gente, Sidonia não tava saindo em distribuição nacional? Como assim vão mandar pras livrarias?
Logo só será possível comprar HQs em comics shop ou livraria. Pra não mora em SP ou RJ talvez seja até uma boa essa mudança.
Nem é. Pagar frete é uma droga: um gasto a mais. Não seja idiota. ¬¬
Não é assim não amigo. Existem fretes caros e existem mais baratos, além disso existem sites que dão descontos no valor de capa e isso, em vários casos até compensa o pagamento do frete. Tbm existem os “frete grátis”. Generalizar e dizer que “pagar frete é uma droga” é uma visão unilateral.
se eu for na banca comprar Vagabond 12 e Ajin 3, vou pagar pagar 35,80
se eu comprar na Saraiva, pago 29,00 já com frete incluso
Alguém comentou algo relacionado ao preço?
Porque se o mangá vai deixar de ir pra banca, a tiragem vai diminuir, e assim o preço aumenta
Será que vão fazer isso mesmo? Porque daí o preço saltaria, imagino eu, para uns 20 reais
Não foi dito nada. Eles mandaram apenas essa mensagem da postagem.
Mas o volume 8 custou R$ 17,50 e o 9 está listado pelo mesmo preço. Então não deve ter aumento.
Bruno, mesmo que a tiragem diminua, o fato de não pagar mais a distribuição em bancas (que é caríssima) nivela o preço, idealmente sem precisar aumentar. Foi o que houve com a NewPOP também. Quiçá, abandonar as bancas pode estar até aumentando a margem de lucro da editora. Não tem como sabermos 🙂
moro na capital de são paulo, e nunca, vi esse mangá nas bancas, nem perto de casa, q tem 2 grandes, em perto do meu trampo muito menos quando fui no centro da cidade visitar minha mae, nao vi esse mangá nas bancas. sempre comprei ele online. nem na saraiva e livraria cultura aqui perto eu achei ele :O
nem notei. Faz muitos meses que não vou a banca, sempre compro meus mangás pela internet, mais barato e chega na minha casa sem estresse de ficar indo na banca varias vezes ao mês.
Decisão acertadíssima da JBC, já tá passando da hora de deixar essa prática de exclusividade de bancas. Não digo que deva tirar tudo de banca, mas deve-se dar mais opções para o consumidor. Ter o mangá em banca, em livraria comum, em comic shop, em lojas virtuais diversas dessa forma expandindo o acesso do público às obras.
Sempre teve em livraria, quem tem mania de exclusividade em banca é a panini
Desde que me conheço como comprador, tem JBC em livraria (inclusive meu primeiro mangá, eu fui procurar ele na… Livraria da Travessa, aqui no RJ).
E há um bom tempo é mais fácil de comprar lá da JBC que nas bancas.
[…] (pff)… quer dizer, eu não recebi nada, por isso vou roubar o texto do comunicado lá do Biblioteca Brasileira de Mangás. IKIMASU ler o que eles […]
Se a moda (newpop) pega…
Será que estava vendendo tão mal assim?
Provavelmente.
Pode ser também que Sidonia estivesse vendendo bem em livrarias e não tão bem em bancas. Em um local dando lucro, no outro prejuízo. Aí foi melhor tirar o título das bancas…
Mas talvez a editora ainda comente sobre isso em algum henshin online…
Não acredito que esteja vendendo mal. Afinal eles trouxeram Blame! logo depois. Quem traz algo do mesmo autor quando a série inicial vendeu mal?
A ideia de que a banca não se paga é mais acertada. Há perda de leitores, mas às vezes perder leitores custará menos do lucro da editora que deixar de trabalhar em bancas.
Caramba, o Kyon e a Roses me responderam. Obrigado pela resposta. Já que a panini fez com Homunculus (só que Homunculus foi pra geladeira e foi concluido nas livrarias).
Ah, acho que JBC pegou a licença de ambos na mesma época. hein
Será? Pode até ser, não é totalmente improvável.
Mas eu tendo a achar que Sidonia vendeu bem, não só por Blame! vir a seguir, como pelo formato que veio. Você não lança algo num formato arriscado quando a outra obra similar foi um fracasso. Faz sentido?
Foi dito pelo Cassius (n lembro se foi no henshin online ou video do ultimo evento) que Sidonia e Blame foram negociados juntos.
Obrigada pela informação. 🙂
mas eu acho q pelo fato de ter um intervalo de 6 meses + ou -. deu uma noção pra eles, e lançarem Blame em uma Qualidade melhor. eu acho se Sidonia vendesse mal, ou adiariam o lançamento de Blame, ou fariam em uma qualidade pior.
Isso. O Cassius até disse que a ideia original era publicar Blame! em papel jornal, depois mudaram de ideia.
É um indício de que realmente Sidonia deveria estar vendendo bem…
Gente, isso me faz pensar agora se a mudança de periodicidade foi causada apenas pelos atrasos de aprovação? É no mínimo “curioso”.
Pois é.
No mínimo foi uma infeliz coincidência…