[Curiosidade] JAPAN: a união dos criadores de “Hokuto no Ken” e “Berserk”

Um mangá desconhecido…

Algumas obras fazem tanto sucesso e consagram tanto seus autores que elas acabam se tornando ícones daquele criador, totalmente indissociável, ao ponto de que mesmo ele fazendo outras obras, será reconhecido apenas e tão somente por aquele sucesso. Naoko Takeuchi, por exemplo, possui alguns mangás em seu currículo, mas a fama de Sailor Moon faz com que todas fiquem ofuscadas e completamente desconhecidas.

Kentaro Miura é outro grande exemplo disso. Mesmo com Gigantomachia tendo sido publicado no Brasil pela Panini, ainda há muita gente que só o conhece por causa de Berserk e muitos se surpreendem ao saber que ele já criou outras obras.

Uma dessas obras de Miura desconhecidas pelo grande público é o mangá Japan, em que ele fez em parceria com Buronson, criador de Hokuto no ken^^. O mangá foi serializado durante o ano de 1992 na revista Young Animal, da Hakusensha, a mesma revista de Berserk, sendo concluído em apenas 1 volume. Nesta obra, Kentaro Miura cuidou apenas dos desenhos.

A história do mangá começa em Barcelona no ano de 1992. À medida que a data da Exposição Mundial rapidamente se aproxima, chegam na Espanha Katsuji Yashima (membro da Yakuza), Yuka Katsuragi (jornalista) e um pequeno grupo de estudantes. Inicialmente, eles não têm qualquer relação entre si, mas um incidente os reunirá. Após um devastador terremoto eles ficarão presos e terão um estranho encontro: uma Harpia os mostrará um mundo pós -apocalíptico, fazendo-os descobrir o futuro do Japão, um futuro de decadência e destruição. Conseguirão essas pessoas mudar o futuro de sua terra natal?…

No ocidente, o mangá Japan foi publicado primeiramente na Itália em 2002 pela editora Panini e relançado em 2011 pela mesma empresa. Posteriormente foi lançado nos Estados Unidos em 2005 pela editora Dark Horse e em 2008 na França pela Glénat. Aqui no Brasil continua inédito…

Não sabemos se esse mangá é bom, mas achamos que era uma interessante curiosidade essa parceria entre autores de obras renomadas como Berserk e Hokuto no Ken


Obs: Esse não é o primeiro mangá feito por Buronson em parceria com Miura. Em 1989, eles já tinham trabalhado juntos na criação do mangá King of Wolves, de apenas um volume, e em sua continuação Legend of The King of Wolves, também de apenas um volume, datado de 1990.

4 Comments

  • Hugo Magella

    Amigos, caso queiram dar uma conferida, tem scan completo em PT-BR. Apesar que gostaria que fosse publicado por aqui.

  • Isaura Luiza Machado

    São mangas de Miura em início de carreira, porém, quando alcançar o hiato de Berserk e com a JBC lançando Hokuto no Ken do Buroson, eu acho bem válido as editoras avaliarem a viabilidade destes títulos, até mesmo por serem curtos.

    • Gabriel

      Mas a Itália foi o único que escreveu certo, por mais que em katakana se escreva Buronso, a intenção é escrever e pronunciar Bronson esse pseudônimo foi feito em homenagem a Charles Bronson.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading