Site aponta que editora deve entrar nesse ramo em breve…
A editora Panini pode começar a publicar mangás em formato digital em breve. É isso o que aponta o site de Registro do ISBN, segundo informações divulgadas pela área de notícias da Crunchyroll.
Ainda segundo a Crunchyroll, a Panini registrou no site, até o presente momento em que esta postagem vai ao ar, dez títulos a serem lançados em formato EPUB:
- Alive,
- Aoharaido,
- Bleach,
- Tokyo Ghoul,
- JoJo’s Bizarre Adventure,
- The Promised Neverland,
- Toriko,
- Nisekoi,
- Ore Monogatari!!
- Wanted!.
Por ter sido descoberto nos registros no ISBN, ainda não existe uma confirmação oficial de que a empresa realmente começará a publicar mangás em formato digital.
No passado, porém, Levi Trindade – editor da Panini – confirmou em uma entrevista que a editora tinha planos sim de lançar obras em formato digital no futuro. Neste fim de semana, durante a mesa redonda das editoras no Anime Friends, o mesmo Levi novamente disse que existem planos e que estaria mentindo se negasse, porém o tom da resposta dava a entender que seria algo bem distante. Por isso, esses registros causam surpresa.
Assim que novas informações forem divulgadas atualizaremos vocês por aqui.
- O que é o ISBN?
Resumidamente, o ISBN é um número que todas as publicações físicas e digitais precisam ter para serem lançadas e comercializadas em livrarias. Todas as editoras realizam um registro e e ele é público podendo ser visto por qualquer pessoa que acessar o site do ISBN.
Em geral, as editoras de mangás anunciam seus títulos antes de cadastrarem no site, mas às vezes não é isso o que acontece como foi nesse caso. Entretanto, já houve algumas vezes em que editoras catalogaram títulos no site eles nunca vieram a sair, como mangá que adapta Piratas do Caribe, ou que demoraram anos a dar as caras, como alguns da Nova Sampa. Então precisamos esperar uma confirmação oficial.
Aviso:
Uma pessoa fez um comentário nesta postagem falando de dados sobre o consumo de ebook (ou algo assim). Como a postagem tinha um link era necessário aprovar o comentário manualmente. Aprovei, mas ele desapareceu do nada O_o. Não sei se foi um erro meu ou do WordPress, mas peço desculpas à pessoa que fez o comentário, pois era um texto bem grande e deve ter dado trabalho fazer.
Foi o meu comentário. Mas relaxa, desculpas aceitas.
Sobre os e-books, o que eu havia comentado era que eles ainda oscilam entre o insignificante e o pouco significante no faturamento das editoras nacionais.
Sobre o link, era do Censo do Livro Digital 2016 (2017 ainda está em elaboração) na qual mostra o tamanho deste mercado por aqui. Quem quiser é só colocar no Google, os resultados estão disponíveis ao público. Vlw.
Desejo sucesso à Panini no meio digital, desde que isso não a faça desistir do formato impresso.
Alguém saberia me dizer se esses formatos digitais que são lançados pela JBC podem ser comprados e utilizados no KINDLE? Não gosto de ler em tablets, smartphones e notebooks, mas se forem compatíveis com os e-readers, seria uma boa opção!
Sim, são compatíveis com KINDLE e outros e-readers.
Tava pensando em comprar um KINDLE, agora não tenho mais dúvidas haha obrigado pela informação.
Podiam fazer logo um Kindle colorido, não consigo ler no tablet por causa da luminosidade, algo na tecnologia de tela dos e-readers e coloridos, seria espetacular para ler quadrinhos em geral.
Uma boa alternativa para quem nao tem espaço para guardar os volumes do manga em casa.
Se eles estão querendo publicar mangas online e cobrar pela leitura, só lamento, vão à falência kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Óbvio que vai ser pago, tem que ser muito alienado pra pensar que será de graça. JBC ja esta faz algum tempo no meio digital e tem se saído muito bem e desejo sucesso pra Panini no meio também.
Brasileiros e sua eterna maneira atrasada de pensar…
eu acho q nao viu, quem é fã compra mesmo…
É uma boa alternativa para quem quer ler/começar algum título da panini que já esteja esgotado.
poderiam publicar One Piece, assim eu não precisaria reler os primeiros volumes por scan.
Nome maneiro uhsuahsuhaush
Se eu quisesse ler digital eu leria as scans, espero que isso não atrapalhe o mercado impresso
Isso funcionaria bem pra capítulos recém lançados no Japão, não acredito que publicando capítulos antigos, vai atrair muita gente, ainda mais se o preço não for muito baixo.