Resenha: Toradora – Livro 1 (Light Novel)

Vale a pena ou não?

No dia 2 de outubro de 2008 era exibido na televisão japonesa o primeiro episódio do animê de Toradora!. A comédia-romântica de Ryuuji e Taiga durou ao todo 25 episódios e foi encerrado no dia 26 de março de 2009.

A obra fez sucesso, perdurou e continuou sendo comentada pelos recantos da Internet durante alguns anos, ainda hoje aparecendo em listas de “melhores romances” em blogs e canais do Youtube.

Assisti à animação pela primeira vez por volta de 2010 após ver uma discussão sobre Toradora! ser ou não melhor que Clannad (outro desenho de sucesso na época). Foi uma decisão acertada. Como quem não quer nada, aos poucos Toradora! me conquistou e ficou marcado como um de meus títulos favoritos, apesar das muitas ressalvas que eu faço nos dias de hoje.

Imagem dos personagens com o designer da animação.

Toradora! nasceu originalmente como uma série de light novels escrita por Yuyuko Takemiya (que também escreveria Golden Time!) e ilustrada por Yasu (que trabalhara com Takemiya em uma obra anterior chamada Watashitachi no Tamura-kun). A obra foi publicada no Japão entre 2006 e 2009, em um total de 10 volumes e o desenho animado adaptou todos eles, não existindo material para uma segunda temporada, como muita gente sonhava na época.

Além da animação, Toradora! ainda gerou uma novel chamada de Toradora! Spin-off em 3 volumes independentes, publicados entre 2007 e 2010, e uma adaptação em mangá para lá de enrolada. A adaptação começou a sair em 2007 e não acabou até hoje, possuindo apenas 8 volumes até o momento e sem previsão de fim (sim, passados nove anos do final da light novel e do animê, o mangá ainda não conseguiu adaptar tudo de tão irregular e lenta que é a publicação).

Toradora (Mangá). Capa italiana.

No Brasil, a animação durante muitos anos só esteve disponível por meio da pirataria, mas atualmente está disponível oficialmente por meio da Crunchyroll, com legendas em língua portuguesa. A light novel também sempre foi um sonho distante no mercado brasileiro, mas em março de 2017 a editora NewPOP anunciou que publicaria o título.

Toradora (Light Novel). Edição Brasileira.

A publicação começou agora em julho de 2018 e finalmente pudemos ler o título e dar a vocês nossas impressões iniciais sobre esta obra. Será que o original é tão bom quanto a adaptação? Será melhor? Será pior? Diremos a vocês posteriormente…

  • O que é Light Novel?

Antes de falarmos sobre a obra é preciso abrir um espaço para uma explicação – ainda que muito superficial – aos prováveis novatos nesse mundo das publicações que, por ventura, venham a ler este texto. Apesar das capas “bonitinhas” que lembram animês (desenhos animados japoneses) e mangás (quadrinhos japoneses), as light novels são apenas e tão somente livros comuns e normais, contendo apenas uma ou outra ilustração ocasional, como na imagem abaixo:

Páginas da light novel “Toradora”.

Existem especificidades como ser uma leitura mais leve, com muito mais diálogos que um livro mais “comum”, mas no geral podemos dizer que light novels são só livros com ilustrações. Nada além disso. Trata-se de uma explicação necessária, pois muitos novatos nesse meio acabam achando que esse tipo de produto é sinônimo de mangá, e acabam comprando achando se tratar de uma história em quadrinhos e acabam frustrados quando abrem o volume. Agora que você sabe resumidamente o que é uma light novel, vejamos mais sobre Toradora!.

  • Sinopse

Ryuuji Takasu, um garoto mal-encarado, mas de bom coração, começa o seu segundo ano do colégio conhecendo a Taiga Aisaka, uma garota baixinha, porém de temperamento feroz, e que é temida por todos pela alcunha de “Tigresa de Bolso”. E quando o pobre rapaz descobre, sem querer, um grande segredo da Taiga, dá-se início à épica batalha entre o Tigre e o Dragão. Além deles, a trama é recheada por figuras um tanto excêntricas, como a Minori Kushieda, a garota super desencanada que vive a vida do jeito dela; e Yuusaku Kitamura, o representante de classe que, mesmo sendo estudioso e responsável, tem um lado desastrado. Conheça aqui a estonteante comédia romântica da dupla Yuyuko Takemiya e Yasu.

  • História e desenvolvimento

Para quem já assistiu diversos e diversos filmes de comédia romântica, a simples leitura da sinopse já mostra bem os rumos que a história de Toradora! irá tomar e o que acontecerá ao final com os personagens principais Ryuuji e Taiga. Toradora! nada mais é do que isso, uma comédia romântica tradicional, com seus clichês típicos, cheios de mal entendidos, “triângulos” amorosos, bem como com suas excentricidades que visam dar um toque único na obra.

Ryuuji é apaixonado por Kushieda; Kushieda é melhor amiga de Taiga; Taiga é apaixonada por Kitamura; Kitamura é amigo de Ryuuji, e essa relação (que não será apenas isso no decorrer da série) se mostrará para lá de curiosa e interessante, embora não chegue nem perto de ser uma Quadrilha, de Drummond.

O primeiro volume é bem simples e quase não vemos muito do charme da série. O tomo é praticamente inteiro uma apresentação dos protagonistas. Nele vemos Ryuuji (um rapaz que é sempre considerado amedrontador por causa de seu olhar) conhecer Taiga (uma garota baixinha e muito geniosa, apelidada de “tigresa de bolso”) e o modo como eles passam a conviver, com as diversas desventuras que vão ocorrendo ao longo do tempo.

O volume centra-se basicamente em como Ryuuji descobre que Taiga é apaixonada por seu melhor amigo Kitamura e a ajuda que o rapaz passa a dar à garota. Só que essa “ajuda” termina por ser muito mais do que simplesmente fazer com que Taiga consiga conquistar Kitamura, Ryuuji se torna um total protetor da garota (um “cachorro” na visão desta), inclusive alimentando ela todo dia.

Isso e diversas outras coisinhas (a alegria apenas pelo pronunciamento de um nome, a percepção – por parte dos amigos – da mudança de uma das personagens, etc) vão montando o que se desenvolverá nos demais volumes da trama, culminando no final – que todo mundo adivinha unicamente lendo a sinopse.

Por ser uma comédia romântica, obviamente nada dá certo. Os planos falham e até mesmo o convívio entre Ryuuji e a tigresa de bolso acaba gerando mal entendidos, de modo que a premissa da ajuda simplesmente fica toda frustrada,  nada saindo como planejado.

Não é apenas isso que causa humor na obra. Os personagens de Toradora! são todos montados na “cartilha da comédia”, cada um mais esquisito do que o outro para gerar estranheza e alegria – ainda que seja um leve sorriso – em determinados momentos da obra. Além do olhar que lhe causa problemas, Ryuuji é um maníaco por limpeza; sua mãe é super-despreocupada e nem parece a responsável pela casa; por sua vez, Taiga – além de geniosa – é totalmente desastrada. Kushieda é agitada demais e assim vai. Um misto de estranho e bonitinho.

Ryuuji ao ver uma cozinha completamente imunda…

Apesar de falarmos de humor e de comédia, você não irá ler Toradora! e ficar rindo o tempo todo, talvez sequer dê uma gargalhada durante todo o primeiro volume. Acontece que a obra é um slice of life escolar, mostrando o cotidiano “comum e normal”, de modo que você apenas dará leves sorrisos com as sacadas da obra, os mal entendidos, etc.

O primeiro volume também não apresenta nada de romance e o drama só aparece em um momento específico, na famosa cena do poste (para quem viu o desenho animado). Ainda assim, o volume inicial foi satisfatório e cumpriu bem o seu papel. Não é possível destrinchar mais a história, mas podemos dizer que o desenvolvimento foi sim muito bom, evoluindo pouco a pouco a relação dos personagens, ainda que de forma ínfima nesse primeiro volume.

  • A light novel é melhor que o animê?

A leitura do livro de Another me mostrou que a adaptação animada era muito ruim. O desenho animado simplesmente não conseguiu passar as mesmas sensações e a mesma emoção que a obra original. A leitura das light novels de Re: Zero também mostraram que a animação não era lá das melhores. Por mais que eu tenha gostado do desenho, a leitura do original mostrou que a adaptação foi mal feita e não apresenta quase nada do que de fato é Re: Zero.

Quanto à Toradora!, estaria mentindo se dissesse que a light novel é melhor que a adaptação em animê. As primeiras linhas são enfadonhas e a leitura só se torna prazerosa depois de passadas mais de 50 páginas. Ainda assim, o livro é bom, deslanchando e tornando muito prazeroso, talvez no mesmo nível da adaptação. O livro apresenta e explica melhor coisas que são só citadas na animação, desenvolve por mais tempo certas cenas, etc.

A questão é que a adaptação de Toradora! é que foi bem feita (pelo menos nesse início). Ela pegou todos os elementos da obra original e colocou de forma magistral. Como fã da animação eu realmente esperava algo a mais que não tivesse no desenho animado, mas eu tive pouca coisa. Mesmo assim o livro valeu a pena.

O primeiro volume da light novel foi adaptado livremente nos dois primeiros episódios da animação.

  • Alguns detalhes extras do livro

Embora não seja narrado em primeiro pessoa, o livro é apresentado do ponto de vista de Ryuuji, como ele percebe as coisas, as relações entre as pessoas, os sentimentos, etc. Praticamente tudo o que acontece na obra é apresentado a nós por meio da visão de Ryuuji. Ainda assim existem detalhes e certas cenas que são contadas justamente sem que o rapaz perceba, mas a tônica da obra nos é apresentada pela visão dele.

Outro ponto interessante dos livros são as citações, as referências que ocorrem ao longo do volume. Muitas delas, infelizmente, se perdem na tradução, por não estarmos muito inseridos na cultura pop japonesa e não termos tido acesso a diversas e diversas obras. A NewPOP, felizmente, colocou notas de rodapé para situar o leitor um pouco melhor. Foram citados no primeiro volume obras como Cavaleiros do Zodíaco (única popular no Brasil), Mazinger Z, Maria-Sama ga Miteru e Chibi Maruko-chan (a referência mais importante, visto que Kitamura é chamado de Maruo por causa dessa obra).

  • A edição nacional

A edição nacional veio em formato pocket (10,6 x 14,8 cm) igual o tamanho original, capa cartonada com orelhas e miolo em papel avena. Além disso, as primeiras páginas possuem ilustrações coloridas. Todas essas especificações são idênticas a outras light novels da editora, como Re: Zero. A edição física está muito boa, não tendo muito o que se comentar a respeito.

Re: Zero, Toradora e A voz do silêncio.

Como é costume nas obras recentes da NewPOP, a adaptação está muito boa, não existindo expressões, frases ou passagem que parecesse estranha ou anti-natural. O texto é bem fluído e dinâmico, ajudando na progressão da leitura.

Em termos de revisão do texto, de modo geral podemos dizer que ela está boa. A única falha que se sobressaiu foi uma repetição de um parágrafo na página 172, como pode ser visto na imagem:

Fora isso, só houve algumas vírgulas mal colocadas aqui e ali e algumas utilizações de palavras iguais muito próximas umas das outras. Esse tipo de erro não deveria acontecer de jeito nenhum, mas está longe de ser um trabalho questionável. Ainda assim, um pouco mais de atenção era essencial.

  • Veredicto

Se você for um fã de obras slice of life, de comédia romântica e de temática escolar, certamente Toradora! é uma obra indicada para você. O primeiro volume é um livro de leitura ágil, que te pega após algumas páginas e faz com que você não consiga parar de ler. Dificilmente você não será fisgado pela obra, então é um título que vale considerar adquirir.

Se, por outro lado, você não é fã de obras desse gênero há outras light novels no mercado para você experimentar. Mas, ainda assim, recomendo dar uma olhada na animação, pois pode ser que ela te cative e lhe faça querer adquirir essa série de livros.

  • Ficha Técnica

Título: Toradora!
Autor: Yuyuko Takemiya; Yasu
Tradutor: Tiemi Ogawa
EditoraNewPOP
Dimensões: 10,6 x 14,8 cm
Miolo: Papel Avena
Acabamento: Capa cartonada com orelhas
Classificação indicativa: 16 anos
Número de volumes: 10 no total
Preço: R$ 26,90
Onde comprarAmazon

11 Comments

  • Agora fiquei curioso. Quais ressalvas vc tem a a Toradora?
    Como faz muito tempo desde que vi o anime, não lembro de muita coisa, mas queria saber a sua opinião…

    E parabéns pela resenha, me deu ainda mais vontade de comprar a novel.

  • Do autor de Golden Time!! Esse vem pra casa, já vinha pensando em tirar um tempoi pra assistir a meses agora irei acompanhar os lançamentos!!

  • Jorginho

    Desculpa Kyon, mas erros de parágrafos repetidos, vírgulas mal colocadas entre outras coisas é sim um tremendo ABSURDO, ainda mais em uma obra próxima a um livro, diferentemente de um mangá! A NewPop precisa urgente de um revisor de qualidade, isso não pode continuar! Falam em usar mangás e light novels para incentivar a leitura em nossa país, mas dessa forma?? Esse tipo de erro se propaga mais forte do q os pontos positivos (e com razão) e faz com q esse mercado seja sempre alvo de chacotas. É também um dos motivos pelo qual nunca mais comprei nada da NewPop depois dos erros horrorosos de Madoka! Desculpe, como jornalista/professor e editor é inadmissível esse tipo de erro! Isso precisa sim ser combatido com força e não ser “deixado pra lá”…

  • André Rocha

    Eu amo Light Novel e, estou a alguns anos reclamando com pedindo para serem lançados mais títulos aqui no Brasil. O mercado brasileiro é complicado especialmente para livro, a população não tem a cultura da leitura assim, sei que diversas editoras tem que pensar diversas vezes antes de publicar, principalmente uma Light Novel. Já fiz a assinatura completa de Toradora com a NewPop e, espero, sinceramente, que a obra seja um sucesso e, mais títulos sejam lançados.
    A NewPop lançando agora, Toradora, Re:Zero e , retomando os lançamentos de Log Horizon eu acredito que deverá ser um marco no mercado nacional com relação à quantidade de publicações simultâneas. A muito tempo tenho acompanhado o trabalho realizado pela NewPop por ela sempre estar lançando Light Novel.
    Por fim, espero que pelo menos que as vendas compensem e, que venham mais títulos para o mercado nacional.

    • Alexsander Luiz

      Ñ se esqueça q a newpop disse q irá lançar ainda nesse semestre a novel de Shakugan no Shana (q eu acho q vai começar a ser publicada mês q vem pq sim)
      Além de Sword Art Online e a novel de Naruto (vol único) q está previsto para ser lançado em Dezembro

      • FABIO RATTIS LIMA

        SWORD ART ONLINE e NARUTO é da panini, vale lembrar ^.^

  • Kauê

    Kyon absurdamente ignorando a presença de Happiness naquela foto XD

  • Netin

    Interessante…
    É normal uma light novel ter tantos volumes assim ? Achei 10 muito pra um ‘livro’.

    • Sim, super normal. Comparado com algumas obras, 10 volumes chega a ser um número pequeno.

      Existe, inclusive, uma série de livros chamada Guin Saga que passou dos 100 volumes.

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading