Resenha: Toradora! – Livro 05 (Light Novel)

A chegada de um parente e um evento escolar…

Estava me perguntando o que aconteceria se alguém visse o volume 5 de Toradora! em uma livraria, não tivesse comprado os anteriores, e resolvesse adquirir aquele exemplar ali mesmo. Essa pessoa entenderia o que está se passando? Ela poderia começar a ler desse quinto livro sem grandes perdas? A resposta é que depende bastante de diversas variáveis.

A pessoa comprou o livro porque conhecia o animê e lembra bem dele? Se sim ela conseguirá acompanhar de boa, pois saberá mais ou menos em que parte da história a obra está. Diferentemente de Re: Zero, não existem grandes perdas para quem só viu a adaptação animada de Toradora!. Existem diferenças de execução, ordem de acontecimentos, etc, mas no todo a história, a trama, a personalidade dos personagens, tudo é a mesma coisa. O animê de Toradora! é uma boa adaptação ainda que tenha certas liberdades.

Se a pessoa comprou não sabendo nada da história, talvez ela não sinta tanta falta do precedente. Como característica desse tipo de mídia (light novel), o livro meio que reconta a personalidade Taiga, do Ryuuji e dos demais personagens. Sempre há uma situação para mostrar que aquele personagem é de um determinado jeito. Entretanto, será facilmente perceptível para a pessoa que ela está no meio da história. No início talvez ela não perceba nada, mas com o passar dos capítulos ela entenderá que são feitas alusões a elementos anteriores de uma forma diferente do que se costuma fazer em livros tradicionais, afinal muitas coisas ditas no livro 5 de Toradora! devem ser de conhecimento corrente para todos os leitores.

Então, sendo bem óbvio, de modo geral, não é recomendável começar a ler a obra pelo volume 5 se você não viu o animê. Mas se você viu a animação, por que não? O livro funciona muito bem por si só. Se você nunca leu uma light novel e o livro é de um animê que você gosta por que não comprar um volume aleatório que mostra uma das passagens que podem ser mais marcantes para você? Talvez você goste tanto da leitura que queira comprar o resto. E, vai por mim, se você ler a light novel de Toradora! você irá querer sim acompanhar toda a obra.

Depois dessa imensa digressão introdutória (que poderia até ser a conclusão se tivéssemos deixado o trecho para o final) vamos falar mais especificamente desse volume 5. Para quem não se lembra, no livro 4 os cinco personagens principais participam de uma viagem de férias para a casa de Ami Kawashima, onde Taiga e Ryuuji tramam um plano para aproximar o garoto de seu grande amor, Minori Kushieda, mas eles acabam vítimas de um contra-plano organizado por ela. Não que Ryuuji não tenha conseguido conversar um pouco mais com Minori, mas o plano organizado é que não deu certo para a alegria do humor da trama. Agora no livro 5, as férias acabam, as aulas recomeçam e coisas novas acontecem.

Para quem já viu a animação, esse é o volume que trata do Festival Escolar e do aparecimento do pai de Taiga. Ou seja veremos aquela encenação de luta livre em que Taiga e Ryuuji são vilões e Ami a mocinha, veremos o concurso de miss interclasse em que Kawashima o apresenta com uma vestimenta para lá de peculiar, teremos brigas, coisas tristes, mas também muito humor.

Em termos gerais, o que a gente pode dizer desse livro é que cada vez mais  a história vai se tornando divertida e os personagens vão ficando cada vez mais e mais carismáticos. Ami Kawashima vai aos poucos se tornando mais palatável, mesmo nos momentos em que finge ser uma pessoa que não é, com ela participando ativamente dos dramas e do humor da obra. Duas das cenas mais interessantes do volume ocorrem com ela, uma com uma quebra de expectativa gritante quando ela conversa francamente com Ryuuji após ele brigar com Minori, a outra é a já citada vestimenta para lá de peculiar em que ela termina por ser o centro das atenções de um concurso de miss, sendo que ela era só apresentadora e não candidata. No todo, o que podemos ver é que em uma parte essa personagem está mudando, se tornando mais amiga dos demais, mas em outra parte continua a mesma pessoa de sempre^^.

Vestimenta peculiar. Isso é roupa para se estar em uma escola? Foto: Blog BBM.

Outra personagem que temos uma quebra de expectativa apresentada no volume é Mironi Kushieda. Até então tudo o que víamos dela era a alegria em pessoa, com suas esquisitices a torto e a direito, apenas com um ou outro momento diferente, mas igualmente envolvido na esquisitice. Dessa vez, porém, vimos uma Kushieda mais enérgica ao ponto de brigar com Ryuuji por causa do pai de Taiga. Era um misto de preocupação para com a amiga (para que ela não sofresse) e com ciúmes, por Ryuuji saber da volta do pai da amiga, enquanto ela não. No fim as coisas se resolvem ao melhor estilo Kushieda, durante uma corrida para lá de sem sentido. De todo modo, foi bem interessante ver o pequeno conflito entre a garota e o rapaz.

Se Ami e Kushieda tiveram momentos importantes, Kitamura foi muito apagado durante o livro 5, não tendo uma cena mais marcante que faça lembrar dele. Há momentos em que ele aparece, sim, há momentos em que ele age, sim, (como quando convida Taiga para dançar), mas parece muito pouco para um dos personagens do “segundo escalão” de protagonistas. Ainda mais nesse livro em específico em que até os coadjuvantes com pouco tempo de cena mostraram um potencial enorme.

Sim, mesmo os coadjuvantes tiveram papéis importantes durante o volume. Haruta, por exemplo, logo no capítulo inicial constrói todo um plano com os meninos da classe sobre o que fazer no Festival Cultural da Escola, mas por pura e simples burrice ele mesmo o destrói, do nada, em uma das melhores sequências de humor do volume. A professora responsável pela classe deles também apresenta-se de forma mais ativa e termina por ter uma participação crucial no evento escolar ao decidir, arbitrariamente, o que a classe iria fazer, tudo movido por uma perturbação doentia de ter uma idade “””avançada””” (30 anos) e ainda estar solteira.

O livro não é só humor, o livro também tem drama. Foto: Blog BBM.

A bem da verdade, como Toradora! é uma série de livros que tem a comédia como um de seus elementos, o humor se faz presente em grande parte da história, tanto por esse lado mais simplório de um dos personagens, quanto pelas tradicionais rusgas entre Taiga e Ami. Se o humor está firme e forte, o lado do drama começou a aparecer um pouco mais na obra, com a aparição do pai de Taiga que movimentou o volume ao ponto de até Ryuuji discutir com Kushieda, como comentamos mais acima. Nesse livro o passado volta à tona, com Taiga tendo que enfrentar o pai que a abandonou para viver com sua nova esposa, enquanto Ryuuji relembra momentos de sua infância que talvez ele gostaria de esquecer.

É muito interessante ver como a capa do volume revela bem o que se passará na história. A Taiga sentada e meio cabisbaixa, mostra exatamente a esperança sendo destruída por uma das pessoas que deveriam a proteger. O pai de Taiga reaparece dizendo que irá se separar e que deseja viver com a filha novamente, prometendo inclusive ir ao Festival Escolar, mas quando tudo parecia bem, quando tudo parecia caminhar em direção a um momento feliz, eis que uma mensagem SMS em pleno festival muda tudo.

Não é que não houvesse indícios. A mãe de Ryuuji já tinha mostrado que não havia ido com a cara do progenitor de Taiga e  posteriormente Minorin também ficou desconcertada ao saber da volta do pai da amiga, o que ocasionou na tal discussão. A autora foi construindo muito bem a situação e apenas o rapaz de olhos mal encarados e a tigresa de bolso é que acreditaram que poderia ser algo diferente, embora Taiga tente negar posteriormente.

O rapaz de olhos mal encarados ser enganado é bem fácil de entender, afinal ele é meio ingênuo algumas vezes e sua personalidade não permite que ele duvide muito das pessoas. Fora que o confronto com o seu próprio passado – coisas que aconteceram quando ele era criança – o levou a dar força à Taiga para que ela acreditasse no pai. Quanto à tigresa de bolso foi surpreendente ver ela ficando ansiosa e nervosa por causa do pai, mostrando um aspecto mais sensível que raramente foi visto durante a série inteira até aqui (tirando aquela questão do Kimatura). Apesar da tristeza e tudo mais, a garota terminou por ficar bem por conta de seus amigos que fizeram de tudo para animá-la nos momentos mais complicados.

É claro que a gente tem a referência da versão em animê, mas ver o desenvolvimento em texto é algo bastante único, que nos dá outros sentimentos e nos permite compreender melhor os personagens. Repetindo o que foi dito na introdução, se você só viu a adaptação em desenho animado por que não dá uma chance a esse livro 5? O livro funciona muito bem por si só. Se você nunca leu uma light novel e o livro é de um animê que você gosta por que não comprar um volume aleatório que mostra uma das passagens que podem ser mais marcantes para você? Talvez você goste tanto da leitura que queira comprar o resto. E, vai por mim, se você ler a light novel de Toradora! você irá querer sim acompanhar toda a obra.

Toradora! #05 foi livremente adaptados nos episódios 11, 12 e 13 do animê.

  • Ficha Técnica

TítuloToradora!
Autor: Yuyuko Takemiya
Ilustrador: Yasu
Tradutor: Renata Leitão
Editora: NewPOP
Dimensões: 10,6 x 14,8 cm
Miolo: Papel Avena
Acabamento: Capa cartonada com orelhas
Classificação indicativa: 16 anos
Número de volumes no Japão: 10 (completo)
Número de volumes já lançados: 5 (ainda em publicação)
Preço: R$ 26,90
Onde comprarAmazon / Americanas

Agora nós temos um perfil no Instagram também. Nos segue lá?https://www.instagram.com/blogbbm/

2 Comments

  • […] Na resenha do volume 5, eu iniciei o texto questionando o que aconteceria se alguém começasse a ler a obra por ali. Fiz isso pois aquele volume poderia muito – durante boa parte dele – ser algo próprio e à parte, pois a história principal foi toda ofuscada pela questão do aparecimento do pai de Taiga e do Festival Escolar. Repare bem, quantas vezes naquele volume foram feitas menções claras e explícitas ao amor de Ryuuji por Minori e ao de Taiga por Kitamura? Poucas, e a maioria foi ali da metade para o final. No volume 6, porém, a história principal volta com tudo, existindo boatos e uma nova trama para movimentar a relação do quinteto de personagens. […]

  • isa

    Ótima resenha. Toradora! é um dos meus animes preferidos, comprei os dois primeiros volumes da light novel nesse mês. Mal vejo a hora de começar as leituras

Comments are closed.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading