Curiosidades sobre a publicação de “Saint Onii-san” em outros países ocidentais

Onde saiu?

Anunciado na noite desta quarta-feira, 27 de janeiro de 2021, pela editora NewPOP em seu evento NewPOP Week, o Brasil será o primeiro país da américa latina a publicar o mangá Saint Onii-san, de Hikaru Nakamura. Na América do Norte e na Europa, porém, o título já é lançado há algum tempo.

Saint Onii-San (que deve se chamar no Brasil Jovens Sagrados) começou a ser lançado no Japão em 2006 e ainda está em andamento por lá, atualmente com 18 volumes publicados no oriente. Hoje viemos falar algumas curiosidades sobre a publicação do título em outros países ocidentais. Vem ver 🙂


ALEMANHA (O MANGÁ DOIS EM UM)


Na Alemanha, o mangá é publicado pela editora Egmont com o título de Saint Young Men desde novembro de 2014 em edições compilando dois volumes em apenas um só.

Agora em fevereiro, a editora Egmont publicará por lá o volume #09 (equivalente aos números #17 e #18). Com isso, a Alemanha se tornará o país ocidental mais avançado com a série, estando em igualdade com a publicação nipônica.


ESPANHA (COPIANDO AS FÉRIAS)


Na Espanha, o mangá é publicado pela editora Norma desde abril de 2012 e até o momento teve treze volumes publicados no país, o último deles em dezembro de 2019.

Como mostra a capa, o mangá sai por lá com o título de Las Vacaciones de Jesús y Buda (As Férias de Jesus e Buda), uma “cópia” do título francês (mais abaixo).


ESTADOS UNIDOS (DIGITAL PRIMEIRO)


Nos Estados Unidos, o mangá começou a ser lançado inicialmente em formato digital pela Kodansha Comics U.S em março de 2019, só depois ganhando uma versão impressa. Foram lançados oito ebooks até o momento, o último deles em setembro de 2020.

A versão impressa começou a ser publicada em dezembro de 2019, mas reunindo dois volumes em apenas um. Até o momento, 4 volumes foram publicados com o quinto (equivalente aos números #09 e #10 originais) previsto para sair em fevereiro.


FRANÇA (AS FÉRIAS ORIGINAIS)


Na França o mangá sai de março de 2011 pela editora Kurokawa e ainda está em publicação atualmente com 16 volumes já lançados, o último deles em maio de 2020.

Como é possível ver, o título francês é Les Vacances de Jésus et Bouddha (As Férias de Jesus e Buda), semelhante ao título que a Espanha adotaria depois.


ITÁLIA (PAROU, CONTINUOU E PAROU DE NOVO)


Na Itália, o mangá começou a ser publicado em novembro de 2013 pela editora J-POP, mas a publicação acabou suspensa após o volume #09, em dezembro de 2015. A obra retornou ao país pouco tempo depois, em outubro de 2016, pela editora Goen, continuando exatamente de onde a J-POP havia parado.

Entretanto, apenas 3 volumes mais foram lançados, o último deles (o #12) em abril de 2017.


NEWPOP WEEK é o evento online da editora NewPOP, realizado entre 25/01/2021 e 31/01/2021. Clique aqui para ver todos os posts do evento.

Descubra mais sobre Biblioteca Brasileira de Mangás

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading