Curiosidades sobre a publicação de “Cavaleiros do Zodíaco” na Itália

Muitas editoras

Com o anúncio de Cavaleiros do Zodíaco – Episódio g pela editora NewPOP – ocorrido na noite do último domingo, 31 de janeiro de 2021, muita gente ficou se perguntando como a JBC tinha deixado escapar essa obra. Outros mais achavam que títulos da franquia pudessem sair apenas por ela. É sobre esse último ponto que gostaríamos de falar.

Cada obra é uma licença diferente, então é bastante natural que um mangá de uma mesma franquia possa sair por editoras diferentes em algum país. Aqui mesmo no Brasil isso aconteceu no passado. A Conrad foi a responsável por trazer Cavaleiros do Zodíaco e Cavaleiros do Zodíaco – Episódio G e, quando a empresa ainda tinha a licença desses títulos, uma outra obra da franquia, Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas apareceu por outra editora, a JBC. Então ter mangás de uma mesma franquia por duas editoras diferentes é bastante normal.

Para ficar essa questão ficar mais clara, hoje a gente vem falar como é a publicação da série na Itália, onde a franquia é publicada por diversas editoras diferentes. Vem ver :).

***

Cavaleiros do Zodíaco começou a ser publicado na Itália em 1992 pela editora Granata Press, dividindo os 28 volumes originais em 42 números. Posteriormente, a obra foi adquirida pela editora Star Comics, onde permanece até hoje.

A primeira publicação pela Star Comics aconteceu entre junho de 2000 e setembro de 2002, completando o mangá seguindo o número de volumes originais. A segunda publicação começou em janeiro de 2008 seguindo a versão kanzenban (de 22 volumes) e terminou em outubro de 2009. Atualmente, a empresa está reimprimindo essa última edição.

Além de publicar o mangá original, a editora também publicou os quatro volumes dos Anime Comics de Cavaleiros do Zodíaco, entre dezembro de 2000 e março de 2001.

Se a série clássica está com a Star Comics, a continuação direta da obra, Cavaleiros do Zodíaco – Next Dimension, está saindo por outra editora, a J-POP. A empresa publica duas edições do mangá, uma normal e uma chamada Black Edition, com capas diferentes em cor preta. O título começou a sair por lá em 2010 e segue até hoje, já estando em igualdade com a publicação nipônica.

Cavaleiros do Zodíaco Episódio G foi publicado pela editora Panini entre outubro de 2004 e julho de 2014. Essa edição dividia cada volume japonês em dois, assim foram lançados quarenta números no total na Itália. O especial Volume 0 também saiu no país.

A mesma editora Panini foi responsável por lançar Cavaleiros do Zodíaco Episódio G – Assassin, a continuação direta. Ela começou a sair no país em março de 2017, sendo concluído em agosto de 2020. Tal qual a publicação anterior, a edição dividia cada volume japonês em dois, assim foram lançados 32 números na Itália.

Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas e o Gaiden saíram também pela editora Panini. O primeiro saiu originalmente entre 2008 e 2012 novamente dividindo cada volume japonês em dois. Assim, os 25 números originais, viram 50 na Itália. Posteriormente o jornal Corriere dello Sport, em parceria com a Panini, republicou a obra na íntegra, dessa vez seguindo o número de volumes originais. Essa publicação ocorreu em periodicidade semanal.

O Gaiden, diferente dos demais, seguiu o número de volumes originais. Foi publicado por lá entre 2012 e 2017. A Panini também publicou o artbook em agosto de 2020.

Saintia Shô também saiu pela Panini, tendo começado em abril de 2015. Até o momento lançaram 13 volumes por lá.

Por fim, temos Cavaleiros do Zodíaco – Gigantomachia (os dois livros da série). Eles saíram em 2008 pela editora Kappa Edizione.

***

Como visto, na Itália há atualmente três obras da franquia sendo publicadas, Cavaleiros do Zodíaco (reimpressão, pela Star Comics), Cavaleiros do Zodíaco – Next Dimension (pela J-POP) e Cavaleiros do Zodíaco Saintia Shô (pela Panini).

E não pense que isso acontece só na Itália. Na França, o CdZ original é da Kana, Next Dimension, Episódio G e Episódio G Assassin é da Panini e demais obras são da Kurokawa.

4 Comments

  • Gustavo

    Podia fazer um post falando sobre todos os títulos de cavaleiros do zodíaco no Brasil e no Japão. Seria interessante porque eu mesmo fico muito confuso quanto a franquia

  • Elizabeth Cristina Rocha de Aguiar

    O que pareceu estranho desse anúncio da NewPop é que a JBC costuma lançar spinoffs das obras do catálogo sempre que pode, dá-lhe o próprio Cavaleiros ou Fairy Tail, e a NewPop sempre diz que existe um certo respeito no mercado interno sobre preferências de autores ou obras já publicadas por uma editora, aí vem essa bomba kkkkkk
    Enfim, erado não é, mas que surpreende, surpreende.

    • Sim, de fato, mas há que se lembrar que não é a primeira vez^^. A NewPOP já lançou:

      -Novels de Gravitation (o mangá saiu pela JBC)

      -Mangás do CLAMP (sempre saíram pela JBC)

      -A Besta (mesmo desenhista de Novo Lobo Solitário, que saiu pela Panini)

      Mesmo os mangás do Makoto Shinkai é um caso, pois um deles tinha saído apenas uns 4 anos antes pela Panini.

      A questão é que esse é o mais impactante de todos.
      De minha parte, como a JBC não o tinha licenciado até hoje, eu achava que Episódio G viria pela Panini.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: