Relembre as “dicas” da JBC antes do anúncio de “Haikyu!!”

Genial, simplesmente genial

Se você esteve na Internet nas últimas duas semanas deve ter visto os rumores sobre a possível publicação de Haikyu!! pela editora JBC, confirmada apenas nesta sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021. Se você não viu nada ou se perdeu alguma coisa, a gente vem relembrar o passo a passo que a empresa fez, com uma dinâmica que manteve acesa a esperança dos fãs e fez o engajamento crescer.


22/01/2021


No dia 22 de janeiro, a editora JBC publicou, em seu canal no Youtube, um de seus tradicionais vídeos de sexta-feira e, no finalzinho dele, havia um pequeno easter egg. Os apresentadores do programa brincaram com um jogo de vôlei. Vejam a seguir.

Após isso, a internet foi tomada pelo “será?”, a expectativa de que Haikyu!! finalmente chegaria ao Brasil e pela JBC. A empresa já havia feito uma brincadeira similar antes, imitando ping pong, anunciando semanas depois a publicação do mangá Ping Pong, de Taiyo Matsumoto.

A brincadeira semelhante fazia as pessoas pensarem que o vôlei significava Haikyu!!., afinal não existia obra mais popular e pedia de vôlei que não seja ele. Ou seja, só esse mangá justificaria essa brincadeira, pois se não fosse a empresa ficaria marcada por iludir as pessoas.

Além disso, para quem não sabe, Haikyu!! é a forma como japoneses falam a palavra vôlei  (ハイキュー!!, título original, é a pronúncia de 排球), então assim como Ping Pong, havia mais uma dica aí fácil, fácil.


23/01/2021


No sábado seguinte, o perfil no Instagram Fora do Plástico foi enfático e afirmou que Haikyu!! viria pela JBC, lembrando justamente da brincadeira anterior de Ping Pong. O que vinha a ser apenas um palpite (palpite baseado nos fatos acima) ganhou outros ares quando Edi Carlos, gerente de marketing da JBC, compartilhou a mensagem em sua conta pessoal no Instagram. Mais do que isso, posteriormente, a própria JBC compartilhou a publicação do Edi Carlos, colocando mais lenha na fogueira ainda.

A expectativa estava criada, bastava saber quando (ou se) o mangá seria anunciado. Muitas pessoas achavam que o anúncio ocorreria na sexta-feira, 29 de janeiro, tradicional dia de vídeos da editora. Entretanto, excepcionalmente não teve vídeo e a empresa avisou que faria uma live no dia 5 de fevereiro. Restava aguardar uma semana.


30/01/2021


No dia 30 de janeiro, porém, a editora começou a atiçar mais ainda a curiosidade das pessoas e colocou no ar o vídeo de espera da live. E nele havia um título bem sugestivo, “As Várias Faces do Voleibol?!”. Aliado a isso, veio junto uma silhueta, mostrando um mangá de vôlei.

Era a confirmação de Haikyu!!? Não exatamente, a silhueta presente na imagem não era de nenhum personagem do famoso mangá. As pessoas caçaram na Internet e descobriram que a silhueta era do mangá Match Point!, de 1983, um título totalmente desconhecido e que não se encontra nem sinopse nos principais portais catalogadores.

Era um banho de água fria em Haikyu!!? Algumas pessoas desconfiaram de que fosse esse mangá que a JBC anunciaria, mas a gente lembrou no Twitter que silhueta nem sempre é dica, às vezes é uma brincadeira para despistar^^:

A JBC não faria todo um suspense em relação a um mangá vôlei para anunciar um da década de 1980 e que nem sinopse direito têm na internet. Não faria sentido algum. Era claro que era uma brincadeira para despistar o anúncio do mangá mais famoso.


01/02/2021


Isso ficou muito mais claro no dia 1º de fevereiro, quando a editora mudou a imagem do vídeo, colocando uma nova silhueta e que indicava uma outra obra.

Os fãs de Haikyuu!! logo foram atrás e descobriram que a imagem se tratava de You Attack!. Se havia qualquer dúvida de que as silhuetas eram apenas brincadeiras para engajar as pessoas e fortalecer ainda mais o anúncio de Haikyu!! isso deixou de existir.


02/02/2021


A brincadeira continuou no dia 02 de fevereiro, com uma nova imagem, com uma nova silhueta, novamente com a editora revisitando outra obra de vôlei. Vejam a imagem:

Esse era tão fácil que a gente descobriu só de olhar, era uma imagem de um dos volumes de Harukana Receive!, um mangá que teve uma adaptação em anime um tempo atrás (e que foi sumariamente ignorado por muita gente^^).

Três silhuetas e três obras de vôlei feminino foram lembradas pela editora. Houve gente que achou que isso significava que não seria Haikyu!! e que a editora anunciaria um título de vôlei feminino, mas esse era mais um charme da brincadeira, já que o anúncio seria de um título de vôlei masculino e a editora estava dando pistas e despistando ao mesmo tempo^^.


03/02/2021


No dia 3 de fevereiro, a editora JBC fez mais uma homenagem a outro mangá de vôlei feminino. Dessa vez, a silhueta deixava antever que o homenageado do dia era o mangá Hover.

As dicas da JBC não se limitavam a isso. No mesmo dia, a empresa fez um tweet falando sobre vôlei, vejam a seguir:

O detalhe é que 100, em japonês, se escreve “hyaku”, sendo um trocadilho, mais uma dica, para “Haikyu”^^. Genial, simplesmente genial.


04/02/2021


No dia 4 de fevereiro a brincadeira continuou e a empresa mudou a imagem mais uma vez. Novamente homenageando uma obra de vôlei feminino. O título lembrado dessa vez era Shoujo Fight.


05/02/2021


Por fim, ainda na sexta-feira, a editora trocou novamente a imagem, dessa vez representando a capa de um dos volumes do mangá mais pedido:

O detalhe é que na última imagem há uns passaros presentes nela. Segundo comentaram no Twitter são corvos que em japonês se fala Karasu. O nome do colégio de Haikyu!! é Karasunu. Genial, hein? Simplesmente genial.

Fora isso, a editora fez uns tweets brincando, respondeu algumas pessoas, etc, etc. E, aí, chegou o grande momento do anúncio, a confirmação de que Haikyu!! viria pela JBC. Vejam os primeiros minutos do vídeo abaixo:

E é isso, finalmente teremos Haikyu!! no Brasil. Agora é só aguardar a publicação brasileira começar^^.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: