Conheça a franquia “A voz do silêncio”

As obras derivadas do sucesso

Publicado originalmente em 27/02/2018
Última atualização em: 06/10/2021

Você conhece Koe no Katachi (A voz do silêncio)? Provavelmente, sim! Muita gente conheceu essa obra por meio do filme, exibido no Japão em 2016, e que volta e meia está disponível em algum serviço de streaming do Brasil, sendo muito emocionante e dramático. A película é uma adaptação de um mangá de mesmo nome de autoria de Yoshitoki Oima e foi publicado no Japão entre 2013 e 2014 pela editora Kodansha, sendo concluído em um total de 7 volumes.

Em A Voz do Silêncio, acompanhamos a história de Shouko Nishimiya e Shouya Ishida, em um mundo discriminatório, de mágoas, desprezo, e a busca da redenção. Quando criança, Shouya conhece Shouko, uma garota com deficiência auditiva, e faz da vida dela um inferno, praticando bullying o máximo que pode. Após um certo incidente, porém, Shouya é quem vira alvo de bullyng de seus colegas e a vida dele muda a partir de então. Anos depois, o menino busca reencontrar a menina, visando consertar seus erros do passado…

Além do filme de animação, a obra original ganhou outras obras derivadas no Japão, dentre os quais, um fanbook e algumas novels. A seguir listaremos algumas dessas obras.


MANGÁ


A Voz do Silêncio (NewPOP)

Essa é a obra original que deu origem à franquia. Seus capítulos foram publicados na revista  Weekly Shonen Magazine (a mesma de Fairy Tail e The Seven Deadly Sins) e posteriormente foram compilados em volume pela editora Kodansha, totalizando sete números.

Quando o filme foi ao ar, em 2016, a obra original já estava completa. O filme, então, adapta o mangá inteiro por assim dizer, porém há uma série de cortes importantes para o desenvolvimento da história. Então quem viu a animação deve também procurar pelo mangá para ter uma compreensão completa.

No Brasil, o título foi publicado pela editora NewPOP entre 2017 e 2018, sendo concluído em um total de 7 volumes. Em 2020, a empresa começou a republicar a obra, dessa vez compilando dois volumes em apenas um e lançando o produto em capa dura. Serão 4 números nessa nova versão.


FANBOOK


A Voz do Silêncio – Fanbook (NewPOP)

Completo em 1 volume, o fanbook oficial da série busca comentar e explicar alguns detalhes sobre o mangá que podem ter passado despercebido. Dentre diversas outras coisas, porém, o mais interessante é a presença dos dois mangás one-shots que deram origem ao título, publicados antes da serialização da obra.

No Brasil, a editora NewPOP publicará o fanbook junto ao quarto volume da nova edição de A Voz do Silêncio. Ou seja, no volume final virá o número #07 da obra e o fanbook.


NOVELS


Shousetsu Eiga – Koe no Katachi (Inédito no Brasil)

Obra em dois volumes que foi publicada no Japão em setembro e novembro de 2016 pela editora Kodansha. A novel é creditada a Miu Kawasaki e Reiko Yoshida (Roteirista do filme). Chamada de Shousetsu Eiga – Koe no Katachi, essa novel, na verdade, tem como base o roteiro do filme animado, tratando-se de uma adaptação dele. Eis as capas abaixo:


Koe no Katachi novel (Inédito no Brasil)

Essa novel é escrita por Yoko Kurahashi e é baseado no mangá de Yoshitoki Oima, possuindo dois volumes no total. Eles foram lançados em março e abril de 2019 pela editora Kodansha. O primeiro livro adapta os volumes #01 a #03 do mangá, e o segundo adapta os volumes #04 a #07.


OUTROS


Koe no Katachi Special Book (inédito no Brasil)

No Japão ainda há o Koe no Katachi Special Book, um livreto distribuído a quem foi assistir o filme nos cinemas japoneses, mas esse não deve ser possível de licenciar e, como pode ser visto na imagem abaixo, é só um livreto mesmo, de pouquíssimas páginas.


Essa foi uma postagem da nossa série Guia de Franquias. Para quem conhece, nessa série buscamos listar todas ou pelo menos a maioria das obras impressas de uma dada franquia. Você pode conferir todas, clicando aqui.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



10 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: