Retrospectiva 2021: Quadrinhos coreanos e etc

França e China

O ano de 2020 marcou a volta dos quadrinhos coreanos ao Brasil e em 2021 eles continuaram a aparecer e por mais editoras. Se antes tinham vindo apenas por Pipoca & Nanquim e NewPOP, agora em 2021 Panini e Conrad também fizeram sua incursão na Coreia do Sul.

Este é mais um post de retrospectiva, dessa vez falando dos quadrinhos coreanos lançados no Brasil em 2021. Em adição, colocaremos como apêndice alguns comentários sobre quadrinhos da França e da China…


QUADRINHOS COREANOS PUBLICADOS NO BRASIL EM 2021


Os quadrinhos coreanos lançados no Brasil são de duas naturezas, as obras da cultura pop e as obras de reflexão e denúncia social. As da primeira natureza foram publicadas por NewPOP e Panini e as da segunda por Conrad e Pipoca & Nanquim.

Pela NewPOP saíram quatro volumes no total, divididos por três séries diferentes. Saiu um tomo de Solo Leveling, dois de On or Off, e um de The Hellbound, . As duas primeiras séries são coloridas e o última é em preto e branco.

Para 2022, a empresa deve continuar lançando as obras, além da publicação do anunciado Hyperventilation.

Depois de mais de uma década sem lançar quadrinhos coreanos, a Panini voltou à ativa com o lançamento de Tower of God. Por enquanto é o único título em publicação pela empresa, tendo tido o primeiro volume apenas nos últimos dias de dezembro.

A Conrad voltou a publicar quadrinhos em 2020 e já em 2021 lançou seu primeiro quadrinho coreano nesse retorno. A “Nova Conrad” publicou o volume único Memórias de um Freixo, quadrinho de denúncia social, mostrando um massacre ocorrido na época da guerra das Coreias. Por enquanto, não houve anúncios de títulos novos.

A Pipoca & Nanquim, por sua vez, também publicou um volume único de denúncia social, dessa vez A Espera, da mesma autora de Grama, que a empresa lançara em 2020. Até o momento em que esta postagem vai ao ar, não foram anunciadas obras para 2022, mas a empresa prometeu novas.

***

Ao todo, foram 7 volumes publicados durante o ano, três a mais do que em 2020. Vejam a seguir o gráfico com o números de volumes editados ao longos dos anos:


PARA 2022


-Em publicação:

  • On or Off (NewPOP): 2 de 4+
  • Solo Leveling (NewPOP): 3 de 4+
  • The Hellbound (NewPOP): 1 de 2

-Anunciados:

  • Hyperventilation (NewPOP): 1

FRANÇA E CHINA


Além de obras vindas da Coreia do Sul, tivemos também quadrinhos baseados no estilo de mangás vindos da França e da China, no caso: Radiant e Ultramarine Magmell, ambos publicados pela editora Panini.

Radiant teve três volumes lançados durante o ano (#12, #13 e #14) ficando a um do lançamento francês. Já Ultramarine Magmell teve um volume lançado (#08) ficando em uma situação que não sabemos como está… Em teoria já lançou todos os volumes que existiam… no Japão, mas não sabemos como vai a questão chinesa da coisa… Teremos que aguardar para ver…


Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: