Retrospectiva 2022 – Ebooks de mangás no Brasil

Um ano bastante fraco…

Dando continuidade às postagens de retrospectiva, agora falaremos dos ebooks de mangás no Brasil. Desde dezembro de 2017, quando a JBC começou a publicar seus primeiros ebooks de mangás, a publicação de mangás digitais se tornou um tanto regular no Brasil, ainda que os números não fossem tão altos assim. Em 2022, porém, houve um número diminuto de publicações…

Mas vamos por partes e comecemos pelo lado bom.


SIMULPUB EM 2022


Desde que a editora JBC começou a publicar Edens Zero em 2018 temos também no Brasil a publicação oficial de mangás simultaneamente com o Japão. Ou seja, no mesmo dia (ou quase em alguns casos) em que o capítulo sai no Japão, ele também sai em português no Brasil.

Em 2022 nós tivemos CINCO SÉRIES ganhando publicação simultânea pelas editoras brasileiras. E ao dizermos “editoras”, estamos falando no plural mesmo. Anteriormente, apenas a JBC lançava, agora a Panini também iniciou a publicação de um título. Vejamos a seguir:

TÍTULOS CAPÍTULOS LISTA DE CAPÍTULOS
Cardcaptor Sakura Clear Card Arc (JBC) 11 60 a 69 + Esp. 05
Edens Zero (JBC) 48 173 a 220
Elden Ring – O Caminho Para Térvore (Panini) 9 01 a 09
The Ghost In The Shell – The Human Algorithm (JBC) 26 029 a 054
Tokyo Revengers (JBC) 62 217 a 278

Cardcaptor Sakura Clear Card é editado pela JBC e lançado gratuitamente no site e Youtube do grupo CLAMP, então todos podem ler o quadrinho digital oficialmente e de graça. Para quem deseja comprar, a JBC lança ele para plataformas como Amazon Kindle, cobrando alguns reais por ele.

Elden Ring – O Caminho Para Térvore é lançado na Amazon e outras plataformas de forma gratuita. Entretanto, seu sistema de distribuição é diferente. Os dois primeiros capítulos estão disponíveis lá a qualquer momento, mas o capítulo mais recente é tirado do ar sempre que um novo vai ser publicado.

As demais séries são lançadas em plataformas como da Amazon e cobradas normalmente, custando alguns poucos reais. Sobre Tokyo Revengers, vale dizer, a JBC começou a publicá-lo apenas no finalzinho da série, começando com alguns capítulos já lançados no Japão. E assim foi até encostar e lançar simultaneamente. Tokyo Revengers foi o único simulpub concluído durante 2022.

Ao todo, então foram lançados 156 capítulos editados. Um número bem maior que ano passado, quando foram lançados apenas 76. O número de 2022, na verdade, faz se tornar o ano com mais lançamentos da história.

O número de cinco séries em simulpub também é o maior já registrado, mas dessa vez empatado com 2020, quando cinco mangás diferentes ganharam ao menos um capítulo em português.


SIMULPUBS NO EXTERIOR


Capítulos em português simultaneamente com o Japão não é mais uma exclusividade das editoras brasileiras. Em 2021, o site Manga Plus, da editora japonesa Shueisha, começou a disponibilizar um simulpub de alguns de seus mangás. Na estreia começaram Spy x Family, One Piece e Jujutsu Kaisen. Posteriormente foi adicionado Choujin X, obra atual do criador de Tokyo Ghoul. Em 2022, apenas uma série nova foi adicionada, Chainsaw Man.

O Manga Plus, para quem não conhece, é gratuito, mas ele só permite a leitura dos três capítulos mais recentes e dos três primeiros capítulos. No momento em que esta postagem vai ao ar, por exemplo, estão disponíveis:

  • Chainsaw Man – Capítulos 01, 02, 03, 114, 115 e 116.
  • Choujin X – Capítulo 01, 02, 03, 032-2, 033-1 e 033-2
  • Jujutsu Kaisen – Capítulos 01, 02, 03, 206, 207 e 208
  • One Piece – Capítulos 01, 02, 03, 1068, 1069 e 1070
  • Spy x Family – Capítulos 01, 02, 03, 72 e 73, além de uma ilustração especial.

O Manga Plus não é o único site estrangeiro a ter simulpub em português. Em fevereiro de 2022, o site Comikey começou a publicar Kengan Omega e em outubro também começou a sair Thank You, Isekai. Assim como o Manga Plus, o Comikey permite a leitura apenas de alguns capítulos, alguns antigos e o mais recente por tempo determinado. Para ler os intermediários entre esses é preciso comprar Keys, que servem para ler os capítulos. No momento em que esta postagem vai ar, estão disponíveis:

  • Kengan Omega – Capítulos 144 a 190. Os capítulos 144 a 148 estão grátis, assim como o 190. Os do meio é preciso pagar. Os iniciais não estão disponíveis.
  • Thank You, Isekai! – Capítulos 01 a 33. Os capítulos 1 a 5 e o 33 estão grátis. Os do meio é preciso pagar para ler.

VOLUMES DE MANGÁS EM 2022


A grande decepção de 2022 é o número de volumes de mangás em formato digital. Se capítulos foram publicados razoavelmente, os volumes ficaram a ver navios. Foram apenas 10 ebooks publicados durante o ano. É o menor número desde que se começou a publicar ebooks por aqui. Vejam o gráfico.

Os números de 2017 e 2018 não são 100% precisos, pois entre dezembro de 2017 e meados de 2018 o Blog BBM ainda não fazia o levantamento certinho dos dados de mangás digitais no Brasil e como as datas dos ebooks nas lojas digitais não são precisas pode haver alguns erros. Os dados de 2019 em diante, entretanto, são mais concretos.

Agora wuanto ao número de séries, os dez volumes foram divididos em apenas oito delas, sendo também o menor número desde 2017.

A Pipoca & Nanquim foi a editora que mais publicou volumes e séries em 2022 (7 volumes e 6 séries), enquanto a JBC publicou 3 volumes distribuídas em duas séries. A seguir, você verá a lista do que saiu:

As Egocêntricas Maldições de Souichi (Pipoca & Nanquim) 1 volume (volume único)
Calafrios (Pipoca & Nanquim) 1 volume (volume único)
Edens Zero (JBC) 2 volumes (#12 e #13)
Mais Forte que a Espada (Pipoca & Nanquim) 2 volumes (#01 e #02 – Final)
Sensor (Pipoca & Nanquim) 1 volume (volume único)
Shaman King Zero (JBC) 1 volume (#02 – Final)
Tokyo Killers (Pipoca & Nanquim) 1 volume (volume único)
Um Bairro Distante (Pipoca & Nanquim) 1 volume (volume único)

O que explica um número tão baixo? Bem, as principais editoras do mercado publicaram pouco^^.

  • A começar, a grande entusiasta dos mangás em formato digital, a editora JBC, publicou quase nada de volumes, em um abandono total. Perguntada sobre isso em seus vídeos e lives, a editora diz que vários estão em aprovação e que muitos devem entrar logo. Resta esperar, então.
  • A editora Panini, por sua vez, não lança volumes em formato digital desde setembro de 2020. No meio disso, um representante da editora chegou a dizer que a produção estava parada. Entretanto, isso já tem mais de um ano e a empresa não tem comentado a respeito.

Por fim, não podemos deixar de citar a editora NewPOP. No dia 30 de janeiro de 2022, em seu evento próprio, a editora NewPOP disse que pretendia lançar mangás em formato digital ainda em 2022. A promessa não foi cumprida, como se vê nos dados acima. O detalhe, no entanto, é que em agosto de 2022 a NewPOP reafirmou que iria começar a lançar mangás digitais em 2022. A gente pode, então, olhar o copo meio cheio ou meio vazio. A NewPOP não cumprir suas promessas é algo normal, todo mundo que acompanha a editora já está acostumado com falas que não se cumprem por uma razão ou outra. Mas se a editora promete duas vezes assim em tão pouco tempo, talvez signifique que não demore tanto assim para os digitais pela empresa finalmente aparecerem^^.

De toda forma, o que o Blog BBM espera um número maior de publicações digitais em 2023. Esperamos que a JBC volte a ficar constante, que a Panini volte a publicar e que a NewPOP finalmente se inicie nesse ramo.


Retrospectiva é uma série de postagens que fazemos todos os anos para relembrar o que de melhor e pior aconteceu no mercado brasileiro de mangás, além de outras notícias relacionadas ou não ao nosso país. Para ver todas as postagens deste ano, clique aqui.


NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS



%d blogueiros gostam disto: